30 novembro 2022

Sporting fora da luta. "Título será entre FC Porto e Benfica"; Rúben Amorim conseguiu o que os 18 treinadores anteriores não tinham conseguido; "Amorim é português e pode brincar. Schmidt não pode"

O Benfica segue com 27 jogos consecutivos sem perder e Roger Schmidt prossegue o ritmo com que iniciou a temporada na Luz, alcançado sucessos atrás de sucessos. Perante as vitórias seguidas e numa altura em que o calendário dá 'tréguas' aos encarnados, o treinador encarnado e a estrutura decidiram conceder alguns dias de férias aos jogadores, que vão para casa com um plano de treinos indicado, ainda assim.
Roger Schmidt não abandona, deste modo, as suas ideias e lógicas de trabalho e, recorde-se, há alguns meses atrás chegou a dar cinco dias de férias aos jogadores. Desta feita, com alguns atletas nas seleções que competem no Campeonato do Mundo, o técnico alemão repete a dose e nem mesmo quando questionado se gostaria de ter já jogadores de volta, em caso de afastamento das suas seleções, o alemão abandona a lógica do discurso.Para Jorge Castelo, professor do curso de treinadores e antigo colaborador de Benfica e Sporting, entre outros clubes, Roger Schmidt já habitou os portugueses de que mantém sempre uma linha de coerência nas atitudes e no discurso em relação ao grupo de trabalho.
"Como o Rúben Amorim é português sabe perfeitamente que pode brincar um bocadinho com as coisas. Este [Roger Schmidt] não é português, não pode brincar com as coisas. Ele não pode sair da sua linha lógica", comentou Jorge Castelo.
Em declarações no canal de televisão A Bola TV, Jorge Castelo referiu que "se ele brincasse no sentido de 'até era giro o Enzo Fernández vinha e ia de férias agora, e ia levar um papel para treinar nas férias, atenção'", acrescentou o antigo adjunto de águias e leões.
No fundo, na leitura de Jorge Castelo, Roger Schmidt "demonstrou uma coisa para os benfiquistas". "Está tudo controlado. Viram quantas vezes ele disse que está tudo controlado? O jogo a 17 [dezembro de 2022], agora vão 10 dias para se refrescarem, mas levam um plano. Há aqui uma mensagem."
Jorge Castelo referiu também que este Benfica segue na temporada "a uma velocidade alta de cruzeiro, atenção". "A velocidade de cruzeiro é alto", sustentou, referindo que a forma de trabalho de Roger Schmidt provoca tranquilidade nos adeptos encarnados.
"Não cria nervosismo, está tudo controlado, nós estamos a controlar tudo. E depois com as vitórias é claro que os benfiquistas vão para casa e dormem bem", salientou, acreditando que os sócios, adeptos e simpatizantes do clube da Luz confiam no treinador encarnado.
"Vocês vão ver no próximo jogo, seja qualquer a equipa e se forem perguntar a qualquer sócio, e se houver um jogador 'esquisito' vão dizer 'não, não, está a jogar porque ele é que sabe'. E é mesmo. Ele é que sabe. Nós só comentamos", concluiu.

"Título será entre FC Porto e Benfica". O português Pedro Martins, atualmente a treinar o Al Gharafa, do Qatar, teceu hoje elogios ao desempenho do Benfica na presente temporada e excluiu o Sporting da luta pelo título nacional de futebol.
"O Benfica está a fazer um campeonato absolutamente extraordinário. Todos os recordes estão a ser ultrapassados. Foi ao mercado de forma muito inteligente, inclusivamente o seu treinador. FC Porto e ao Sporting estão a sentir mais dificuldades, porque o Benfica está a fazer um campeonato fora do normal", afirmou o técnico, durante uma conferência de imprensa com jornalistas portugueses, no centro de treinos do Al Gharafa.
Pedro Martins considerou que o Benfica, líder invicto da I Liga, tem "muito mérito" no que está a fazer esta época, salientando que "nesta fase, com tanta sequência de jogos, não é normal o Benfica ter apenas dois pontos perdidos no campeonato".
Para esse desempenho, segundo o técnico, tem contribuído muito o médio argentino Enzo Fernández, que dificilmente ficará muito mais tempo no clube da Luz.
"Do que conhecia dele na Argentina, o que tem vindo a fazer não é surpresa. O Benfica vai ter muitas dificuldades em segurar um talento como ele, um jogador com aquela qualidade. Não é só um talento, é um elemento de equipa, altamente rotativo e que todas as equipas gostariam de ter nos seus plantéis", elogiou.
Embora afastado do futebol português desde 2018, quando rumou aos gregos do Olympiacos após uma passagem pelo Vitória de Guimarães, Pedro Martins não se coibiu de analisar a luta pelo título nacional, da qual excluiu o Sporting.
"[O Sporting] Teve saídas de jogadores que não foram colmatadas da melhor forma, está à procura da sua estabilidade. As coisas estão muito difíceis e, nesta altura, parece-me que a luta pelo título será entre FC Porto e Benfica", disse o antigo futebolista de Feirense, Vitória de Guimarães, Sporting, Boavista, entre outros.
Perto de completar um mês ao comando do Al Gharafa, o treinador luso abordou ainda o desempenho da seleção nacional no Mundial2022, precisamente no Qatar, afirmando que "não fica atrás de nenhuma outra seleção": "Temos todas as condições para sermos campeões do mundo".
O antigo treinador de Marítimo, Rio Ave e Vitória de Guimarães destacou ainda o "grande mérito de Cristiano Ronaldo" na projeção internacional do país e da seleção, que faz com que "muitos que não são portugueses apoiem Portugal".

Rúben Amorim conseguiu o que os 18 treinadores anteriores não tinham conseguido. Os tempos em Alvalade parecem mudar e Frederico Varandas recusa a tentação de mudar facilmente de treinador, o que foi uma constante na década passada. Mesmo com a equipa em quarto lugar da Liga Bwin, ter sido eliminada da Taça de Portugal com o Varzim e afastada da Liga dos Campeões, o presidente leonino deu uma prova de confiança a Rúben Amorim e renovou com o treinador até 2026. A segunda vez desde que chegou a Alvalade, em 2020. E isto é uma novidade. É que ver um treinador renovar duas vezes pelos leões era algo que não se via desde 2009, quando Paulo Bento estendeu contrato com o emblema de Alvalade pela segunda vez. De lá para cá, passaram 17 treinadores nas hostes leoninas, mas destes apenas Jorge Jesus mereceu a confiança para renovar, só que acabou por sair mais cedo do que estava previsto.
Os 16 restantes tiveram passagens bastantes fugazes por Alvalade, como aconteceu com Leonel Pontes, que foi técnico de transição depois dos despedimentos de Paulo Bento, em 2009, e Marcel Keizer, em 2019. Também Oceano esteve à frente da equipa apenas em quatro encontros, na altura em que rendeu Ricardo Sá Pinto até à chegada de Vercauteren. Mas houve mesmo um que foi contratado, mas foi despedido sem liderar qualquer encontro. Trata-se de Sinisa Mihajlovic e este episódio aconteceu no verão de 2018, quando Bruno de Carvalho estava de saída do Sporting. Sousa Cintra, presidente da Comissão de Gestão, chumbou a contratação do sérvio e apostou em José Peseiro que também só esteve à frente da equipa em 14 encontros. 

3 comentários:

  1. Lolololol.. Mayorga, és tu??? Sua doidona!!!

    ResponderEliminar
  2. Este LAMPIURSO está cheio de azia!

    Lembra-te uma coisa LAMPIURSO! O teu Eusébio, aprendeu a jogar futebol no Sporting Clube de Lourenço Marques, actual Maputo, desde os 14 anos até aos 19 anos! kkkkkkkkkkkkkk
    Mesmo esse "bebeu" e "comeu" futebol na escola LEONINA! e para o terem tiveram que o roubar, dentro daquilo que têm feito depois, com todas as vigarices que se sabem, como o tem provado os processos por vigarice e corrupção que têm nos tribunais!
    Vocês nunca criaram um BOLA DE OURO na vida!

    O vosso melhor futebolista de sempre foi fabricado nas escolas leoninas!


    ResponderEliminar
  3. Ouve lá, eu sou do Benfica e relativamente ao Ronaldo SÓ acho que é um dos maiores desportistas de todos os tempos, ímpar, único e sensacional! Que tem a ver o Benfica com a opinião de cada um? Que necessidade tens de vir falar de pseudo processos de vigarices do Benfica? Já foi condenado a alguma coisa? Os únicos condenados até ver são os do Porto. Esses sim, mas esses não te interessa falar, pois são os amiguinhos do Altis. Não te esqueças que o Ronaldo é idolatrado por muitos e odiado por outros, incluindo sportenguistas! Deixa o Benfica em paz, olha para o teu clube que já não fazes pouco. Relativamente aos comentários depreciativos em relação ao Ronaldo não há nada a fazer, seja por inveja, pequenes, ignorância ou estupidez, eles vão existir sempre.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...