17 março 2023

Arguido no processo 'Saco Azul' do Benfica confessa esquema à sua mulher; "Conceição vai embora. É a única leitura que eu faço disto"

Paulo Andrade, antigo dirigente do Sporting, acredita que Sérgio Conceição está de saída do FC Porto, pelo menos essa foi a ideia com que ficou depois de ouvir o treinador dos portistas na última conferência de imprensa onde o técnico deixou vários recados e críticas, lamentando mesmo a atitude dos apanha-bolas do Estádio do Dragão.
"Ele acabou a conferência de imprensa e eu disse 'olha, está a despedir-se'. Foi exatamente isso. A minha opinião depois de ouvir aquela conferência de imprensa é ir-se embora no final da época. Vai embora", observou Paulo Andrade, acreditando que o treinador está a deixar essa indicação nas palavras recentes.
"Os nossos apanha-bolas não podem estar sentados aos 85 minutos e serem os nossos jogadores a irem buscar a bola", lamentou Sérgio Conceição, após o embate com o Inter na Liga dos Campeões. E o técnico dos azuis e brancos foi mais longe: "Se tiver de ser eu a tratar disso, farei isso no futuro".
E Conceição teve ainda outra desabafo. "Muitas vezes andámos à volta aqui daquilo que é o meu silêncio, o ruído que existe no futebol... Tudo aquilo que mós temos feito aqui, com 30 por cento do plantel da equipa B, outros 40 por cento de equipas médias, Paços de Ferreira, Santa Clara, Famalicão, Rio Ave... E depois o mérito é zero. Falam do Otávio, do Taremi que se atira para o chão ou de Sérgio Conceição que é um arruaceiro. Enfim."
O treinador do FC Porto disse que é preciso perceber o contexto em que os azuis e brancos têm vindo a competir nos últimos anos. "O FC Porto, com aquilo que tem, e que foram muito difíceis estes meus cinco anos e meio aqui no FC Porto, com anos de fair-play financeiro, sem poder ir buscar nenhum jogador e só vender para equilibrar é um trabalho difícil e muito pouco reconhecido. Perdoem-me o desabafo."
Paulo Andrade ouviu a conversa do treinador portista com a imprensa e questiona se existe alguém que não valorize o trabalho do técnico campeão nacional.
"Mas há alguém que não valorize o trabalho dele? Foi campeão nacional três vezes. Não tem mérito o Sérgio Conceição?", questionou o ex-dirigente verde e branco, realçando, no entanto, que o FC Porto tem feito investimentos na sua equipa.
"Ele teve investimentos na ordem dos 240 ou 250 milhões. Este ano no primeiro semestre, 45,8 milhões. O Benfica teve 46 e o Sporting 22."
Perante isso, disse Paulo Andrade, na CMTV, os portistas "investiram bastante", ainda que tenham perdido alguns jogadores, que saíram a custo zero.
"Claro que deixaram sair grandes jogadores como todos os grandes clubes têm deixado. Agora investimento houve", confirmou Paulo Andrade, insistindo na ideia de que Sérgio Conceição teve um discurso que soava a despedida.
"A única leitura que eu faço disto, não tenho outra, é exatamente que ele se quer ir embora no final da época", concluiu o antigo dirigente do Sporting.

José Raposo, arguido no processo 'Saco Azul', confessou todo o esquema à mulher, após ter sido interrogado pelo Ministério Público (MP). Na chamada telefónica, que foi transcrita para o processo, revelou ter recebido uma comissão para participar no esquema. O empresário José Bernardes, que foi acusado de lavar dinheiro do Benfica, descontava, segundo a acusação do MP, 11 por cento por cada fatura cobrada ao Benfica por trabalhos não realizados na área da consultoria informática. Para tal, Bernardes usava dois testas de ferro, entre eles José Raposo, para emitir cheques e depois levantar as quantias em numerário. O dinheiro transferido pelo Benfica, sustenta a acusação, regressava à Luz, depois de descontada a comissão, para um 'saco azul', alegadamente controlado por Vieira. José Raposo disse à mulher que podia "ter optado por não dizer nada mais", mas "ia incriminar-se mais". "Eu enterrei o Paulo Silva - outro dos arguidos], né? (...) Eu disse-lhes que recebi uma comissão de 2%."
Os arguidos foram alvo de escutas telefónicas. Miguel Moreira foi apanhado a falar com José Bernardes. Numa ocasião, discutiram sobre os preços praticados pelo empresário. Moreira disse que estava "chocado". "Estás aqui a praticar um preço altissimo, pá?! Estás com um preço de 450€ [dial?] E eu sou teu amigo...", afirmou. Mas, quando foi interrogado pelo MP, garantiu que com Bernardes tinha apenas "uma relação comercial".

5 comentários:

  1. As escutas vão ser consideradas nulas....A prova tem o destino de sempre....Arquivo, o grande esgoto da justiça portuguesa.................

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez o sport lisboa e batota enterrado até ao pescoço!!! Mas não se passa nada, mais uma vez toca a pôr a cabeça debaixo da areia e a atacar o mensageiro. Não tardará a lampionagem indefectível e/ou avençados, a virem para aqui fornecer gelados para os correligionários, comerem com testa. Os sacos azuis, também é para isto e outras coisas, que servem. Tudo uma sujeira.......

    ResponderEliminar
  3. "Tudo uma sujeira", diz o amante do Altis.
    De sujeira percebes tú e os teus compadres.

    ResponderEliminar
  4. O SLB é um lamaçal, é só casos.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...