15 fevereiro 2023

"Crise, crise tem o Benfica. O Sporting ganhou taças e um campeonato"; Conceição ganhou 19 dos 36 jogos frente a Benfica e Sporting. Derrotas, apenas 5; Saída de Dost do Sporting em tribunal

O Sporting está a 15 pontos do líder Benfica, a 10 do FC Porto e a oito do SC Braga. Afastado precocemente da Taça de Portugal, o leão não conseguiu vencer a Taça da Liga e foi relegado para a Liga Europa depois de não se apurar na Liga dos Campeões para a fase a eliminar da prova milionária.
A época verde e branca tem corrido com mais baixos do que altos, e as implicações para a nova época podem ditar um Sporting fora do acesso à Liga dos Campeões na sua versão 2023/24, com impacto financeiro pelo não apuramento mas também ao nível do prestígio e dimensão que as equipas conquistam pela participação na prova mais mediática da UEFA.André Pinotes Batista, deputado na Assembleia da República e conhecido adepto dos leões, não quer para já fazer balanços da época, mas diz que está atento ao que o Sporting vai fazendo.
"Os balanços fazem-se no final, não se podem fazer à luz deste jogo [contra o FC Porto]. Agora, não aceito baixar o nível de exigência. A questão é muito relevante. Queremos um projeto de futuro sustentável? Queremos. Mas com um grau de exigência muito elevado. Se não, nós vamos perder o comboio para o FC Porto e para o Benfica e isso depois não tem retrocesso", avisou Pinotes Batista, concordando que o Sporting precisa de continuar a crescer.
"Um dos méritos da atual Direção e de Rúben Amorim foi ter reduzido... Os adeptos do Sporting têm de perceber que defender o Sporting, às vezes, é dizer coisas duras. Nós tínhamos deixado de competir com o Benfica e com o FC Porto e foi Bruno de Carvalho e Frederico Varandas, cada um com o seu modelo, que nos voltaram a colocar [na luta]", observou, não negando que esta época faz recordar outros tempos de "má memória" em Alvalade.
"Esta época, relembra-nos épocas de má memória", concordou Pinotes Batista, certo de que há quem esteja "em crise" há várias épocas.
"E nós podemos ter um rumo bem definido. Aliás, crise, crise, e o que eu vou dizer ninguém se acredita, tem o Benfica, que há quatro anos não ganha nada. Isso é que é uma crise. Porque o Sporting ganhou taças da Liga, taças de Portugal, um campeonato", referiu o conhecido sportinguista, considerando, porém, que atualmente o rival atravessa um bom momento.
"No momento atual, os adeptos do Benfica estão contentes porque veem títulos no horizonte. O FC Porto está contente porque ganhou recentemente. O que é preciso? Que a Direção tenha uma palavra muito forte e volto à lógica de gestão que tem que ver com a minha atividade. É preciso saber que projeto é esse, que rumou é que teve e que evoluções é que teve", desafiou Pinotes Batista.
Em declarações num programa de desporto da CMTV onde é comentador, Pinotes Batista reiterou ainda a ideia de que a Direção verde e branca tem de "explicar o que é que se passou."
Já em relação ao clima entre FC Porto e Frederico Varandas, Pinotes Batista desvaloriza. "Mesmo que o Sporting estivesse em 18.º o FC Porto continuava a falar do Frederico Varandas. É uma doença, uma obsessão", concluiu.

Saída de Dost do Sporting em tribunal. A empresa Pro Profil deu entrada com uma ação no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa para reclamar do Sporting o pagamento de 322 mil euros (322.257,1) relativos à comissão de intermediação da transferência de Bas Dost. O avançado holandês, agora no Utrecht, trocou Alvalade pelo Eintracht Frankfurt em agosto de 2019, por 7 milhões de euros. A Pro Profil era uma de duas agências beneficiárias de comissão, como comunicou à data a SAD leonina. 

Conceição ganhou 19 dos 36 jogos frente a Benfica e Sporting. Derrotas, apenas 5. "Melhor treinador português? Tenho muito trabalho pela frente, há gente melhor que eu" atirou Sérgio Conceição após o triunfo em Alvalade, no domingo. Modéstia ou convicção, o certo é que são vários os recordes que tem batido desde que assumiu o comando do FC Porto - onde já soma nove títulos conquistados - e com o resultado no clássico com o Sporting superou mais um registo interno: é o treinador portista com maior taxa de sucesso em jogos contra os arqui-rivais. São 19 vitórias em 36 jogos, contra Benfica e Sporting, ou seja 52,8% de triunfos, melhor do que Joseph Szabo conseguiu nos anos 30 do século passado.
Por uma questão de "justiça", nestas contas foram levados em conta apenas os treinadores com um mínimo de 20 clássicos disputados pelo FC Porto, caso contrário teríamos de falar, por exemplo em Yustrich que teve 62,5% de sucesso, mas apenas em oito clássicos ou Co Adriaanse (60% em cinco jogos) ou mesmo José Mourinho (70% em 10 confrontos com águias e leões).
Se os clássicos são os jogos que dão mais gozo de vencer aos adeptos, Conceição tem feito os portistas bastante felizes nos últimos tempos. Basta dizer que nos últimos 22 clássicos só perdeu por duas vezes: com o Benfica na primeira volta do atual campeonato e com o Sporting nas meias-finais da Taça de Liga, em janeiro de 2021. Desde então, ou seja há mais de dois anos, que não foi derrotado. O histórico de Conceição diz que contra as águias soma nove vitórias em 15 duelos (60%), com três empates e três derrotas a completar as contas; contra os leões são dez triunfos (40%), nove empates e duas derrotas em 21 clássicos.

5 comentários:

  1. É PRECISO VER QUEM FORAM OS APINTADORES E OS GAMANÇOS NESSES JOGOS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cala-te boi encornado, liga à tua mulher pá, corno manso!

      Eliminar
    2. Carlos Calheiros do Brasil15 de fevereiro de 2023 às 15:55

      Fruteiro, a minha mulher é a tua mãe, agora não pode atender tem a boca cheia!

      Eliminar
  2. Anónimo 15.02.2023
    Longe e nunca lá chegaremos. Já se sabe que Gonçalo Inácio sairá no verão. Bom para Inácio. Vai entrar de caras na seleção.
    SL

    Pedro Correia 15.02.2023
    Com falhas como aquelas que teve nos dois golos do FCP, há dias, vai à selecção fazer o quê?

    percebem a diferença??

    por exemplo, no carnide, um gajo dá 3 pontapés na bola e já é símbolo de qualidade tanto para jogar nos maiores colossos do futebol como para entrar de caras na equipa titular da selecção nacional, e nem interessa se é um jogo particular ou um jogo da fase de grupos do mundial ou europeu e o que vemos é a lampionagem toda a defender com unhas e dentes esse mesmo jogador por bastar 3 pontapés e chegar à selecção nacional.

    pelo contrario, muitos adeptos Sportinguistas incluindo o maior Sportinguista de todos os tempos chamado pedro correia que tem um blog e tudo onde podemos comprovar que é o maior Sportinguista de todos os tempos, o verdadeiro leão que sabe sempre tudo e tem sempre razão, acha que por um jogador do Sporting ter falhado 2 lances num jogo, nao vai fazer nada para a selecção nacional...

    será por isso que o joao mario de verde deixou de calçar na selecção mas quando vestiu de vermelho 3 semanas depois já era convocado para a mesma selecção nacional?

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...