Federação Portuguesa de Futebol (FPF) informou ontem à noite que Fábio Carvalho abdicou de representar a Seleção Nacional de sub21. O jogador do Liverpool, de 20 anos, tinha sido convocado pelo selecionador Rui Jorge para os desafios particulares com a Chéquia e o Japão, de preparação para o campeonato europeu da categoria. Segundo a FPF, o avançado terá feito a comunicação “através de algumas mensagens SMS”, causando surpresa no órgão federativo. Fábio Carvalho já representou a Inglaterra nas camadas jovens, tendo sido “recrutado” para os sub-21 de Portugal para a qualificação para o Europeu. No Liverpool leva 16 jogos e dois golos marcados esta época.
Alvo do Vasco na Luz. A perder espaço nas contas de Roger Schmidt, depois de um arranque em que relegou para o banco de suplentes o reforço Bah, Gilberto é visto como potencial reforço pelo Vasco da Gama. A imprensa local noticiou que Paulo Bracks, diretor executivo dos vascaínos, tem em agenda uma viagem à Europa para tentar assegurar três contratações para o seu elenco com vista à nova época, sendo o lateral-direito dos encarnados um dos alvos. De momento, deste périplo ainda não chegaram ecos à Luz, mas é certo que o defesa de 29 anos, que até já alinhou pelos alvinegros em 2017, cedido pela Fiorentina, não terá rótulo de inegociável. O brasileiro, que soma 18 jogos na temporada em curso, chegou ao Benfica em 2020/21, a pedido de Jorge Jesus, e terá custado cerca de três milhões de euros.
Alvo do Vasco no Dragão. O Vasco da Gama também está empenhado em contratar João Marcelo, central da equipa B que foi utilizado em dois jogos do FC Porto, na época passada, e já estabeleceu os primeiros contactos informais com a SAD dos azuis e brancos. O defesa, de 22 anos, é titularissimo na formação orientada por António Folha e espreita a oportunidade de voltar ao palco principal este mês, à boleia da Taça da Liga. De acordo com relatos da imprensa brasileira, foi Deco, agente do jogador, quem propôs o nome de João Marcelo ao Vasco e a verdade é que o perfil do defesa agradou aos cariocas.
Depois de duas temporadas na condição de jogador emprestado ao FC Porto, o passe do central foi comprado ao Tombense por meio milhão de euros. O chamamento de um clube com a grandeza do Vasco da Gama não deixa João Marcelo indiferente, até pela possibilidade de subir degraus competitivos no seu país. Por outro lado, o FC Porto está bem servido de centrais e tem planos para contratar mais um elemento para o eixo, mas numa perspetiva de acautelar o futuro, uma vez que Marcano está em final de contrato.
Sporting vai continuar no mercado por outro médio. Mateo Tanlongo, 19 anos, será o primeiro reforço do Sporting no mercado de 2023 e reforçará a posição de médio-centro, a qual ficou fragilizada desde a saída de Matheus Nunes para os Wolves e pela lesão de longa duração de Daniel Bragança. O jogador encontra-se desde domingo na Academia em Alcochete e deverá ser oficializado nos próximos dias.
Ainda assim, garante o jornal O Jogo, esta investida poderá não ser a única em janeiro no que toca a centrocampistas. Tendo em conta a juventude de Essugo, Mateus Fernandes e do próprio Alexandropoulos, a ideia de adquirir mais um médio não está descartada e dependerá do fôlego financeiro da SAD leonina para encontrar um jogador que agrade a Rúben Amorim.
Tanlongo, argentino com nacionalidade italiana também, era seguido pelo departamento de scouting e destacou-se pela intensidade que coloca em jogo, tratando-se de uma oportunidade de negócio, pois terminava contrato com o Rosario Central. Com 27 jogos na equipa principal, 20 deles no campeonato, tem dado provas de maturidade e é tido como um atleta a utilizar preferencialmente como médio mais defensivo. O certo é que esta antecipação no mercado, como o treinador assinalara ser necessário ainda em outubro, é uma estratégia que os leões seguiram em 2021 quando adquiriram Ugarte ao Famalicão.
Na altura, a SAD acedeu ao pedido do treinador para investir no uruguaio, confiando que o médio, na altura com 20 anos, seria sucessor de Palhinha, como veio a confirmar-se. Ugarte vai estar no Mundial, é dos jogadores mais cobiçados no plantel e o Atlético de Madrid e o PSG, no passado, sondaram no sentido de fazer propostas. Precaver uma saída do jogador no futuro é uma das prioridades do Sporting.
Porro e o interesse do Barça. Pedro Porro, lateral do Sporting, de 23 anos, aproveitou estes dias de descanso para se deslocar a Espanha e ontem ao principio da noite, ainda no aeroporto, foi confrontado pela El Chiringuito TV sobre a possibilidade de se transferir para o Barcelona, que procura um defesa-direito.
«Agora estou concentrado em passar uns dias com a minha familia, não quero falar disso», afirmou numa fase inicial e, perante a insistência, no sentido da transferência poder consumar-se já em janeiro, o jogador sorriu e avançou: «Isso não é coisa minha, vou continuar a fazer o meu trabalho, isso é o principal.»
O internacional espanhol foi ainda confrontado com o facto de ter ficado de fora dos 26 convocados por Luis Enrique para representar a Espanha no Mundial.
«Temos de estar até à morte com aqueles 26 que foram chamados. Há que continuar a trabalhar», disse.
"Sporting? Nós temos a verdade. Os tribunais que resolvam". António Leão, pai do internacional português Rafael, abordou em entrevista ao jornal A Bola as decisões dos tribunais, que prevêem o pagamento de uma indemnização elevada ao Sporting.
"Muito rapidamente, os problemas dos tribunais são os advogados e os juízes que resolvem. O Rafael não é um filho abandonado. O Rafael Leão tem família. Vive de conselhos do pai, da mãe, do tio, da família. Fazemos o Rafael 'separar marés pelas aldeias'. Esse problema dos tribunais é dos pais. O problema de jogar futebol é dele. E o Rafael reage nos campos de futebol. Os tribunais que resolvam. Se senti que esta turbulência o afectasse de alguma forma? Não, porque nós temos a verdade e o próprio Rafael sabe que nós temos a verdade. O que está a passar-se nos tribunais são os homens que estão a inventar. Nós temos a verdade. É por isso que o Rafael está a trabalhar normalmente, sem problemas. O psicólogo do Rafael chama-se António Leão. Aconselho-o, converso com ele, ajudo-o a estar onde está. E vai estar ainda mais a cima. O problema do Sporting não é o Rafael quem resolve. Quem vai resolver o problema do Sporting são os tribunais, são os juízes, mas esse é um assunto que eu não quero focar", disse o pai de Rafael Leão.
Claro que o Fábio Carvalho já tem promessa que vai a seleção Inglesa, ele não alia dizer não aos sub21 de borla assim, já lhe andaram a cantar a música do bandido em Inglaterra
ResponderEliminar