20 janeiro 2023

Apontado mas fora dos planos do Sporting; Exigidos 15M€ por alvo do Sporting; Leões não decidiram futuro de Alcantar; FC Porto é a equipa que não perde há mais tempo entre as 10 ligas mais cotadas da UEFA

A derrota com o Benfica, a 21 de outubro de 2022, vai servindo para marcar um antes e um depois na temporada do FC Porto. O vermelho das derrotas, que aqui e ali pintava o calendário dos azuis e brancos até esse momento, desapareceu por completo desde então, dando lugar a cores mais agradáveis, por força de um ciclo de 14 jogos consecutivos sem perder em todas as competições e que vai a exame amanhã no “D. Afonso Henriques”. A sequência atual inclui encontros do campeonato (seis), da Taça de Portugal (dois), da Taça da Liga (quatro) e ainda da Liga dos Campeões (dois), não encontrando paralelo em Portugal, nem sequer entre os dez campeonatos melhor cotados pela UEFA. Os encarnados chegaram a estar 28 desafios imbatíveis no arranque de 2022/23, mas entretanto caíram com estrondo frente ao Braga, que engatou aí para quatro partidas sem perder, a segunda melhor série do momento em Portugal. Lá por fora, Bayern e Leipzig viram os portistas, no último fim de semana, melhorar o registo com que foram para a pausa do Mundial, na sequência da goleada ao Famalicão.
A invencibilidade do FC Porto até se iniciou onde a equipa tem sofrido mais desgostos: para lá das fronteiras da Invicta. O Brugge foi o primeiro a sentir a fúria dos dragões, acabando derrotado por números que não deixaram a mínima margem para discussão: 4-0. De resto, goleadas dos azuis e brancos foi o que mais se viu durante este percurso de 14 desafios sem perder, dos quais 11 foram vitórias. A equipa de Sérgio Conceição ganhou por três ou mais golos em oito ocasiões, chegando a Guimarães com um total de 41 remates certeiros neste período (à razão de 2,9 por encontro). O Casa Pia foi o único a conseguir suster a força ofensiva dos portistas, impondo-lhes um empate para o campeonato, tal como já havia feito o Santa Clara nos primórdios desta sequência – a outra igualdade foi com Mafra, em casa, na Taça da Liga.
Seja como for, a série de 14 jogos sem perder em todas as competições numa época – não confundir com o recorde de 58 seguidos sem derrotas para o campeonato, fixado em 2021/22 – ainda fica aquém do máximo conseguido pelo FC Porto com Sérgio Conceição ao leme. Essa fasquia está colocada nos 26 e foi conseguida na segunda temporada do treinador no Dragão (2018/19), depois de na primeira a contagem ter terminado nos 24.
A deslocação a Guimarães, marcada para amanhã, é uma prova de fogo à capacidade do FC Porto em prolongar o bom momento. O historial de resultados desde o começo do milénio pende claramente para o lado dos azuis e brancos, que só perderam por duas vezes para o campeonato no D. Afonso Henriques desde então. A última das quais tinha Sérgio Conceição do outro lado da barricada... Contudo, o treinador já avisou o plantel que é preciso estar alerta para os perigos que podem surgir ao virar da esquina no Berço, sobretudo numa altura em que o FC Porto não pode darse ao luxo de perder mais pontos sob o risco de hipotecar as possibilidades de chegar ao bicampeonato.

Exigidos 15M€ por alvo do Sporting. Boey, lateral-direito do Galatasaray, é o jogador que o Sporting pretende caso se confirme a transferência de Pedro Porro para o Tottenham nesta janela de mercado. Há muito que Boey está referenciado pelos leões e é praticamente um dado adquirido que no dia a seguir à saída do internacional espanhol, Frederico Varandas e seus pares irão apresentar-se na Turquia com todos os argumentos para contratar o lateral do Gala. No entanto, esta operação não se afigura fácil, já que os dirigentes do clube turco têm em muito boa conta o jogador e entendem que este não deve ser vendido, a menos que surja uma proposta muito boa financeiramente e isso quererá dizer por um valor a rondar os 15 milhões de euros.
O Galatasaray tem recebido muitas sondagens e face ao entusiasmo do lateral com as sucessivas abordagens, os dirigentes do clube e o treinador, Okan Buruk, vão falar com Boey para tentar tranquilizá-lo e insistir na ideia de que o seu futuro passa pela permanência no clube. Decididamente, o Galatasaray não pretende desfazer-se deste jogador, visto tratar-se de uma das mais-valias da equipa. Boey está no topo da lista dos jogadores que mais lances de golo criam, num ranking liderado por Sérgio Oliveira, com 28 situações de golo, também ele jogador do Galatasaray. Sacha Boey está na sétima posição com 20.
Interessados na contratação do lateral francês não faltam, como prova a investida recente da Udinese. O emblema italiano ofereceu 5 milhões de euros ao Gala, mais três milhões de euros de bónus e uma percentagem numa futura venda, mas o clube turco não aceitou, acreditando que o jogador vale muito mais.
Boey tem contrato até junho de 2025, mas pretende dar o salto para um campeonato mais competitivo e com outra visibilidade.

Leões não decidiram futuro de Alcantar. A imprensa mexicana avançou que o Sporting iria exercer a opção sobre Jesús Alcantar, jovem (19 anos) defesa-central que chegou no verão ao Sporting por empréstimo do Necaxa, mas, segundo apurou o jornal A Bola, os responsáveis leoninos ainda não tomaram uma decisão em relação ao futuro do jogador que, recorde-se, já foi promovido por Rúben Amorim a alguns treinos do plantel principal e já leva 11 jogos na equipa B e dois golos marcados.

Apontado mas fora dos planos do Sporting. O Sporting não tem qualquer interesse na contratação de Luís Semedo, avançado que esta época já apontou oito golos em quatro diferentes equipas do Benfica (juniores, sub-20, sub-23 e equipa B), garante o jornal O Jogo.
A informação que os leões pretendiam “raptar” este jogador ao rival do outro lado da Segunda Circular foi ontem divulgada, mencionando a mesma que Luís Semedo está em fim de contrato com as águias e que, até ao momento, tem recusado todas as tentativas de renovação que lhe têm sido propostas pelos encarnados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...