09 fevereiro 2023

Rui Costa travou negócio milionário; Reforço do Sporting "será um dos melhores do mundo"; Sporting luta por Paulinho. Presidente do TCAS não é o mesmo que 'salvou' Palhinha. Conheça as últimas decisões deste; Dupla do FC Porto em risco para o clássico;

Aos 19 anos, Diomande assinou pelo Sporting e concretizou o sonho de criança que se iniciou nos pelados da capital da Costa do Marfim, Abidjan, onde se destacou entre centenas de jovens que lutavam pelo mesmo objetivo. O reforço leonino foi descoberto por Amza Gamal, o presidente do centro de formação Olympic Sport Abobo, que desde cedo lhe detetou as qualidades para se tornar "um dos melhores centrais do Mundo"... caso tenha a oportunidade de mostrar o seu valor.
O percurso do defesa começou com uma simples observação, como explica o dirigente, ao jornal Record. "Recrutei-o nos testes de captação que organizo nos bairros dos subúrbios e no centro. O Diomande começou a treinar aqui com 10 anos", lembra o líder da academia que não poupa elogios ao jogador: "É muito técnico e revela muita inteligência a jogar. Depois também é bom no passe curto e longo, e tem um bom sentido de antecipação. A estas qualidades ainda junta a velocidade e a eficácia nos duelos."
Dadas estas características e a experiência do Sporting no lançamento de jovens talentos, o responsável costa-marfinense não tem dúvidas de que estão reunidas as condições para uma parceria de sucesso. "O Sporting é um grande clube europeu que joga um bom futebol. Estou convencido de que o Diomande vai continuar a evoluir, e que será um dos melhores centrais do Mundo", acrescenta Amza Gamal, que elogia o caráter do atleta: "É muito bem educado e tem a cabeça no lugar. Ele teve a vontade de integrar um projeto que lhe permitisse mostrar o seu enorme talento, no Mafra, onde iniciou a adaptação."
Em Abidjan, Gamal está atento ao seu pupilo e falou com ele após a estreia com o Rio Ave. "Estava muito feliz", garante.
Com um diamante em mãos para lapidar, Rúben Amorim elogiou Diomande após a estreia em Vila do Conde. "Tem muita qualidade com a bola. Vai crescer com o tempo", disse o técnico que já antes fizera questão de justificar o investimento de 7,5 M€, que poderá atingir os 12,5 M€ caso o central realize 90 jogos. "As pessoas não sabem a quantidade de clubes que tinha atrás dele. Apostámos num miúdo com margem de progressão muito grande. Temos de pagar", referiu. A este propósito, Amza Gamal acredita que os adeptos "vão esquecer rapidamente" o custo da contratação, pois Diomande tem qualidade para chegar à seleção da Costa do Marfim. "Ele foi chamado aos sub-23 em outubro mas, como não era data FIFA, o Mafra não aceitou libertá-lo para as eliminatórias da CAN", diz o presidente do Olympic Sport Abobo.

Sporting luta por Paulinho. Presidente do TCAS não é o mesmo que 'salvou' Palhinha. Conheça as últimas decisões deste. Paulinho recolocou-se na órbita do clássico entre Sporting e FC Porto, a realizar domingo, em Alvalade, a partir das 18 horas: o avançado recorreu para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) do castigo de dois jogos aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) na sequência das palavras dirigidas aos árbitros da final da Taça da Liga. Com o recurso, seguiu um pedido de medida cautelar que pode – ou não – suspender a decisão do CD e cuja apreciação, tal como aconteceu em 2021 com Palhinha, por falta de tempo no TAD, poderá acabar nas mãos do presidente do TCAS (Tribunal Central Administrativo Sul).
Vamos por partes: o futebolista, de 30 anos, cumpriu um primeiro jogo de castigo (frente ao Sp. Braga) pelo vermelho mostrado por João Pinheiro, admoestação resultante de uma ação do jogo, a falta sobre Otávio que precipitou o segundo amarelo – e a expulsão. Só que no relatório do juiz constavam ofensas à equipa de arbitragem – "corruptos", terá dito –, injúrias à reputação que segundo os regulamentos podem dar entre um e quatro jogos e que no seu caso chegou aos dois (Rio Ave, já cumprido, e FC Porto). É aqui que entra o pedido de Paulinho que fica à espera, para já, da formação de um colégio arbitral no TAD. Cada uma das partes, jogador e FPF, terá de indicar o respetivo juiz representante e depois eleger um terceiro elemento. Se não houver tempo para tudo, como é provável que suceda, o recurso cairá então no colo do presidente do TCAS, hoje Pedro Marchão Marques (e já não Rui Pereira, como há dois anos), que não decidirá sobre a questão de fundo mas pode, através da medida cautelar, suspender o castigo até à decisão do TAD, onde o recurso entrou ontem.
No caso de Palhinha, o ex-líder do TCAS suspendeu o castigo (1 jogo) do CD resultante do quinto amarelo na Liga. O recurso entrou no TAD a uma quinta-feira e o TAD não conseguiu formar colégio em tempo útil. O médio haveria de jogar com o Benfica, embora tenha começado no banco.
O diário contactou um especialista para ajudar a perceber em que pé está a esperança de Paulinho em jogar o clássico. Sampaio e Nora, advogado, encontra semelhanças com o caso Palhinha, sim, mas lembra que agora o TAD tem mais tempo para constituir um painel arbitral para apreciar a providência cautelar (o que dispensaria o presidente do TCAS deste processo). "Já tive um caso em que o requerente entrou com um pedido na quarta-feira, houve feriado na quinta e o TAD decidiu na sexta-feira. Acredito que há tempo suficiente, como acredito que o Paulinho tenha pedido zelo na formação do colégio arbitral. Cabe a todas as partes primar pela celeridade", diz.

Três decisões de Pedro Marchão Marques, presidente do TCAS

3 Jogos de castigo. Em junho de 2022, o Benfica-Sporting em hóquei em patins, das 'meias' do playoff, acabou com agressões e castigos para as águias Pedro Henriques e Edu Lamas e para os leões João Souto e Ferran Font. A Federação castigou três com 2 jogos cada, mas Pedro Henriques, guarda-redes, levou 3. O Benfica recorreu para o TAD desta punição, invocando o seu caráter "excessivo". A medida cautelar seria apreciada e... deferida pelo presidente do TCAS.

Aquecimento. Em janeiro, Dani Figueira foi castigado por 1 jogo após ter aquecido (em zona técnica, portanto), estando suspenso. O presidente do TCAS deferiu a medida cautelar e o guardião do Estoril pôde jogar com o Marítimo.

Jorge Jesus e Sérgio Conceição. Em 2021, Jorge Jesus e Sérgio Conceição foram suspensos 15 dias cada por críticas a arbitragens, antes de um clássico. Ambos os recursos para o TAD chegaram ao presidente do TCAS que indeferiu as providências cautelares.

Evanilson e Fábio Cardoso lesionados. Fábio Cardoso lesionou-se antes do jogo com o Académico de Viseu e não figurou na ficha do jogo. Evanilson também terminou com queixas. Ambos padecem de problemas musculares e serão hoje reavaliados no regresso ao trabalho. Estão em dúvida para o clássico com o Sporting.

Rui Costa travou negócio milionário. O voo TAP 1274 do dia 9 de novembro partiu de Lisboa rumo a Viena, capital da Áustria, às 14:32. Na lista de passageiros, viajavam dois funcionários do universo Benfica: na classe económica seguia Rui Lança, diretor das modalidades de pavilhão do clube; em executiva, ia Bernardo Faria de Carvalho, diretor de expansão internacional. Junto a este, seguia outro nome bem familiar aos benfiquistas: Miguel Moreira, antigo administrador da SAD até há pouco mais de um ano.
O objetivo do trio era claro: avançar com um projeto na Academia de Burgenland, que implicaria um forte investimento da parte do Benfica – algumas fontes ouvidas pelo jornal Record, indicam que "facilmente chegaria a milhões de euros". Todavia, esse projeto já tinha sido colocado de parte por Rui Costa, quando teve conhecimento da presença de Miguel Moreira na intermediação do negócio.
As primeiras notícias sobre a possibilidade de o Benfica investir na Academia de Burgenland, detida em 80% pelo estado da região austríaca com o mesmo nome, surgiram em maio, no jornal 'BVZ'. Pouco antes, em abril, escreve o Record, Domingos Soares Oliveira fez uma apresentação do projeto em reunião de administração da SAD, sem nunca referir que Miguel Moreira era um dos envolvidos. Na altura, a decisão da SAD foi de avançar para mais estudos, mas quando a participação do antigo administrador da SAD chegou ao conhecimento de Rui Costa, este decidiu de imediato não avançar com a parceria.
Meses mais tarde, em novembro, aconteceu a tal viagem à Áustria. O regresso de Miguel Moreira e Bernardo Faria de Carvalho aconteceu dois dias depois, no voo TAP 1275, às 15:05. Rui Lança viajou no dia anterior, à mesma hora.
Para trás ficara mais uma ronda de conversas com os responsáveis da Academia e do estado de Burgenland. Peter Slawik, porta-voz do governo regional liderado por Heinrich Dorner, recusou prestar qualquer esclarecimento ao jornal Record, respondendo de forma lacónica. "Lamento, mas não comentamos se e com quem negociamos", escreveu, por email, na passada segunda-feira, após insistência nossa.
A 19 de janeiro, fonte do governo de Burgenland revelava que as negociações "prosseguiam". Foi sensivelmente por esses dias que Record começou a fazer perguntas sobre o tema, quer na Áustria, quer em Portugal. Uma das respostas surgiu dias mais tarde, nas páginas de um dos nossos concorrentes ('A Bola') no passado sábado, quando Pedro Mil-Homens, diretor-geral da formação do Benfica, anunciou que o acordo não iria avançar e que era um "assunto encerrado".
Confrontado pelo Record com diversas perguntas sobre este negócio que Miguel Moreira tentou com o clube, o Benfica optou por reafirmar aquilo que Pedro Mil-Homens já tinha afirmado. "O Sport Lisboa e Benfica não torna públicos mecanismos de decisão internos. Sobre este assunto cumpre apenas explicitar que, tal como já anunciado publicamente, o Sport Lisboa e Benfica foi convidado pelo governo de uma província austríaca a estudar a possibilidade de gerir uma academia de futebol. A possibilidade foi analisada de forma detalhada e no balanço que foi feito, considerando os prós e os contras, e nunca esquecendo a importância do Benfica Campus, foi decido não aceitar. É um assunto encerrado", explicou o clube da Luz em resposta ao nosso jornal.

2 comentários:

  1. malta quem é que nao está a ir ao blog és a nossa fel do pedro correia e nao anda a escrever comentarios e por consequencia de nao la irem tem menos visualizacoes???

    como raio vai o pedro correia ganhar todos os prémios do sapo se voces nao comentam e nao vao lá?

    O desespero é tao grande que até ja diz que apoia o carnide, nao para a liga dos campeões, nao para um jogo qualquer internacional, nao, o pedrocas é do carnide contra o braga para a taça de portugal...

    que melhor maneira de atrair visualizacoes e comentarios do que esta??

    força pedro, nao vamos ganhar nada em termos de clube mas tu ainda podes ganhar todos os premios do sapo...que grande Sportinguista temos aqui, fazem mais faltas sportinguistas como o pedro, os verdadeiros leões.

    Caramba, hoje apoio o Benfica
    Pedro Correia
    09.02.23

    Chermiti: o mais recente que Rúben lançou
    Pedro Correia
    18.01.23
    Vendo isto, concluo: ainda bem que Chermiti falhou aquele golo contra o Benfica. Se tivesse marcado, o pai dele já estava a engrossar ainda mais a voz, fazendo chantagem sobre a nossa SAD.

    ha lampioes que nao apoiam tanto o carnide como o grande Sportinguista pedro correia!!!

    enfim...é simplesmente do além!!

    ResponderEliminar
  2. Tão amigos que nós somos!
    É bonito quando os jogos acabam com os treinadores, mesmo que lhes apeteça trocar umas murraças entre si, de acordo e sem um queixume da arbitragem! Fossem todos como o bicho e o artista do Jamor e seriamos poupados às imagens indecorosas de arruaceiros como o Sérgio Conceição a cuspir nos adversários ou a rosnar em cima da cara dos árbitros. E nem sequer seria necessário chamar a imprensa subjugada para demonstrar o bom coração do artista numa qualquer acção de solidariedade forjada.

    Para os poucos que ainda se recusam a comer e calar resultam mais duas expulsões (5 em três jogos seguidos) perdoadas ao clube da fruta e um penalti (de Uribe aos 17mts) ignorado pelo árbitro que nas alegações do bicho Costa - "pela forma como estamos a fazer as coisas. Jogamos olhos nos olhos seja contra quem for.” - se enquadra na ideia, plenamente conseguida, que passava por "colocar o Viseu no mapa". Nos relvados era um bicho que tanto marcava na própria baliza (ao serviço do Marítimo contra o seu foculporto) como arreava duas chapadas de mão aberta em João Vieira Pinto, com o antigo futebolista no Benfica prostrado no relvado vitima de um coice do Paulinho Santos. Como treinador, contra o seu foculporto, nunca tem uma palavra sobre o árbitro. Não sei se o posso enquadrar no perfil de bom coração do boneco Ceição mas, no mínimo, merece uma comparação honrosa com a cegueira de Domingos Paciência, outro fruteiro que nestas ocasiões estava sempre a olhar para o chão. Obrigado George Weah pela grande alegria que, em 1996, me deste.

    O boneco Ceição preferiu elogiar a sua própria coerência, que eu, de resto, aqui nunca me cansarei de sublinhar. O foculporto ganhou. Tudo joia com a arbitragem, excelente relvado, e nenhuma cuspidela nos adversários. Confere. Esta semana não será necessário plantar notícias nos jornais de mais uma família em dificuldades ajudada.

    Futebol feminino. Depois dos 5-0 para a Taça de Portugal o treinador adjunto (Mariana Cabral foi expulsa) das sapinhas afirmou que as «Jogadoras do Sporting precisam disto para crescer». Depois dos 4-1 no Seixal e dos 2-4 em Al Cacete para a Taça da Liga (13-3 no espaço de duas semanas e meia) é impossível que as cachopas ainda entrem pelas portas!

    «Sempre foi um objetivo chegar à seleção [brasileira], mas também já completei cinco anos em Portugal, estou a tirar o passaporte, por isso deixo as portas abertas, quem sabe. Se tiver oportunidade aqui na Seleção de Portugal, seria uma honra enorme». Desde que encostou a cabeça ao nariz do João Pinheiro que fiquei fã de Matheus Reis. Com Marcano um pouco velho para ser naturalizado (nunca fiando, no entanto) se dependesse de mim convocava-o já amanhã. Se o Otávio cuspideira e o arruaceiro Pepe passam por grandes patriotas das quinas, não vejo razão alguma a impedir este exemplo de fair-play e cidadania de merecer igual oportunidade.

    E abria-se a porta a Amadu Turé, jogador do Salgueiros que, segundo os especialistas da intensidade, agrediu o árbitro João Loureiro à cabeçada no jogo frente ao Marítimo B. Ao contrario da narigada do beato Matheus, que o João Pinheiro olimpicamente ignorou no relatório, Amadu Turé viu o Conselho de Disciplina da Federação sancioná-lo com dois jogos de suspensão, um por agredir um adversário e outro por ameaças e ofensas à honra do árbitro. A alegada agressão logo se vê quando processo disciplinar aberto ao jogador terminar. Menção honrosa se, como o Matheus, se disponibilizar para a selecção, quem sabe se a exemplar irradiação se não for essa a opção.
    «Paulinho no clássico só de for à Palhinha» - lê-se na MDCSDQT. Existe apenas um porém. Quando foi «à Palhinha» o adversário no horizonte era o Benfica. Agora é o clube da fruta e o fechar de campeonato que está em causa. Chega ou é preciso fazer um

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...