Jeremiah St. Juste vai continuar a desfalcar o Sporting por lesão. O central neerlandês, que não foi a jogo contra o Farense, para a Taça da Liga, segue entregue ao departamento médico por “contusão óssea no joelho esquerdo” e não integrou a sessão de trabalho com o plantel, este de folga hoje. O plano de recuperação depende da redução do inchaço no joelho esquerdo após o jogador ter sofrido uma pancada numa sessão de treinos e será improvável, segundo O Jogo, que o central seja opção nos próximos dois jogos para a Taça da Liga, contra o Rio Ave, no dia 7, e ante o Marítimo, no dia 13.
Não se vão correr riscos com a situação física de St. Juste e a prioridade é que não exista qualquer impedimento para o regresso ao campeonato, contra o Paços de Ferreira, no dia 29. Até aqui, St. Juste, que já teve uma época de 2021/22 difícil por cirurgias aos ombros, já acumulou quatro lesões. A primeira, uma entorse traumática no tornozelo direito, limitou-lhe a afirmação no clube e deixou-o impedido de fazer a pré-época. Mas foi nas lesões musculares seguintes, na coxa esquerda, em setembro e outubro, que perdeu jogos. Seis, no caso. Falhou o sétimo por lesão com o Farense pelo quarto problema físico, incidências que explicam só ter feito um jogo completo (o último da Liga, com o Famalicão). Amorim continua a ter dores de cabeça. Esta é a 12.ª lesão traumática do plantel principal no ano.
Florentino Luís tem-se exibido num nível muito elevado desde o início da época e tem já vários clubes europeus a segui-lo com particular atenção. Segundo A Bola, Florentino tem sido referido em vários relatórios de observadores internacionais e a SAD do Benfica já foi sondada por emblemas de Inglaterra e da Alemanha (sem que tenham ainda sido desvendados os nomes dos interessados), que se mostraram muito entusiasmados com a qualidade do médio-defensivo e que quiseram saber as condições exigidas pelo clube encarnado para discutir uma eventual transferência.
O Benfica, antecipando-se a este cenário, renovou em meados de outubro o contrato com o médio português e o vínculo passou de 2024 para 2027, com um aumento significativo do salário para o jogador e com a cláusula de rescisão a manter-se nos €120 M.
De qualquer forma, o interesse que já chegou da Premier League e da Bundesliga, campeonatos com uma capacidade financeira muito superior à do português (e também desportivamente mais atrativos para os jogadores), é um sinal forte de que em breve poderá chegar uma proposta concreta por Florentino.
Benfica vai dispensar 6 jogadores em janeiro. Falta menos de um mês para a reabertura do mercado de janeiro e nas hostes benfiquistas já se pensa nos possíveis reforços que poderão chegar, mas também nos jogadores que podem vir a ser dispensados. Neste capítulo, há um conjunto de elementos do plantel de Roger Schmidt já identificados para os quais a SAD benfiquista gostaria de encontrar uma solução. Há ainda outros elementos que, pela escassa utilização, também veem com bons olhos a saída na reabertura do mercado... se surgirem boas oportunidades, escreve o Record. Helton Leite é um desses jogadores. O guardião, que na presente época foi apenas opção no encontro com o Caldas, a contar para a Taça de Portugal, nunca mais foi chamado a defender a baliza das águias, nem contra equipas do segundo escalão, como o Estrela da Amadora e o Penafiel. Percebendo que não terá muitas oportunidades na presente época, considera que o melhor é deixar os encarnados.
Para o caso de se confirmar a saída, a direção benfiquista tem já alternativas referenciadas para reforçar a baliza, não sendo expectável que o jovem Samuel Soares passe automaticamente para número 2 de Vlachodimos.
O médio Paulo Bernardo, de 20 anos, que só foi opção em dois encontros, também não descarta poder a deixar as águias no próximo mês, com o intuito de jogar com mais regularidade. Neste caso, será sempre por empréstimo, pois este continua a ser muito apreciado pela estrutura.
De acordo com aquilo que o Record apurou, a saída de Diogo Gonçalves em janeiro também está a ser equacionada. Esta é a principal surpresa, tendo em conta que o jogador formado no Benfica lá foi utilizado em 19 partidas, mesmo que na maioria delas tenha somado poucos minutos. Mas apesar de ser, até ao momento, uma presença assídua nos jogos das águias, os responsáveis procuraram um clube para colocar o extremo, tal como para o colega de posição Gil Dias.
O extremo que chegou à Luz na última temporada oriundo do Famalicão é um dos jogadores que não conta para Schmidt e que é mesmo para sair. O mesmo rumo terá Rodrigo Pinho, o avançado que tem sido a quarta opção do treinador alemão para o ataque. É um objetivo das águias contratar um dianteiro em janeiro e o brasileiro será a vitima do reajuste que a SAD pretende efetuar na frente.
Por fim, e sem surpresa, é expectável a saída de André Almeida, jogador de campo que continua sem somar minutos. Roger Schmidt já reconheceu ter Bah e Gilberto à frente na lista de laterais-direitos e a saída do experiente jogador é a única forma deste poder jogar esta época.
Reforços em estudo. Está em análise a contratação de um avançado em janeiro para reforçar o plantel, mas esta pode não ser a única posição a ser reforçada na janela de mercado. Perante a possível saída de Diogo Gonçalves e Gil Dias, é expectável que as águias reforcem as alas do ataque. É certo que treinador dos encarnados tem quatro jogadores - João Mário, Neres, Draxler e Aursnes - habituados a atuar encostados às linhas no sistema de Jogo 4x2x3x1, mas não se afasta a chegada de outro extremo.
Em outubro, o técnico alemão já falou sobre este assunto e assumiu que é sempre necessário ver "se é possível melhorar a equipa". "Se houver oportunidades, veremos", atirou.
O florentino é o mesmo, só dormem
ResponderEliminar