21 setembro 2022

Dono do Chelsea pode investir num dos 'grandes' de Portugal; Renovação de Uribe no FC Porto pode ter-se complicado; “Benfica está acima de tudo o que os livros de estudo apresentam”

Quando na semana passada Todd Boehly lançou publicamente a ideia de investir no futebol português rapidamente a imprensa começou a tentar perceber qual seria o passo seguinte. Na altura, o jornal Record confirmou que o empresário norte-americano falou com fonte próxima de Jorge Mendes sobre o tema, mas não foram adiantados mais pormenores, nomeadamente qual seria efetivamente o alvo desse investimento. Alguns dias depois, num exercício hipótetico, o portal 'The Athletic' olhou ao futebol nacional e apontou alguns cenários.
O primeiro clube a ser falado no artigo é o Estoril, pese embora estar de momento na esfera de David Blitzer, o dono do Crystal Palace e dos Philadelphia 76ers. "Isso provavelmente tira-os da mesa, ainda que Blitzer, tendo tantas equipas, possivelmente poderia prescindir desta", escreve o artigo.
Mais acessível, pelo menos em teoria, seriam as duas opções seguintes a ser faladas. Primeiro o Vizela, um clube atualmente detido por empresários chineses. E isso, segundo o 'The Athletic', é algo facilitador pois, nas palavras do autor do artigo "não há um clube com dono chinês na Europa que não esteja para venda". Depois aparece o Casa Pia, um clube detido pelo empresário também norte-americano Robert Platek, que para lá dos gansos tem ainda o Sønderjysk Elitesport, na Dinamarca, e o Spezia, da Serie A italiana.
A terceira hipótese falada neste artigo é, provavelmente a mais difícil, mas sabendo-se do poderio financeiro de Boehly... tudo é possível. "Talvez ele pense 'já tenho os Dodgers, os Lakers e o Chelsea - vou agora apostar num dos grandes do futebol português'. E, em teoria, Benfica, FC Porto e Sporting estão disponíveis, porque são empresas listadas", escreve o 'The Athletic'. Ainda assim, logo de seguida aponta dois problemas: primeiro o facto de os acionistas das SAD dos grandes não terem vontade de vender as ações, como sucedeu a John Textor quando tencionou entrar no Benfica.
Depois, há o possível conflito de interesses por deter dois grandes clubes - juntando um português ao Chelsea -, já que a UEFA por regra impede que dois clubes detidos pela mesma pessoa ou grupo possam competir na mesma competição (no caso a Liga dos Campeões). Ainda assim, a verdade é que essa proibição já tem sido contornada, com RB Leipzig e RB Salzburgo a disputarem esta época, pela segunda consecutiva, a Liga dos Campeões. E isso talvez ajude a explicar a vontade do Chelsea em integrar na sua estrutura Christoph Freund, o atual diretor desportivo do RB Salzburgo, provavelmente tentando perceber os segredos que levaram a esse contornar das regras da UEFA.
Note-se que o interesse em Portugal deve-se à teórica maior facilidade para conseguir vistos de trabalho, já que por atuarem no nosso país os jogadores garantem 10 pontos para a obtenção desse visto. Se jogarem metade dos jogos da equipa, recebem mais 5 pontos e cumprem, assim, os necessários 15 para receber autorização para atuar na Premier League.
Além de Portugal, Boehly está de olho na Bélgica, com especial atenção para três equipas: Cercle Brugge, KV Kortrijk e KV Mechelen. A França, por atribuir 12 pontos para integrar jogadores extracomunitários, é também um país a ter em conta, com clubes como Angers, Auxerre, Lens e Lorient como potenciais futuros investimentos. A Holanda, o país onde o Chelsea já fez 'negócio' com o Vitesse, é outra possibilidade, ainda que visto num patamar inferior.

A continuidade de Uribe no FC Porto para além desta temporada é uma questão para a qual ainda não existe resposta. Os agentes envolvidos na transferência do colombiano para Portugal estiveram na Invicta para abordar o assunto, mas das conversas não resultaram uma conclusão animadora para os portistas. A diferença entre o que foi oferecido e o que é pretendido pelo médio mantém-se, mas no Dragão reina a esperança em poder segurar um jogador que tem sido fundamental para Sérgio Conceição desde que chegou, em 2023.

“Benfica está acima de tudo o que os livros de estudo apresentam”. O Benfica goleou o Marítimo por 5-0 e prossegue a sua caminhada vitoriosa na presente temporada. E esta onda de resultados positivos merece duas análises de Abel Xavier: um curto olhar ao desempenho de ontem, que acaba por não surpreender, e a forma como Roger Schmidt rapidamente montou uma equipa ganhadora. E isso, sim, surpreende o antigo internacional português.
“Há aqui duas realidades completamente diferentes. O Benfica luta por objetivos que não têm nada que ver com os objetivos do Marítimo, com uma qualidade tremenda”, resumiu, para justificar a goleada de ontem no Estádio da Luz, com golos de Rafa, Gonçalo Ramos (dois), de Neres e Draxler.
E segundo Abel Xavier, este triunfo assenta também no desempenho do técnico encarnado, sobre quem se levantaram dúvidas, mas que colocou o Benfica “acima de tudo o que os livros de estudo apresentam”.
“O Benfica consolidou um processo de crescimento que muita gente pôs em causa. A questão da equipa tipo, a gestão do esforço.  A dinâmica vencedora minimiza esse impacto. Uma coisa é recuperar sobre derrotas outra coisa é recuperar sobre vitórias. Podemos estar aqui a lançar um contexto completamente diferente de análise, porque o Benfica está acima da média, está acima de tudo o que os livros de estudo apresentam”, diz o ex-futebolista, em declarações na CNN.
Todavia, os elogios ao técnico do Benfica não se ficam pelos resultados. Para Abel Xavier, esse foi um efeito de outro fator: a preparação do técnico alemão, que demonstra um largo conhecimento do futebol em Portugal.
“Roger Schmidt não tinha o conhecimento da realidade do futebol português. E estudou o futebol português. Uma coisa é estudar o futebol português, outra coisa é estar dentro do futebol português”, avalia.
Abel Xavier vai mais longe e recorda as sucessivas dúvidas levantadas a cada vitória. Para o antigo internacional, o triunfo frente à Juventus deu mais um sinal positivo, em relação à capacidade deste Benfica.
“Pôs-se em causa se o Benfica teria o mesmo perfil na competição portuguesa e nas competições europeias. E, de facto, o Benfica tem o mesmo perfil”, afiança o ex-defesa, numa comparação com a estratégia adotada na I Liga e na Liga dos Campeões.
Claro que Roger Schmidt tira partido de um fator externo: o apoio dos adeptos. Nos primeiros minutos diante do Marítimo, o Benfica apresentou-se lento e pouco inspirado. E Abel Xavier, que esteve no Estádio da Luz, comprovou a importância dessa ajuda das bancadas.
“Quando a equipa está em lentidão de processos - o que aconteceu, no início do jogo com o Marítimo -, o próprio adepto aglutina, mobiliza e a equipa transforma-se completamente. Eu estive no estádio e vi que o 12.º jogador é muito importante para aquilo que está a acontecer no Benfica”, realçou, neste comentário ao jogo feito na CNN.

7 comentários:

  1. Ó Abel Xavier tem calma porque o fontanelas é que decide o campeão

    ResponderEliminar
  2. ESTA NOITE O VITOR BAÍA DISSE QUE O CONCEIÇÃO ERA O MELHOR TREINADOR DO FRUTABOL PORTUGUÊS ATUAL

    …O FONTANELAS RIU-SE…


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem sido mais importante o frutanelas que o Conceição

      Eliminar
  3. Chupem nelas!!!

    EMAILS

    A divulgação de emails do Benfica, pelo FC Porto, no Porto Canal, em junho de 2017, levantou suspeitas de alegados crimes de tráfico de influência, corrupção passiva e ativa por parte do emblema encarnado. O Ministério Público constituiu Paulo Gonçalves como arguido no processo, que investiga uma alegada rede de corrupção na arbitragem para beneficiar o Benfica.


    VOUCHERS

    O processo foi iniciado na sequência de uma queixa apresentada em 2015 por Bruno de Carvalho, então presidente do Sporting, investigando a existência de possível corrupção do Benfica a árbitros.

    OPERAÇÃO LEX

    Luís Filipe Vieira é arguido por recebimento indevido de vantagem, sendo acusado de ter oferecido ao juiz Rui Rangel uma vaga na futura universidade das águias como compensação pela influência do juiz num processo fiscal do seu filho. A investigação, que se estende por vários magistrados, por alegada prática de crimes de corrupção, branqueamento, tráfico de influências e fraude fiscal, tem já 18 arguidos, entre eles o líder encarnado e o vice-presidente Fernando Tavares.

    E-TOUPEIRA

    A SAD foi ilibada de julgamento, num caso que investiga a violação de justiça, nomeadamente com acesso a investigações e processos relacionados com o Benfica e até clubes rivais. Paulo Gonçalves, José Augusto Silva e Júlio Loureiro vão a julgamento, que ainda não começou por recurso para o Supremo Tribunal por parte deste último.

    JOGOS VICIADOS

    A Polícia Judiciária e o Ministério Público investigam um alegado aliciamento de jogadores do Marítimo por um elemento próximo do Benfica antes de um confronto entre as duas equipas, na 33.ª jornada do campeonato de 2015/16. À SIC, dois alegados jogadores dos insulares lançaram as suspeitas, de forma anónima. Além disso, também um desafio com o Rio Ave está na mira da investigação, que tem como suspeitos Paulo Gonçalves e César Boaventura.

    MALA CIAO

    A Polícia Judiciária do Porto suspeita de um esquema por parte do Benfica que visava a compra de jogadores para perderem os seus desafios com as águias e também para ganharem ao FC Porto. No âmbito da investigação, foram realizadas buscas a quatro sociedades anónimas desportivas, como Aves, V. Setúbal, Marítimo e Paços de Ferreira, num caso em que é investigada a possibilidade de a cedência de atletas serviria como troca de favores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOLOLOL... o melão deste manel é épico!!! Esqueceste-te do E-NADA, do E-ZERO, do E-NIKLES, do E-RIEN e do E-MERDA!!! Olha lá, o clube das putas e dos calheiros já pagou o que deve ao Benfica? Esses sim foram condenados.. o resto é merda para a ventoinha bem ao estilo da máfia de contumil. Vai mas é apedrejar uns carros e relaxa.

      Eliminar
    2. No pequeno resumo dos processos em causa, está bem espelhado o que é a organização criminosa, em que foi transformado o sport lisboa e batota, apoiado por uma larga franja de adeptos cegos de fanatismo e sem a menor posta de vergonha, os lampiões!!!!

      Eliminar
  4. Este último é doente do FC 🐷 caga nos processos não percebes nada e mails roubados não são provas pode ter havido alterações dos e mails vindo do FC 🐷 tudo é possível doping ataques a carros mortes e pancada das mesmas claques do FC 🐷 etc etc etc

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...