06 outubro 2022

Cotação dispara no Dragão e 'tubarões' podem atacar; Passes de Adán são problema no Sporting. Lesão pode ser o motivo; Messi faz pleno com os grandes e tornou-se no único jogador a marcar a 40 equipas diferentes na Champions

Diogo Costa está em alta no FC Porto e já há vários colossos do futebol europeu que seguem o jovem guarda-redes. A grande exibição frente aos alemães do Bayer Leverkusen para a Champions (triunfo 2-0 dos portistas), em que defendeu um penálti quando o jogo estava empatado, veio aumentar a cotação do jogador.
Titular absoluto no seu clube desde a temporada passada e na seleção nacional, o guarda-redes já revela grande experiência apesar dos seus 23 anos. Nas últimas semanas têm surgido rumores do interesse do Manchester United e do Atlético de Madrid na contratação do guardião formado no Olival. Os ingleses procuram um substituto para De Gea, jogador espanhol que pode sair no final da época. Já os colchoneros estão no terreno em busca de uma alternativa a Oblak, que deve sair para os ingleses do Tottenham.
O FC Porto tem em mãos um diamante e espera fazer um grande encaixe financeiro a médio prazo. A cláusula de 60 milhões é também acessível, comparando com outros jogadores da mesma posição, por isso a continuidade de Costa em 2023/24 deve ser difícil.

Passes de Adán são problema. Adán assinou os piores 23 minutos da carreira em Marselha, sendo expulso por usar as mãos fora da área, mas já antes oferecera o empate a Alexis Sánchez com um remate disparatado contra o chileno, pontapeando mal de seguida, propiciando o contragolpe francês para o 2-1. Ora, o passe é mesmo a pecha de Adán este ano. Na primeira época de leão ao peito alcançou 67,7% de acerto no passe longo, na segunda 69,4% e em 2022/23 está com 51,3%. A forma de colocar a perna direita no chão, do pé de apoio, pode estar a influenciar a canhota. A lesão ligamentar sofrida no joelho direito no final de julho não travou muito tempo o guardião de 35 anos, que foi titular em Braga na primeira jornada. No entanto, esse problema físico continua na mente de Adán e, segundo O Jogo, condiciona na antecipação e saída da baliza, porque, naturalmente, há um cuidado redobrado nas acelerações e rotações.
Decidido a dar a volta ao momento e autocrítico, como explicou no final do jogo, Adán está atento aos sinais do seu joelho, mas quer continuar a jogar, considerando que está apto. A equipa médica avalia o atleta e sabe do esforço que este está disposto a fazer. Aliás, vale a pena recordar que, pelo Bétis, andou três meses a ser infiltrado para não desfalcar os andaluzes no final de 2017/18, devido a pubalgia.
A Imprensa internacional destacou-lhe a culpa no embate com o Marselha, mas Melo, antigo guarda-redes do Sporting, acredita numa reação. “Foi infeliz. Sabe-se o que ele deu ao Sporting. Os guarda-redes passam, em algum momento, por isto. É o ADN do Sporting arriscar na primeira fase de construção. Não é um problema de qualidade na saída de bola do Adán”, disse à Renascença.

Messi faz pleno com os grandes e tornou-se no único jogador a marcar a 40 equipas diferentes na Champions. O Benfica foi o grande de Portugal que mais tempo resistiu aos golos de Messi: só ontem, ao terceiro duelo com o argentino, é que as águias sofreram um golo dele, provando do veneno que já havia afetado FC Porto e Sporting. Os dragões sofreram um golo de Messi na única vez que o defrontaram de forma oficial, na Supertaça Europeia de 2011, enquanto os leões sentiram a sua pontaria no segundo dos quatro jogos em que o encontraram. Messi tem agora o pleno contra os grandes de Portugal e, ao faturar com o Benfica, tornou-se no único jogador a marcar a 40 equipas diferentes na Champions. É obra!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...