16 fevereiro 2023

"O Benfica pode perfeitamente chegar à final da champions"; Confrontos com adeptos do Benfica; A prioridade do FC Porto; Selecionador nacional gostou de Bernardo Silva a...lateral

Na sequência da vitória do Benfica na casa do Brugge, as ruas da cidade belga assistiram a cenas de violência entre adeptos das duas equipas. De acordo com notícias avançadas pela Imprensa local, as provocações entre as partes começaram ainda durante o encontro, mas tiveram o epicentro após o apito final de Davide Massa. As imagens disponibilizadas por algumas publicações mostram portugueses e belgas em cenas de pancadaria no exterior do Estádio Jan Breydel, mas, ainda de acordo com os relatos da Imprensa belga, a polícia conseguiu controlar a situação com rapidez, evitando uma escalada da violência.

"O Benfica pode perfeitamente chegar à final da champions". A confiança dos adeptos benfiquistas está em alta após a vitória dos encarnados na Bélgica. César Brito, antigo jogador das águias, partilha da ambição de o Benfica poder chegar à final da champions esta temporada.
"Excelente jogo do Benfica, que é claramente superior a este Brugge e dominou o jogo quase todo. Existe uma grande diferença entre as duas equipas e o Benfica pode perfeitamente chegar à final, porque tem vários bons jogadores. Temos de acreditar até ao fim", disse o ex-jogador.

Recuperar Otávio para o jogo da Champions, que se realiza na próxima semana frente ao Inter Milão, é a grande prioridade do departamento médico do FC Porto. O médio tem trabalhado intensamente para debelar uma lesão muscular na coxa direita e a expectativa é que esteja apto a defrontar os italianos. Foi com esse objetivo que viajou para o Brasil para ser tratado por Eduardo Santos, fisioterapeuta que também utiliza técnicas de medicina chinesa e que há anos recuperou Marega em tempo recorde. O internacional português de 28 anos não joga desde o duelo com o Marítimo (triunfo portista 2-0) no dia 1 deste mês.
O departamento médico está a braços com um cenário agravado. Para além de Otávio, também Wendell, Evanilson, Meixedo, Fábio Cardoso, Veron, Uribe e Galeno estão em tratamento. Os dois últimos têm microrroturas e não devem recuperar a tempo para o jogo de sábado com o Rio Ave para a Liga. Devem, contudo, estar aptos para o encontro em Milão.

Selecionador nacional gostou de Bernardo Silva a...lateral. Pep Guardiola surpreendeu tudo e todos ao colocar Bernardo Silva na posição de defesa esquerdo no duelo desta quarta-feira diante do Arsenal, que os cityzens venceram por 3-1 no Emirates Stadium.
Mas a aposta do técnico espanhol, que já justificou essa decisão, colheu os elogios de um compatriota. Roberto Martínez, o selecionador português, mostrou-se rendido à prestação do ex-Benfica no setor mais recuado.
"Tem sido fascinante ver como o Manchester City concilia Gundogan, Kevin De Bruyne, Rodri e o Bernardo [Silva]. Vejam o quão inteligente ele é a salta da linha de pressão. É muito rápido. É um jogador muito intenso, muito alerta, recupera a bola e salta de imediato para o processo ofensivo", começou por dizer o técnico espanhol, em declarações à BT Sport.
"No momento seguinte, podemos ver o Bernardo Silva a usar a inteligência para ler o jogo. Ele coordena-se bem e junta-se à linha mais recuada de três defesas para a tornar de quatro. Quando o City quer pressionar e defender em zonas altas, ele ocupa uma posição central. Ele depois percebe bem como criar a linha de quatro mais recuada. Até agora, é um jogador que tem dado um extra ao ataque do Manchester City e que está a fazer um trabalho defensivo muito bom", acrescentou.

15 comentários:

  1. Os nossos comentadores merecem ser citados
    Pedro Correia
    09.10.13
    «Os adeptos... é difícil de os aturar! Estão desde o primeiro minuto a reclamar e a dizer que não jogamos nada e que não sabem fazer passes... (...) O primeiro golo foi sorte porque o outro fez asneira, o segundo nem sabe como fez aquilo, ao terceiro deixo de o ouvir porque já não devia ter mais nada para reclamar... Já agora agradeço às claques o inferno em que tornam o nosso estádio para os adversários e também porque assim me ajudam a deixar de ouvir estes que se declaram "sócios" do Sporting.»
    Bruno Cardoso, neste texto do Filipe Arede Nunes

    Rescaldo do jogo de hoje
    Pedro Correia
    31.08.13
    Gostei
    Das claques. Espectacular coreografia nas bancadas de Alvalade.

    Rescaldo do jogo de hoje
    Pedro Correia
    18.08.13
    Gostei
    Das claques concentradas na bancada poente. Não cessaram de incentivar a equipa durante um só minuto do jogo. A festa dentro da festa: uma excelente decisão de Bruno de Carvalho

    Rescaldo do jogo de hoje
    Pedro Correia
    08.12.13
    Gostei
    Das claques. Até parecia que o Sporting jogava em casa, tantos eram os cânticos e as palavras de incentivo aos Leões que irromperam das bancadas do primeiro ao último minuto de jogo.

    Rescaldo do jogo de hoje
    Pedro Correia
    10.12.14
    Gostei
    Do incessante apoio das claques. Os cânticos de incentivo ao Sporting escutaram-se ao longo de todo o jogo. Nem parecia que a partida se disputava em Stamford Bridge.

    Rescaldo do jogo de hoje
    Pedro Correia
    11.05.14
    Gostei
    De ver tanto público. Quase 37 mil espectadores neste jogo de despedida do campeonato, só destinado a cumprir calendário. Mais uma grande lição de sportinguismo dos sócios e adeptos.

    Do apoio à equipa. As claques não falharam nos cânticos de incentivo.

    Os primeiros 730 dias de Bruno de Carvalho
    Pedro Correia
    25.03.15
    A análise do mandato de Bruno de Carvalho nestes seus dois anos como presidente não pode ser feita sem lembrarmos o estado calamitoso em que o clube se encontrava quando ele chegou.

    Os mitos
    Pedro Correia
    09.03.17
    O resultado eleitoral de sábado no Sporting permitiu derrubar alguns mitos, postos a circular pelos adversários externos e por alguns inimigos internos. O primeiro desses mitos foi a redução de Bruno de Carvalho a ídolo das claques.
    Em quatro anos de mandato, como as urnas indicaram, Bruno progrediu eleitoralmente 33 pontos percentuais, ascendendo de 53% a 86%. E teve pelo menos dois ex-presidentes leoninos - José Sousa Cintra e Pedro Santana Lopes - a votar nele. Deixou de ser o "homem das claques". O que lhe dá mais peso desportivo e mediático, naturalmente. E lhe confere também ainda mais responsabilidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. como é bom recordar nao é pedrocas???

      vejam o que o homem escreve hoje

      Absolutamente intolerável
      Pedro Correia
      16.02.23

      Muitos sportinguistas gostam de falar do nosso clube como exemplo de desportivismo e até de autoridade moral face aos outros. Faz parte do legítimo orgulho de ser adepto do Sporting Clube de Portugal. Compreensível.

      Sendo assim, é ainda mais intolerável que o Sporting encabece uma estatística humilhante e indecorosa. Neste momento lideramos o "campeonato" dos adeptos banidos dos estádios portugueses, por decisão soberana da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD).

      Das 335 medidas de interdição decretadas durante a temporada 2021/2022, mais de 76,2% visaram adeptos de cinco clubes: Sporting (138), Benfica (49), FC Porto (44), Braga (13) e V. Guimarães (13). Existem portanto, mais banidos que se assumem como sócios ou simpatizantes leoninos do que dos restantes quatro emblemas juntos.

      Este é o número mais elevado de sempre. E que representa um aumento de 109% relativamente à época 2020/2021 - percentagem impressionante.

      Entre os factos comprovados que originaram as acções punitivas da APCVD já postas em vigor incluem-se a posse ou uso de artefactos pirotécnicos, incitamento à violência, agressões e manifestações de xenofobia e racismo.

      Mais factos: a grande maioria dos interditados são homens, residentes em Lisboa (37%), Porto (22%) e Braga (13%), e cerca de metade tem entre 16 e 25 anos. A quase totalidade dos actos violentos relaciona-se com o futebol e 86,5% dos visados pertencem a claques ou estão envolvidos com elas.

      Números que me envergonham enquanto sportinguista. Tenho a certeza de que não serei o único a sentir esta repugnância por praticantes da violência, militantes da xenofobia e amantes do racismo. Por mim, concluo sem hesitar: tolerância zero com esta escumalha.

      Eliminar
    2. a melhor pérola do pedrocas está guardada para mais logo...

      nao percam a maior cambalhota/torção da coluna da história do desporto!!!

      Eliminar
  2. NUMA PALAVRA
    ROUBALHEIRA

    EM DUAS PALAVRAS:
    ROUBALHEIRA FONTELIANA

    EM TRÊS PALAVRAS
    GAMANÇO PARA A FRUTARIA

    EM QUATRO PALAVRAS
    GAMAM E AINDA DÃO BAILE

    EM DUAS PALAVRAS FINAIS:
    PRENDAM-NOS TODOS

    ResponderEliminar
  3. Os clássicos em Portugal são 11 contra 11 e no fim o Artur Soares Dias atribui a vitória ao seu clube de coração.

    Não percam os próximos capítulos na jornada 27 no Estádio da Luz, em Abril. Os bananas que têm governado o Benfica vão conseguir não explicar e denunciar publicamente porque é que Soares Dias não pode apitar mais nenhum clássico em Portugal. Uma coisa que se faz em meia hora. E os criminosos à frente do Conselho de Arbitragem vão aproveitar para se rirem mais um bocadinho e para assim atribuírem mais um campeonato ao clube do Soares Dias (e deles próprios).

    Andamos há 10 anos nesta brincadeira.

    ResponderEliminar
  4. "Parece fácil". Foi assim que o badalhoco Soares Dias assinalou nas redes sociais o recorde de invencibilidade do foculporto no 24º clássico/dérbi que arbitrou da carreira! Com este já igualou o inenarrável Lucílio Batista 🤮 também ele com um deplorável percurso.

    «Premier League afasta árbitro do VAR após erro com linhas de fora de jogo». Se a moda pegasse em Portugal seria uma razia completa. Iam todos de vela. E se a sonegação de imagens também fosse penalizada a sporttv há muito que tinha ido com os porcos.

    ResponderEliminar
  5. Miguel Braga e os "erros graves do VAR": «Quem sabe, em Portugal, um dia a culpa também não morrerá solteira»
    Diretor de comunicação do Sporting dá exemplo do que sucedeu em Inglaterra

    A Premier League mostrou-se reativa depois de assumir erros nos jogos da principal liga inglesa no último fim de semana. Assim, comunicou ter afastado do VAR o árbitro John Brooks após erro que foi decisivo no desenlace entre o Brighton e o Crystal Palace (1-1) e também reconheceu o esquecimento na utilização das linhas de fora de jogo que atribuíram erradamente o golo do embate a Toney (1-1) no Arsenal-Brentford. O líder do organismo, Howard Webb, contactou inclusivamente os gunners de forma a pedir desculpa pelo erro com peso no desenlace do encontro, uma atitude sublinhada por Miguel Braga, diretor de comunicação do Sporting, no editorial que assina no jornal do clube desta quinta-feira.

    "Em Inglaterra, foram considerados como injustificáveis os erros graves do VAR em jogos do passado fim-de-semana, com Howard Webb, antigo árbitro inglês e líder do organismo que representa os árbitros profissionais ingleses (PGMOL), a não deixar cair os erros em saco roto. No espaço de dias, Webb substituiu quem errou da competição – em linguagem futebolística, foram imediatamente para a jarra – e assumiu perante Brighton e Arsenal os erros do VAR ocorridos nos respectivos encontros e consequentes explicações. O treinador dos gunners, Mikel Arteta, apesar da revolta – "só ficarei satisfeito quando me derem os dois pontos de volta" – enalteceu a atitude de Webb, agradecendo "o pedido de desculpas e as explicações que foram realmente abertas para serem justas", reforçando que 'todos cometem erros e erros fazem parte de nós'. 'Eu sou o primeiro a dizê-lo no nosso trabalho. Mas isto foi outra coisa. Acho que são claras as consequências do que aconteceu'. Um dia, quem sabe, em Portugal a culpa também não morrerá solteira", pode ler-se.

    ResponderEliminar
  6. Viva o fontanelas viva
    Viva o pintinho viva
    Viva o pasteleiro dias viva

    Vivam todos carago
    Aí carago não carago

    ResponderEliminar
  7. «Fui sempre campeão no Porto. Aquilo era cá uma corrupção…»
    Foste campeão no Porto?
    Sempre. Aquilo era cá uma corrupção.

    Hein?
    Já se sabia quem era o árbitro e era campeão nacional antes dos jogos. Os árbitros diziam-me mesmo ‘olhas, atiras-te para o chão e é penálti’. Já entrávamos a ganhar, até na moeda ao ar.

    Ai eras o capitão?
    Fui capitão até aos juniores.

    Mas ainda não havia Dragão Caixa, pois não?
    Nãããão, fui fazer a inauguração do Dragão Caixa pelo Benfica. Chegámos ao balneário a 90 minutos do início do jogo e estávamos preparados para aquecer quando um segurança disse-nos ‘olhe, é melhor vocês não irem aquecer, que isto hoje é o dia da inauguração e está cheio; se vocês vão para ali de sapatilhas, começam-vos a cuspir e ainda não está aqui a polícia’.

    Uyyyyy.
    Ficámos 90 minutos dentro do balneário a olhar para ontem. Sabes o que aconteceu? Não estava nada cheio. O pavilhão só abriu as portas a dez minutos do início do jogo. Entrámos em campo e nem tirámos os patins do chão. Apanhámos 5-0. G’anda pavilhão.

    E como é que era aqui em Lisboa?
    Olha, Paço d’Arcos.

    Então?
    Entrávamos no pavilhão J Pimenta, ao lado da praia, e lia-se ‘Paço d’Arcos, o Inferno dos Tripeiros’. Os anos 90 foram pródigos em vandalismo. Era o tempo em que o Porto superiorizava-se ao Benfica em tudo. Futebol, hóquei, basquetebol, andebol, caricas. Tudo. O Porto ganhava tudo e comprava tudo. Havia coisas no futebol. O Zé Carlos era um defesa central que pisava toda a gente. E o Fernando Couto aprendeu com ele.

    Carlitos, ex-jogador de hóquei em patins, capitão do Porto, joga no Benfica e acaba a carreira com a conquista da Taça CERS pelo Sporting, em entrevista ao Observador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E agora os andrades corruptos do Futebol Corrupto das Antas, ficam todos fodidos, porque o Varandas chama OS BOIS PELOS NOMES e diz que o BIMBO DA BOSTA é um BANDIDO! kkkkkkkkkk



      Eliminar
  8. O BAYERN DA BÉLGICA (quando venceu no ladrão) E O BENFICA QUE PROSSEGUE SEM UM TESTE À ALTURA!
    Como sempre, o Benfica nunca ganha por mérito.
    Ou ganha porque os adversários são fracos (lá voltamos nós ao início da época) ou vence por um golo que caiu do Céu, por causa da estrelinha e/ou dos favores do Edgar Costa.
    Quem, em Setembro, espetou quatro batatas ao clube das putas najantas foi o Bayern da Bélgica.
    Quem perdeu ontem com o Benfica foi o Brugge, refugo da Europa que dá pena olhar.
    E com alguma sorte até o Midtjylland que, quando defrontou o Benfica em Agosto estava bastante abaixo do refugo da Europa, está a hora e meia de se transformar num tubarão europeu ao nivel da grande potência do Lumiar. Um caso para mais logo se aclarar.
    Quando ainda era o Bayern da Bélgica o Brugge venceu naquele mesmo estádio o A. Madrid (2-0) e o B. Leverkusen (1-0).
    Na Alemanha e em Espanha empatou a zero golos. Defesa fraca como se constata.
    Com o clube das putas repartiu os resultados e os golos.
    Espetou-lhe quatro batatas najantas perdendo em casa pelo mesmo score, num jogo onde o Diogo Costa defendeu dois penaltis seguidos quando o placard se encontrava 0-1.
    A falta de respeito (má criação na maioria dos casos) dos especialistas da especialidade, quer pelo Benfica quer pelo Club Brugge, é um caso de estudo.
    Quando toda essa gente diz que o Benfica já ganhou ou que vai ganhar por goleada na Luz, faz parte de uma estratégia idiota - que cheira a dor de corno à légua - na vã esperança que os adeptos, se não acontecer um resultado folgado, se revoltem contra os jogadores e o clube.
    Como se as goleadas na Champions andassem ao sabor dos dióspiros!
    Foi um início de noite deveras catita. O Benfica venceu, sem espinhas, o Bayern da Bélgica e o Borussia Dortmund aviou (obrigado Adeyemi) o Chelsea dos milhões sem apelo nem agravo.
    Como benfiquista eu não podia desejar melhor.
    Boa jogatana do SL Benfica que assim acumulou doze jogos sem perder - Liverpool, Midtjylland, Dínamo Kiev, Maccabi Haifa, Paris Saint-Germain, Juventus e Club Brugge foram os fregueses - na maior competição de clubes da Europa.
    Peanuts, segundo os especialistas da especialidade.
    Falta, como é bom de ver, encontrar um adversário e um teste à altura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O jogo, que nem começou favorável ao Benfica - com o Bayern da Bélgica a chegar por duas vezes com perigo à baliza de Odisseas - foi-se compondo progressivamente até chegar o intervalo. Aí, o nulo registado, tendo em conta as inúmeras oportunidades de golo desperdiçadas, já era demasiado penalizador para o Benfica.
      Com a segunda parte vieram os golos e então, sim, a diferença entre jogar na liga da farsa ou actuar ao mais alto nível na Champions veio definitivamente ao de cima.
      O penalti assinalado sobre Gonçalo Ramos é exactamente igual ao cometido por Tormena sobre Gonçalo Guedes na pedreira.
      Do lado do Benfica apenas mudou (de Ramos para Guedes) o sobrenome dos jogadores derrubados.
      Na arbitragem aconteceu que em vez de um trapaceiro emproado esteve um árbitro sério e blindado.
      Os árbitros de Brugge (também os de Paris e Turim) foram sérios e competentes.
      Os que actuaram na pedreira valem menos que uma moeda de 5 cêntimos.
      Penalti sobre Ramos marcado sem hesitação e o fora de jogo assinalado resolvido em questão de segundos.
      Na liga da farsa ainda andariam à procura do frame certo que validasse o golo do Brugge.
      Nos programas ditos desportivos de ontem, além do ambiente de funeral e da dor de corno indisfarçável, foi um bocadinho de tudo o que nos dois primeiros parágrafos resumi.
      Mas quando até os proprios benfiquistas são os primeiros a desvalorizar os resultados do Benfica: porque o Brugge na liga portuguesa isto e porque o Brugge na liga portuguesa aquilo, em verdade vos digo.
      O Club Brugge, com arbitragens como a de ontem, na liga da farsa lutava pelos lugares abaixo do Benfica mano a mano com Braga, Sporting e foculporto.
      Provou-o nos dois jogos (4-4) com o clube da fruta.
      Ou vocês acham que o Benfica vencia em Brugge se o penalti sobre Ramos não fosse assinalado, sendo obrigado a jogar mais de 90 mts (como em Braga) com10 jogadores contra os 15 (VAR incluído) do adversário?
      O Bayern da Bélgica 0-2 Benfica, como sempre faço, vi-o com o som desligado.
      Mais tarde, já pela madrugada adentro, estive a ver o Arsenal 1-3 Manchester City. Grande jogo de futebol (mas isso é uma outra estória) onde actuaram no M. City de início, Ederson, Rúben Dias e Bernardo Silva.
      Não ouvi qualquer tipo de referência por parte dos comentadores da Eleven ao Benfica.

      Eliminar
    2. Por volta dos 80 minutos as imagens mostram Fábio Vieira a preparar-se para entrar! Eureca! Festa na baiuca, foguetes no curral. Agora é que vai ser...e o ex-foculporto para aqui e o ex-foculporto para ali.
      Mais de uma hora, apesar das grandes exibições dos ex-Benfica, se passara sem pronunciarem o nome do maior clube português.
      Levanta-se o antigo chuchapitos fruteiro instala-se de imediato a alegria no cortelho.

      Eliminar
  9. PORNO FRANCÊS TEM MUITO A APRENDER COM O PORTUGUÊS.
    Está por todo lado na MDCSDQT. «Filme porno (amador) gravado no estádio durante jogo do Nice com o Lille:
    clube apresenta queixa». Grande coisa! Na liga da farsa todas as semanas são gravadas em directo películas pornográficas de muito pior (aposto sem ver o filme dos franceses) qualidade.
    A MDCSDQT, que divulga e sustenta os promotores da indústria, tem câmaras espalhadas por todos os lados para não perder pitada.
    E na produção, onde o VAR está escancarado, a menos que o cu seja o do clube da putas, introduzem-se até ao tutano as mais diversas tecnologias.

    Pobres franceses! No porno e no putedo têm muito a aprender com os profissionais portugueses.
    António Melo dedicou um poema de Fernando Pessoa a alguns trafulhas da liga da farsa com especial dedicatória a Pinto da fruta, conhecido peidoso que, além de dar aconselhamentos matrimoniais em sua casa aos árbitros que a seguir vão arbitrar o foculporto, um dia - alertado por uma toupeira da PJ - teve de fugir à pressa para Vigo para não ser imediatamente engavetado na cadeia de Custóias.
    O director de comunicação do clube das putas não gostou. Indignado por o actor, comentador e grande benfiquista, não o citar no imenso rol de figurões,
    Francisco J. traques, condenado à pulseira electrónica por violência doméstica, sentiu-se ultrajado pelo esquecimento do António. "O Quim vai d'aflição" - à desfilada para Vigo - que o velho criminoso declama sempre que lhe dá na real gana, é o único poema que o insolvente chupa sem lhe saber a restos de surruba
    Eu confesso que gostei bastante. Daqui que ninguém nos ouve, se a ocasião se proporcionar sugiro-te o «discurso sobre o Filho-da-Puta», do grande Alberto Pimenta. Além de não deixar ficar mal nenhum dos figurões que citaste, assenta como uma luva ao caloteiro e indigente
    No final do Sporting-foculporto vimos o boneco Ceição - minutos antes (aquando do golo anulado a Chermiti) desatara aos pontapés no banco de suplentes - aos abraços com o jogador do Sporting a "tentar" consolá-lo!
    Cabe lembrar que deixou João Felix, maior amigo de um dos seus filhos, de mão estendida após um foculporto 1-2 Benfica que não lhe correu de feição!
    Confesso que, com esta atitude de abraçar o Chermiti, logo enaltecida pelos sabujos de serviço, me fez lembrar as famílias carenciadas que ajuda que, para lhe lavar a imagem, os seus consultores da dita lhe arranjam.
    Tomou-lhe o gosto. Desde que continue a ganhar, se apanhar o Vagangas pela frente é bem capaz de o abraçar. Estava tão bem com a vida que nem se esqueceu de agradecer ao pasteleiro da fruta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Parece fácil". Foi assim que o artista Soares Dias assinalou nas redes sociais o recorde de invencibilidade do foculporto no 24º clássico/dérbi que arbitrou da carreira! Com este já igualou o inenarrável Lucílio Batista 🤮 também ele com um deplorável percurso.
      «Premier League afasta árbitro do VAR após erro com linhas de fora de jogo». Se a moda pegasse em Portugal seria uma razia completa. Iam todos de vela. E se a sonegação de imagens também fosse penalizada a sporttv há muito que tinha ido com os porcos.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...