07 outubro 2022

"Gonçalo Inácio jogou no campeonato nacional. O António Silva joga no campeonato nacional e na Liga dos Campeões"; Caso dos emails: autor do parecer da ERC contra Porto Canal assumiu ser sócio e acionista do Benfica; FC Porto oficializa nova renovação e Pinto da Costa promete tentar mais

Carlos Landim, jurista que elaborou o parecer da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC), foi uma das testemunhas ouvidas em Tribunal na sessão da tarde. Como esse processo ainda não está encerrado, o jurista não pode falar sobre o mesmo mas respondeu às questões de Nuno Brandão, advogado de Francisco J. Marques. Um diálogo rápido.

Nuno Brandão (advogado) - É sócio do Benfica?

Carlos Landim - Sou.

NB - E accionista da SAD do Benfica?

CL - Sim, sou um accionista simbólico…

NB - No seu gabinete da ERC, em 2017, tinha algum acessório do Benfica?

CL - Tinha e ainda tenho.

NB - O quê, cachecóis?

CL - Não, tenho cartazes…

Estas revelações mereceram, logo após o final da sessão, um comentário de Francisco J. Marques na conta pessoal no Twitter. "Carlos Landim, jurista que elaborou o parecer da ERC que censurou o Porto Canal pela divulgação dos mails e criou a fantasia da truncagem, reconheceu em tribunal ser sócio do Benfica, acionista da Benfica SAD, assumindo ter vários cartazes do Benfica no seu gabinete na ERC. O meu advogado, dr. Nuno Brandão, fez requerimento, deferido pelo tribunal, para se extrair certidão com a gravação destas declarações para juntar ao processo de impugnação da decisão da ERC, que corre no tribunal administrativo."

João Mário renova com o FC Porto até 2027. O FC Porto anunciou há instantes, nesta sexta-feira, a quarta renovação do dia. Depois de Evanilson, Pepê e Zaidu, agora foi a vez do lateral João Mário, cujo novo vínculo com os dragões é válido por mais dois anos, até 2027.
"Esta renovação significa muito para mim. Esta é a minha casa e foi aqui que cresci desde pequenino. Encaro esta renovação como um sinal de confiança de toda a estrutura do FC Porto. Agora espero poder retribuir em campo", afirmou João Mário, em declarações divulgadas no site dos dragões.
"Estou aqui e sou mais um para ajudar, seja a avançado, a extremo ou a guarda-redes. Quero é ajudar a equipa e o clube. Seja qual for a posição em que jogue, vou dar sempre o meu máximo pelo FC Porto", acrescentou o jogador que fez toda a formação como extremo, mas que foi adaptado a lateral por Sérgio Conceição.
E como dragão desde de pequenino que é, João Mário colocou todo o foco nos... títulos. "Já conquistei alguns títulos aqui, mas quero conquistar muitos mais. Queremos sempre mais e este clube vive disso, é para isso que eu e os meus colegas trabalhamos diariamente. Vamos lutar pelo título de campeão nacional, pela Taça de Portugal, pela Taça da Liga e tentar chegar o mais longe possível na Liga dos Campeões", rematou.

Pinto da Costa promete tentar mais. Houve póquer de renovações no FC Porto nesta sexta-feira: João Mário, Zaidu, Pepê e Evanilson assinaram novos vínculos com o clube e prolongaram as respetivas ligações até 2027. Como não poderia deixar de ser, Jorge Nuno Pinto da Costa foi o elemento em comum nas quatro renovações e anunciou que mais se poderão seguir, mas sempre “dentro das possibilidades do FC Porto”. “Vamos prosseguir as conversas que já iniciámos com outros jogadores”, prosseguiu o presidente mais titulado do mundo antes de sublinhar a vontade da estrutura portista em “manter este grupo durante muitos anos”.

Quatro renovações e a contar

“Como é natural, queremos renovar com todos os jogadores que o treinador acha importantes e não são só estes quatro, são mais. Vamos prosseguir as conversas que já iniciámos com outros jogadores, mas dentro das possibilidades do FC Porto, pois temos algumas limitações até por regras da própria UEFA. Se pudermos renovar por mais tempo com todos os jogadores que interessam para estarmos mais seguros e termos uma equipa que não obrigue o treinador a estar a inventar todos os anos, faremos tudo para que assim seja. Se infelizmente não for possível segurar todos os jogadores, naturalmente que teremos substituir algum que eventualmente não seja possível manter. A nossa vontade é manter este grupo durante muitos anos.”

O aval do treinador

“Neste período difícil, acho que até ao jogador dá outra tranquilidade. É uma prova de confiança e, se estamos a fazer estas renovações, é porque o nosso treinador, que espero que se mantenha aqui muitos anos, tem confiança neles. Se assim não fosse, não estaríamos aqui agora. Espero, de facto, que em breve haja mais, mas sempre dentro das nossas possibilidades, pois não é fácil segurar um plantel destes. Estou feliz pois, além de serem quatro bons jogadores, são quatro excelentes profissionais e pessoas de muito caráter.”

"António Silva é diferente de Gonçalo Inácio". Gonçalo Inácio é titular do Sporting há várias épocas, desde a temporada em que ajudou os leões a romperem o jejum de títulos no campeonato, mas não mereceu até agora a preferência de Fernando Santos para entrar no lote de eleitos da turma das quinas. Recentemente, então pelo SC Braga, David Carmo, agora no FC Porto, chegou a ser chamado e fala-se também na crítica de que António Silva, do Benfica, está à espreita para ser chamado ao Mundial.
Atualmente, soluções não faltam ao selecionador nacional que terá vários jogadores para escolher mas Diogo Luís, antigo jogador de futebol, entende que é necessário perceber as diferenças, por exemplo, em relação ao benfiquista António Silva e ao sportinguista Gonçalo Inácio.
"É diferente porque o Gonçalo Inácio jogou no campeonato nacional. O António Silva joga no campeonato nacional e na Liga dos Campeões", disse Diogo Luís, referindo-se ao período em que Gonçalo Inácio se começou a impor na equipa do leão, jogando apenas a nível interno, em relação ao que faz António Silva que joga a nível interno mas também já na Liga dos Campeões nesta fase inicial do seu aparecimento na principal equipa encarnada.
Para Diogo Luís, "na Liga dos Campeões é que provas efetivamente se tens ou não capacidade para jogar com os melhores". E o antigo jogador realça que António Silva tem revelado essa capacidade.
"E a partir do momento em que tu demonstras que tens capacidade para jogar com os melhores estás mais perto da Seleção Nacional", destacou Diogo Luís, em declarações na CNN Portugal.
Em jeito de opinião em relação à decisão de Fernando Santos em não ter chamado até agora Gonçalo Inácio, Diogo Luís diz que a presença numa prova como a Liga dos Campeões funciona como um 'selo de garantia' para validar ou não um jogador.
"Para um selecionador que não sabe se o jogador tem ou não potencial porque é muito novo, se ele o demonstra nas grandes competições, fica mais fácil levá-lo", considerou Diogo Luís.
António Silva é a figura do momento no Estádio da Luz. O atleta renovou recentemente contrato com o Benfica até 2027 e é uma das unidades em maior destaque entre as opções de Roger Schmidt.
Já Gonçalo Inácio não mais deixou de ser opção em Alvalade para o treinador Rúben Amorim desde que foi lançado por ele há várias épocas e tem feito uma parceria no modelo a 'três' na defesa verde e branca.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...