27 dezembro 2022

Como Pinto da Costa 'desviou' AVB do Sporting. Líder dos dragões deixa uma 'bicada': "Um treinador com um ataque com Hulk, Falcão e James... Não era fácil não ganhar"

Pinto da Costa voltou a 2010, altura em que contratou André Villas-Boas para treinar o FC Porto. O presidente assumiu que o técnico teve "um grande sucesso", tendo ganho numa época o campeonato, a Liga Europa, a Taça de Portugal e a Supertaça.
"Eu conheci o Villas-Boas no tempo do Robson, creio que eram vizinhos. O Robson achava-lhe muita graça, porque falava inglês, era atrevido... Estava ligado ao Robson desde muito jovem e eu acreditei sempre nele. Quando foi necessário arranjar um treinador, fomos falar com ele e ele disse que estava comprometido com o Sporting, que ia para lá. Ele tinha falado com o Costinha, que estava lá como diretor-desportivo, e a coisa ficou", começou por contar Pinto da Costa sobre como desviou Villas-Boas de Alvalade.
"O treinador do Sporting era o Carvalhal, que, um dia, faz um jogo fantástico e ganha já não sei a quem e recebe uma grande ovação. Chamámos o Villas-Boas a casa do Antero, em Miramar, e eu disse-lhe: 'Ó André, tu já viste o que se passou em Alvalade? Já viste o que é ir substituir este indivíduo? É ele que a malta quer, vais ser visto como um intruso vindo do Porto.' E ele: 'Mas eu já falei com o Costinha, ficámos de jantar para a semana...' À nossa frente, o André falou ao Costinha e disse-lhe: 'Ó Costinha, estou preocupado, porque vi o jogo, isto vai ser difícil, a malta gosta do Carvalhal, não fico muito à vontade para assumir o desafio. É melhor pensarmos.' E o Costinha disse: 'Se não estás confiante, encontramo-nos para a semana e anulamos.' Ele fez o jantar com o Costinha, disse que estava livre de compromisso e foi aí que assinámos com o André", contou ainda Pinto da Costa.
"Eu conhecia-o, era um rapaz inteligente, ambicioso e havia uma garantia: um treinador com um ataque com Hulk, Falcão e James... Não era fácil não ganhar. Demos-lhe matéria-prima, quase como que a dizer para não estragar. Ele aceitou o projeto e teve um grande sucesso", considerou o presidente.
No final dessa época, o treinador sai para o Chelsea e Pinto da Costa escolheu um antigo adjunto do próprio Villas-Boas para o suceder.
"Sempre achei que muito do mérito do André Villas-Boas também vinha do Vítor Pereira, embora o mérito venha sempre do chefe. A forma como preparava os treinos, era ele que os dava, o Villas-Boas ouvia-o sempre. Acreditei sempre que era uma boa solução. Como o André saiu intempestivamente, face a um contrato fabuloso do Chelsea. Eu até exigi 'cash' e eles pagaram, dinheiro do Abramovich e do Putin, então não pude impedir que fosse embora. Se eu considerava que o Vítor Pereira tinha uma grande percentagem do sucesso no Villas-Boas, para que é que ia buscar uma pessoa que não conhecia o clube e o plantel? Apostámos nele e com sucesso. Foi o campeonato do Kelvin, campeonato sem derrotas... Foi uma aposta ganha", rematou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...