15 dezembro 2022

A 'pérola' que volta à ser apontada ao FC Porto; Quer sair do Benfica e tem clube interessado; FPF espera por Mourinho

O Vasco da Gama, histórico clube brasileiro, que regressou esta temporada ao convívio dos grandes, está interessado em Helton leite, guarda-redes suplente do Benfica. Os dirigentes do emblema brasileiro estão a reforçar o plantel para torná-lo mais competitivo e apontaram, segundo avança o jornal “O Globo”, ao guardião das águias, que não tem possibilidades nenhumas de assumir a baliza do Benfica, completamente fechada por Vlachodimos.
Leite tem contrato até 2025, mas está descontente com o percurso na Luz e pretende mudar já (janeiro) de ares para jogar com outra frequência. Esta temporada, soma apenas 120 minutos de competição, na Taça de Portugal frente ao Caldas.
Aos 32 anos e a viver a pior temporada da carreira no que respeita à utilização, o guardião das águias ficou desiludido com a decisão de Roger Schmidt de entregar a titularidade das redes a Vlachodimos também na Taça da Liga (Estrela da Amadora e Penafiel), considerando ser este o sinal determinante para abandonar o clube.
O guardião cumpre a terceira temporada na Luz, depois de ter feito 26 partidas na primeira época e sete na segunda. Helton já possui passaporte português e esteve a um passo de deixar o clube no último verão, mas acabou por ficar porque a SAD decidiu avançar para o investimento em reforços noutros setores, deixando a baliza para segundo plano.
A confirmar-se a saída para o Brasil, Helton regressa a casa cinco anos depois. O último clube que representou em Terras de Vera Cruz foi o Criciúma, cedido a título de empréstimo pelo Botafogo.

A 'pérola' que volta à ser apontada ao FC Porto. O FC Porto, como é habitual, está atento ao mercado brasileiro e o nome de Luan Brito foi novamente apontado aos dragões, depois de no verão a imprensa brasileira ter assegurado que o Fluminense recusou duas propostas dos dragões para o empréstimo do jovem. Em cima da mesa estará uma cedência com opção de compra.
Trata-se de um avançado de 20 anos, que, apesar de ainda não se ter estreado pela equipa principal do Flu, já está blindado por uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.
Ainda sem experiência no futebol sénior, Luan Brito necessitaria de uma fase de adaptação à nova realidade competitiva no FC Porto, sendo que o plano inicial passaria sempre por integrá-lo na equipa B.

FPF espera por Mourinho. José Mourinho é a primeira opção para suceder a Fernando Santos como selecionador nacional e Fernando Gomes, presidente da FPF, está disposto a esperar pelo final da época, caso o técnico aceite ocupar o cargo mas tenha de ficar na AS Roma até ao próximo verão. Em cima da mesa estará um contrato válido até ao Mundial de 2026.
Resumindo, o alvo já está definido mas, por outro lado, não há urgência em acelerar o processo, até por se tratar de um treinador com contrato. Esse poderá ser o principal problema, o acordo com os romanos para Mourinho ficar livre no final de 2022/23 pois tem contrato até ao verão de 2024. Se isso for possível, não será difícil convencer o 'special one' a ocupar um cargo que nunca escondeu ser um objetivo.
Um dos pontos a favor do possível acordo é a boa relação de Fernando Gomes com José Mourinho, uma amizade de 20 anos, desde os tempos no FC Porto. O presidente da FPF era então dirigente dos dragões e a boa relação continuou mesmo depois do treinador sair. Aliás, Gomes esteve, pelo lado do clube, nas transferências de Paulo Ferreira e de Ricardo Carvalho para o Chelsea, a pedido do treinador.
Ou seja, a amizade dos dois está ao nível da que existe entre o líder da FPF e Fernando Santos.
Mourinho seria uma escolha como a de 2014, dar o cargo a um homem de confiança do presidente. Se só for possível resgatar o técnico no verão de 2023, o lugar seria ocupado por um interino nos dois próximos jogos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...