26 novembro 2022

FC Porto empata em casa com o Mafra; "O Jesus também colocou o Rafa nesta posição. Não foi o Schmidt que descobriu"; Corinthians sonha com contratação de Cristiano Ronaldo; "Os que anunciaram o Apito Dourado como o maior escândalo do futebol português são os envolvidos agora"

Por várias vezes ao longo da sessão que decorreu esta manhã no Campus da Justiça, Carlos Duarte comparou o Caso dos Emails ao Apito Dourado. O antigo árbitro, e também advogado, não foi meigo nas palavras quando convidado a falar da proximidade de Ferreira Nunes com o Benfica e também da ligação entre João Pinheiro, Nuno Cunha e Paulo Gonçalves. "É uma indignação porque assistimos publicamente ao impacto que o Apito Dourado teve na arbitragem. Todos sabemos o que foi dito por pessoas e clubes como o Benfica. Foi uma especial surpresa e estupefação, já que tivemos a certeza, com a divulgação dos emails, de um comportamento que temos vindo a condenar e repudiar. Acaba por ser irónica a postura de alguns dirigentes em toda esta temática. As pessoas que anunciaram o Apito Dourado como o maior escândalo do futebol português, são agora as mesmas que estão envolvidas neste caso", defendeu o antigo membro do Conselho de Arbitragem.
Com a presença de Francisco J. Marques, a testemunha da defesa de Diogo Faria, um dos arguidos neste processo, falou de "promiscuidades" suspeitas. "Encarei a proximidade de Nuno Cabral com o Benfica como uma traição porque não deixa de ser um ex-árbitro. E a palavra proximidade é muito simpática. ‘Promiscuidade’ com Paulo Gonçalves será o termo mais certo", analisou Carlos Duarte que, diante do coletivo de juizes, foi mais longe com as críticas: "Os contactos entre João Pinheiro e Nuno Cabral, que consequentemente contactava Paulo Gonçalves, não são próprios. Tenho a certeza que é motivo de sanção em termos disciplinares e, eticamente, não há condições para apitar jogos do Benfica e de alguns outros clubes. A clubite não pode prejudicar a tarefa dos agentes."
Recorde-se que Francisco J. Marques divulgou no Porto Canal um email onde ficava claro que João Pinheiro enviou a Nuno Cabral, na altura delegado da Liga, o relatório de um jogo que dirigiu entre o Moreirense e Belenenses, no qual teve uma avaliação positiva. Mais tarde, o árbitro apresentou uma reclamação da nota da avaliação que lhe foi feita, a qual voltou a enviar a Nuno Cabral. Este, reencaminhou o referido email a Paulo Gonçalves, antigo assessor jurídico das águias. Francisco J. Marques levantou a hipótese desta troca de emails pretender mover influência junto das águias para que fosse possível melhorar a nota do árbitro.
Carlos Duarte não terminou o seu testemunho sem deixar uma ‘bicada’. "Se calhar, estamos a assistir a algumas manifestações perigosas esta época, mas quero acreditar que não é nada", atirou.

"O Jesus também colocou o Rafa nesta posição. Não foi o Schmidt que descobriu". Rafa Silva está em alta nesta temporada e tem sido um dos jogadores em destaque na formação encarnada que comanda a tabela classificativa no campeonato, soma e segue na Taça da Liga e na Taça de Portugal e ficou no primeiro lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões, ficando à frente de equipas como o Paris Saint-Germain de Leo Messi, Mbappé e Neymar Jr.
O camisola 27 da Luz tem cada vez mais protagonismo na equipa de Roger Schmidt e aparece muitas vezes em zonas de finalização, acabando por isso se refletir nos golos que vai conseguindo. Com isso, elogios não têm faltado também para o treinador alemão, sobretudo pela forma como está a conseguir retirar potencial futebolistico de Rafa Silva.
No entanto, há quem note que Roger Schmidt não é o autor da descoberta da fórmula Rafa Silva, até porque, antes, o camisola 27 estaria "magoado" com algo na Luz.
"Andava magoado com alguma coisa", começou por referir o antigo capitão do Sporting Litos, salientando que "não há nada como os resultados" para elevar a confiança dos jogadores.
Assim, o antigo jogador verde e branco, num olhar para a casa do rival, faz notar que Rafa Silva foi colocado nesta época numa posição que não é nova para o ex-internacional português.
"Ele está a jogar, de facto, numa posição em que não foi o Roger Schmidt que descobriu esta posição para o Rafa. O Jorge Jesus há dois anos no início de época também colocou o Rafa a jogar na mesma posição e ele também fez bons jogos", comentou Litos.
Por outro lado, o antigo capitão dos leões nota que Rafa "é um jogador que está cada vez mais maduro, mais experiente, até esta tomada de decisão em relação à Seleção Nacional vai-lhe dar um maior à vontade para se fixar no Benfica".
"Embora a gente ache que ele tinha tudo para ajudar a Seleção Nacional, mas foi a decisão dele e está tomada", reconheceu o antigo internacional português.
Em declarações no canal A Bola TV, Litos sustentou ainda que Rafa é um jogador distinto na forma como conduz a bola com velocidade. "É de facto um jogador que eu sempre elogiei e acreditei porque há poucos jogadores com esta velocidade".
"É evidente que falhou muitos golos, que ainda vai falhar alguns, porque chegar como ele chega à frente dos guarda-redes adversários, à velocidade com que vai...", salientou Litos sobre o jogador que está perto de renovar contrato com o Benfica.
A esse respeito, o antigo capitão do Sporting entende que o camisola 27 "não vai querer sair do Benfica, está-se a sentir bem agora" de águia ao peito.

2-2. O FC Porto teve uma má entrada na presente edição da Taça da Liga ao não ir além de um empate, a duas bolas, na receção ao Mafra. Os dragões perdiam por 0-2 ao intervalo. Pepê e Toni Martinez fizeram os golos dos dragões no segundo tempo.

Corinthians sonha com contratação de Cristiano Ronaldo. Apesar de acreditar ser muito difícil concretizar o negócio, o Timão estará interessado em assegurar a contratação de Cristiano Ronaldo, após o Mundial. Segundo avança a imprensa brasileira, a única possibilidade da situação ganhar corpo é o Corinthians arranjar parceiros para pagar os ordenados de CR7.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...