10 janeiro 2023

O novo alvo do Sporting; O central que está na mira do Benfica para a nova época; Grimaldo só volta a discutir futuro depois do Sporting; Falta um Vitinha no Dragão

Grimaldo termina contrato no final desta temporada. Há várias possibilidades para a carreira do lateral-esquerdo espanhol, mas o jogador, escreve A Bola, só quer voltar a discutir o assunto depois do dérbi da equipa das águias frente ao Sporting, que está marcado para o próximo dia 15, na Luz. Grimaldo está concentrado no jogo de hoje, para a Taça de Portugal, em casa do Varzim, mas olha sobretudo para o duelo com o rival de Lisboa, sempre entusiasmante e muito importante para a discussão do título.
Depois desse desafio, Grimaldo irá analisar, de forma mais afirmativa, as hipóteses que nesta altura lhe surgem em cima da mesa.
Grimaldo, que tem 27 anos, já está em condições de negociar livremente para assinar por outro clube na próxima temporada, mas, de acordo com o diário, ainda não encontrou uma alternativa ao Benfica que o entusiasmasse. Ontem o jornal espanhol As voltou a insistir que a Juventus quer o jogador no final da época mas não há decisão fechada.
A renovação continua possível mas as duas partes vão deixar o tema correr mais algum tempo, ambas na esperança de cedências do outro lado. Porém, o Benfica não viraria a cara a uma negociação para vender o jogador já este mês para ainda fazer algum dinheiro com o passe o espanhol. O cenário é, porém, improvável. Até porque provavelmente iria colidir com o plano de Roger Schmidt, treinador alemão que considera Grimaldo imprescindível. 

Abakar Sylla, de apenas 20 anos, está na lista de alvos do Benfica para reforço do eixo defensivo dos encarnados segundo noticiou ontem o jornal belga “Niewsblad”. De facto, o central marfinense está referenciado pelo departamento de prospeção do clube da Luz e é um dos nomes que poderá avançar numa perspetiva de renovação da zona central da defesa, sobretudo com vista à próxima temporada.
O jogador que milita, curiosamente, Club Brugge, próximo adversário do Benfica nos oitavos de final da Liga dos Campeões, é visto como um defesa muito forte fisicamente (tem 1,88m) e beneficia ainda do facto de ser esquerdino, uma característica muito procurada em centrais. Sylla, que defrontou o FC Porto em dois jogos da fase de grupos da competição milionária, está também a ser seguido ao pormenor pelo Ajax, tendo sido avaliado ao vivo em novembro por Klas-Jan Huntelaar, ex-avançado e atual consultor do emblema neerlandês, e mais recentemente pelo chefe da prospeção, Henk Veldmate.
O já internacional por três vezes pela Costa do Marfim, que chegou ao Club Brugge proveniente do SO Armée, clube do exército do seu país, por... 200 mil euros, está agora avaliado em mais de dez milhões de euros pelo seu emblema que, recorde-se, adquiriu ao Benfica no início desta temporada o dianteiro Roman Yaremchuk por 16 milhões de euros.
O interesse em Sylla, que tem apenas 17 jogos ao mais alto nível pelo clube belga enquanto sénior, encaixa na reformulação da zona central da defesa encarnada na próxima época. Otamendi e Brooks terminam contrato e, sobretudo o segundo, não irão manter-se, sendo provável que também o argentino possa deixar as águias. Além disso, a explosão de António Silva colocou-o como alvo de vários colossos, que podem atacar o defesa de 19 anos no final da época. Poderão sobrar Morato, Lucas Veríssimo e João Victor, potenciando a necessidade de contratação de outro elemento.

O Sporting tem no lateral-esquerdo Leonardo Lelo, 22 anos, alvo já neste mercado de inverno. O jovem do Casa Pia, escreve A Bola, tem estado no radar dos leões, que passaram ao terreno na tentativa de poderem garantir o reforço da ala esquerda. Preferencialmente já em janeiro, se não for possível, marcando posição para a janela de verão.
Leonardo Lelo está a ser um dos destaques do Casa Pia e as exibições do internacional sub-21 português não passam despercebidas dentro e fora das fronteiras nacionais. Os verdes e brancos sabem disso e tentam posicionar-se desde já para não perder um jogador para uma posição que carece de ser reforçada, por serem escassas as opções.
Com Matheus Reis a fixar-se como central à esquerda, Rúben Amorim fez Nuno Santos dono da ala esquerda, um extremo adaptado a lateral que se está a revelar um dos melhores jogadores deste Sporting.
O Casa Pia desde o verão que recebe, e rejeita, propostas por Lelo. E bem acima dos €1,5 milhões que o site especializado Transfermarkt lhe atribui como valor de mercado. Pelo que a administração leonina terá de subir a parada para levar já o defesa.

Falta um Vitinha no Dragão. Com a mestria que se lhe reconhece, Sérgio Conceição tem, ao longo do período em que treina o FC Porto, disfarçado algumas lacunas existentes nos vários plantéis que orientou. E o atual não é exceção à regra, pois a saída de Vitinha, um médio com recursos que mais nenhum tem neste momento, e que foi determinante na conquista dos títulos conquistados em 2022/2023, não foi devidamente colmatada pela SAD presidida por Pinto da Costa, escreve A Bola.
Sérgio Conceição quis sempre um médio diferenciado dos demais que tem à sua disposição, mas os responsáveis azuis e brancos não lhe deram essa mais-valia, apesar de Carlos Alcaraz, do Racing Avellaneda, ter sido um dos nomes colocados em cima de Pinto da Costa e restante cúpula da SAD.
Diante do Casa Pia foi notório que a equipa necessitava de um médio que conseguisse furar a muralha do adversário e Otávio foi o único que tentou, sem efeito, alcançar essa proeza. Não há um elemento desequilibrador ao nível de Vitinha e contra equipas que optam por um bloco baixo é necessário encontrar antídotos para visar a baliza contrária, algo que o jogador do PSG fazia com naturalidade na época passada, ajudando o FC Porto a ultrapassar enormes barreiras, mormente nos jogos fora.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...