04 dezembro 2022

Vários reforços a chegar a Alvalade; Schmidt quer novo reforço e Benfica tem vários nomes em cima da mesa; "Voltar ao FC Porto? Claro que sim. Melhor recordação? 93 minutos, golo do Kelvin"

As reuniões entre Frederico Varandas, Hugo Viana e Rúben Amorim ao longo da pausa para o Mundial já permitiram, garante o Record, chegar a um consenso quanto a uma ideia: garantido o médio argentino Mateo Tanlongo, em final de contrato com o Rosario Central, o Sporting não vai parar por aqui e fará mais contratações durante a janela de transferências de janeiro. Dito de outra forma, há reforços a caminho de Alvalade e são várias as possibilidades em carteira, como aliás admitiu o treinador em conferência de imprensa, antes do jogo com o Farense. “Não há uma prioridade só. O que há aqui é uma tentativa de preparar todas as possibilidades, quer em janeiro, quer no fim da época”, disse Amorim que ligou esta abordagem, nomeadamente, ao interesse que rodeia alguns jogadores da equipa principal, cujo risco de saída os leões querem acautelar de modo a evitar a repetição de situações como a de Matheus Nunes no verão.
Como explica o diário, entre os jogadores mais expostos a uma possível venda encontram-se Porro, Ugarte, Pote e Edwards. “No ano passado houve jogadores que saíram e não pudemos fazer nada. Não estávamos preparados para esse momento. Temos de preparar e salvaguardar todas as posições”, sublinhou ainda o técnico.
Este trabalho de planeamento e de preparação do mercado, como noticiámos, tem sido debatido desde há duas semanas, numa base diária, e conheceu o impulso decisivo com a renovação de contrato de Rúben Amorim, que formalizou a nova ligação ao clube (até 2026) precisamente na última terça-feira, véspera da estreia na Allianz Cup. Com a situação do treinador clarificada, os leões intensificaram diligências e, nesta altura, estão já muito ativos na procura de soluções para recompor o plantel. Tanto assim que, segundo o Record apurou, já não há dúvidas de que em janeiro haverá mais entradas após Tanlongo. A contratação de um central e de um avançado há muito que foram colocadas como hipóteses, mas a SAD está a trabalhar em diversas frentes, como ficou referido atrás. Os ajustes deverão passar igualmente por saídas.

Schmidt quer novo reforço e Benfica ataca mercado. Com Roger Schmidt de volta ao Benfica Campus, o Benfica acelera no processo de contratação de um avançado, dossiê prioritário no que toca a reforços na secretária da SAD encarnada. Segundo as informações recolhidas pelo Record, serão já vários os nomes referenciados pelos encarnados.
O técnico alemão sabe bem o que quer: a ideia é reforçar a equipa com um atacante que, sobretudo, seja veloz. Com um modelo de jogo que procura o ataque constante e o golo, Schmidt pretende que o avançado que venha a reforçar as águias faça não só golos como imprima ainda mais velocidade à equipa. Aproveitando o abrandamento das competições de clubes, a estrutura liderada por Rui Costa trabalha a todo o vapor na contratação de mais um elemento para o ataque. O Benfica só volta a fazer um jogo oficial a 17 de dezembro, diante do Moreirense, para a Allianz Cup. Já o próximo encontro do campeonato será em Braga, dia 30 deste mês.
O perfil de jogador há muito que está definido e a SAD tem fôlego financeiro para investir na contratação do tal avançado, não obstante ter desembolsado 63,3 milhões de euros no verão. A campanha na Liga dos Campeões, coroada com a qualificação para os oitavos-de-final, faz entrar nos cofres da Luz mais de 60 milhões de euros e é ajuda preciosa. Mas não só. A SAD já garantiu encaixe com variáveis incluídas no acordo com Liverpool e Flamengo, por Darwin e Everton, respetivamente, e a presença de seis jogadores no Mundial também é recompensada financeiramente. Os acertos no plantel não ficam pelas contratações, neste caso, de um avançado. O emagrecimento do plantel também faz parte do plano, algo que ficou a meio no verão. Jogadores como Helton Leite, André Almeida, Paulo Bernardo, Gil Dias, Diogo Gonçalves e Rodrigo Pinho são os seis jogadores que a SAD presidida por Rui Costa pretende colocar na reabertura do mercado. As ideias estão alinhavadas, falta concretizá-las.

"Voltar ao FC Porto? Claro que sim. Melhor recordação? 93 minutos, golo do Kelvin". Mangala, internacional francês, está em Portugal e a treinar-se no B SAD. Aos 31 anos, o central tem o foco no regresso aos relvados e garante estar pronto para aceitar e agarrar o desafio certo. Bicampeão com a camisola do FC Porto, com Vítor Pereira, lembra os anos gloriosos (e um golo icónico) na Invicta, onde aterrou depois de conhecer Sérgio Conceição na Bélgica. 
"Se gostava de voltar ao FC Porto? Neste momento, estou a treinar e a fazer a minha parte. O resto, só Deus sabe. Claro que o FC Porto é um clube que tenho no coração, todos sabem. Passei três anos incríveis lá, tenho grandes memórias, amigos… Se um dia puder voltar, claro que sim. Mas também há outros clubes e outras histórias para escrever. E eu estou convencido de que posso escrever uma nova história noutro clube", disse o defesa ao jornal Record.
Mangala falou ainda sobre a melhor recordação que tem dos 3 anos passados no Dragão. "
A minha recordação é: 93 minutos, golo do Kelvin. É a maior, ainda hoje. Por que há uma história. Estávamos a oito pontos e faltavam cinco ou seis jogos. Em Portugal, se Benfica ou FC Porto estão à frente com oito pontos, , acabou. E a dois jogos do fim, jogar com o Benfica, em casa… Sabíamos que havia hipótese de ganhar o título. Estávamos empatados, o Kelvin entra e faz aquele golo. Sentes logo que acabou!"

4 comentários:

  1. Foi, sem dúvida, o melhor do mundo. Porém, o tempo nunca está do nosso lado e não é preciso assim tanto para perceber que há um tempo para tudo, ainda que se seja competitivo, ambicioso e determinado. Dito isto, acho que era tempo da nossa selecção jogar como um todo - matéria-prima temos em barda - e nunca condicionada a recordes e projectos pessoais. Eis a prova…. Tínhamos tudo para fazer uma fase de grupos incólume, mas voltámos a asneirar… é mais do que aborrecido…

    ResponderEliminar
  2. o inzébio tem outro record,o de levantamento do copo com queda incluida, ridículos estes lampinos, desses 9 golos,4 foram de penalti e 5 contra esse colosso mundial que é a coreia do norte,várias vezes campeã asiática e 4 vezes campeã do mundo . até a brasileira Marta é melhor que o inzébio

    ResponderEliminar
  3. como é que um jogador tão fabulástico como o eusébio só conseguiu ir a um mundial? nem a um europeu? a culpa deve ser de todos os outros jogadores da equipa,só pode,era só coxos com a exceção do levanta copos?

    ResponderEliminar
  4. Zé, ninguém sabe quem foi esse Eusébio...
    Experimenta andar uns Kms até Badajoz e perguntar.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...