26 setembro 2022

Alerta na Luz! Benfica pode perder 'pérola' a custo zero; Enzo fecha (por agora) porta da saída da Luz; O motivo para Amorim não ter (ainda) apostado em Mateus Fernandes

Apesar do crescente protagonismo que Enzo Fernández tem conseguido atingir desde que chegou ao Benfica, o qual tem colocado o médio cada vez em melhor posição nas listas de potenciais contratações dos clubes de maior envergadura financeira da Europa, tanto os encarnados como o camisola 13 estão de acordo num ponto: a ligação entre ambos é para manter firme até final da época. Segundo O Jogo, a SAD liderada por Rui Costa tem a convicção de que, mesmo surgindo ataques pelo médio na reabertura do mercado, em janeiro, Enzo Fernández é um ativo para segurar. E também o agora internacional argentino está totalmente focado em permanecer na Luz para lá dessa janela.
As informações recolhidas pelo diário são claras. Enzo pretende manter o seu caminho de adaptação ao futebol europeu ao serviço do Benfica, clube onde se sentiu muito bem recebido, quer pelo grupo de trabalho, quer pelos dirigentes, quer pelos adeptos das águias, que já o elegeram como um dos atletas favoritos. O jogador sabe que grandes clubes europeus continuam a segui-lo, como já sucedera antes de aceitar trocar o River Plate pelo Benfica – o Liverpool é um desses colossos que não descartam avançar por Enzo no curto/ médio prazo –, mas por enquanto exclui uma saída.
Já pelo lado dos encarnados, que pagaram dez milhões pelo médio, mais oito por objetivos (dois milhões quando fizer 25, 40 e 50 jogos, sendo que já foi paga uma primeira parcela nesse valor quando o completou 10 partidas). A cláusula de rescisão de 120 M€, a mais alta entre atletas encarnados, dá tranquilidade a Rui Costa numa futura abordagem por um jogador do qual as águias detêm 75 por cento dos direitos económicos, estando o restante nas mãos do River Plate. A SAD sabe que a valorização de Enzo, ainda para mais após a estreia pela Argentina frente às Honduras, e potencial chamada à fase final do Mundial deste ano, deverá aumentar e, por isso, procurará segurar o jogador o mais possível. Não há, pois, qualquer intenção em facilitar a saída no mercado de inverno a não ser por valores irrecusáveis contratualmente.

Alerta na Luz! Benfica pode perder 'pérola' a custo zero. Na lista que Rui Costa anunciou ter de dossiês pendentes de renovações de jovens jogadores está inscrito o nome de Cher Ndour, um dos mais promissores jogadores da equipa B dos encarnados cujo contrato expira no final da temporada. O presidente das águias está mesmo, apurou o jornal O Jogo, a tentar segurar o jovem internacional italiano – estreou-se sexta-feira pelos sub-20 contra Portugal –, mas o processo continua sem acordo à vista.
Aquele que é um dos campeões da Youth League e vencedor da nova Taça Intercontinental do escalão, pelo Benfica, está a discutir um novo contrato, válido por cinco temporadas. Se não chegar a acordo, o jogador de 18 anos poderá vincular-se a outro emblema já em janeiro a custo zero, situação que os responsáveis encarnados pretendem evitar, até porque os relatórios da formação apontam Ndour como um talento a reter no Seixal.
Enquanto a sua situação contratual, rotulada de urgente pela SAD, não evolui, e até por causa disso mesmo, já há notícias em Itália a dar conta do interesse do Nápoles no jogador que as águias contrataram sem custos em 2020, proveniente da Atalanta, ele que já foi apontado a Barcelona, Juventus, Chelsea e Bayern. Esta temporada o dono da camisola 73 alinhou nos sete jogos dos bês, foi titular ainda na final da Taça Intercontinental e em duas rondas a Youth League.

O motivo para Amorim não ter (ainda) apostado em Mateus Fernandes. O médio de 18 anos, será, muito provavelmente, o próximo jovem da cantera leonina a aparecer na equipa principal do Sporting, mas por agora, apurou o jornal A Bola, o treinador da equipa, Rúben Amorim, aguarda por um momento mais favorável para lançar o talentoso futebolista, uma vez que os resultados desportivos na Liga têm estado muito longe daquilo que os leões naturalmente desejavam.
O crescimento e empenho de Mateus Fernandes no trabalho diario, de resto, tem sido registado com entusiasmo pela estrutura que dirige o futebol profissional, pelo que a oportunidade para este jogador, que tem atuado pela equipa B, depois de ter feito a pré-época com o plantel principal, tendo, inclusivamente, sido apresentado, não tardará a chegar, ele que atua preferencialmente na posição 8 e tem uma visão de jogo acima da média, sendo muito forte no último passe.
Há quem estabeleça até algumas parecenças com Matheus Nunes, sobretudo na forma como galga metros com a bola controlada. O senão? Alguma falta de confiança na hora de rematar à baliza, razão pela qual não marca muitos golos. Uma questão que, porém, pode perfeitamente ser trabalhada.
O próprio Rúben Amorim já reconheceu publicamente apreciar as características de Mateus Fernandes, admitindo que, neste momento, o jogador está a crescer na equipa B. Mas tudo pode mudarem breve. E tudo uma questão de oportunidade.

5 comentários:

  1. Lápis Azul: Esta gente não se apercebe que estamos num País Democrático
    O despedimento do comentador Jaime Cancella de Abreu da SPORT TV é mais uma prova de que os poderes instalados no futebol Português, estão infestados de anti-Benfiquismo primário. Num programa em que é suposto os comentadores darem a conhecer a sua opinião e partilhar a dos adeptos do seu clube na blogosfera, as pessoas não podem ficar ofendidas com o Jaime Cancella de Abreu ou dizeren que ficaram surpreendidas por os Benfiquistas terem criticas a fazer em relação a seleçao nacional. Nenhum Benfiquista ficou ofendido com o que disse Jaime Cancella de Abreu! Pelo contrário, o despedimento do Jaime Cancella de Abreu é que é mais uma ofensa ao Benfica!

    Então, a Federação Portuguesa se indigna com as criticas do Jaime Cancella de Abreu exigindo o seu despedimento e não se indignou quando jogadores insultaram as mães de muitos adeptos Portugueses (despedimento, quando não castigaram internamente, nem exigiram sequer um pedido de desculpas publicas, era o mínimo para que os Benfiquistas não se sentissem ofendidos, sempre que os mesmos envergassem a camisola da seleção nacional).

    O jogo de estreia do Octávio há um ano atrás, coincidiu com o jogo em que o Fernando Santos concedeu os últimos 9 minutos ao Rafa na seleção, depois disso, não o voltou a convocar, até que agora com o Otávio lesionado, se lembrou de convocar novamente o Rafa e pelos vistos sem ter tido nenhuma palavra de conforto/esclarecimento em privado com o jogador sobre a forma abjeta que foi acusado publicamente em Novembro de 20221 (deixaram o jogador a sofrer durante 1 ano sem darem nenhum tipo de esclarecimento, sequer em privado ao jogador, ele só via que não constava da convocatória até que surpreendentemente agora se viu obrigado a enviar email a informar que não estava disponível). Numa altura em que não havia nenhum jogador do Benfica entre os selecionados, mesmo assim, acusaram-no como responsável pela derrota (Rafa Silva, o único Benfiquista que era presença assidua na seleção, cuja última vez em campo tinha sido 5 jogos antes). Este comportamento só pode ser condenável aos olhos de qualquer adepto, foi ofensivo para o Rafa, mas é só mais uma das sucessivas ofensas aos Benfiquistas. Apesar de uma residual utilização nestes 9 anos em que esteve completamente a disposição, ainda há comentadores que jocosamente afirmam que o Rafa Silva devia se confomar com os minutos que teve, pois nenhum outro jogador do Benfica conseguiu jogar mais minutos na seleção nestas últimas 9 épocas! Nenhum outro jogador do Benfica teve mais minutos na seleção nas últimas 9 épocas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A seleção quando em detrimento do único Benfiquista que vinha sendo convocado, decide agraciar em Junho 2022 com a convocatória, aqueles que insultam as mães dos Benfiquistas (sobre estes canticos Benfica apresentou queixa formal em 17/05/2022), tem a obrigação de saber que obviamente, iria ser criticada por todos aqueles Benfiquistas que se sentiram ofendidos.

      Quem não se sente não é filho de boa gente! Rafa Silva se sentiou ofendido, como o presindente Rui Costa, o simples adepto Jaime Cancella de Abreu se sentiu (o que ele disse é a verdade e a sabedoria popular sempre disse que quem diz a verdade não merece castigo). Não conheco nenhum Benfiquista que não se tenha sentido ofendido por esses jogadores e por tabela pela Federação pela sua inação nesse caso dos canticos ofensivos. É certo que o único jogador do Benfica que poderia se ver obrigado a partilhar o balneário com os responsáveis pelos insultos era o Rafa Silva, mas o selecionador acabou prescindindo dos seus serviços nessa convocatória de Junho 2022 em vez, de obrigar os jogadores que proferiram as ofensas a se retratarem publicamente. Os Benfiquistas foram ofendidos nesses canticos e os responsáveis pela seleção não fizeram o exigível para defender estes Portugueses que se sentiram ofendidos. Quem deve defender os interesses dos Portugueses nada fez! Não admira que neste momento, a maioria dos Benfiquistas esteja tão afastados da seleção, estes casos de insultos não se resolvem assobiando para o ar, sem uma efetiva condenação da atitude ofensiva!

      Mesmo que o Fernando Santos ou os responsáveis da Federação não vejam onde está o mal de insultar as mães de muitos Portugueses, os Benfiquistas seguramente se sentiram ofendidos. Os Benfiquistas exigem a quem os representa na Comunicação Social, que defenda o clube das canalhices que o clube tem sido alvo nas últimas épocas (Veja-se os juízos de carácter que diversos comentadores Portistas e Sportinguistas já fizeram ofensivas ao Benfiquista Rafa Silva sem consequências). Jaime Cancella de Abreu tem estado bastante bem ao denunciar o que está mal no futebol Português e a esmagadora maioria dos Benfiquistas se revê nos seus argumentos. É inaceitável, em plena democracia privarem os Benfiquistas de defender o seu ponto de vista! É vergonhoso o que se passa em Portugal, com os podres poderes instalados na nossa Liga Profissional de Futebol.


      Eliminar
    2. Surpresos com a dispensa de um Benfiquista da SportTV?!

      Por: Shadows
      Para começo de conversa, o que fazia lá?

      Depois, o que esperavam de um canal que desde que foi criado serviu apenas para beneficiar o FC Porto, quer nos pormenores das transmissões televisivas, quer nos dinheiros distribuídos?

      Há muitos anos que este canal é isto: serviço ao sistema e ao FC Porto.

      Termino por onde comecei: o que sequer fazia lá alguém a comentar como Benfiquista?

      Espero que todos tenham aprendido a lição, de uma vez por todas.

      O rompimento com a SportTV já devia ter ocorrido há muito por parte de todos os benfiquistas.

      Eliminar
  2. FIM-DE-SEMANA À BENFICA!
    No topo do mundo! Sem o futebol do Benfica o fim-de-semana desportivo só não foi uma seca por causa das nossas equipas nas quadras. O basquetebol masculino alcançou o feito histórico, após três brilhantes eliminatórias, de chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões! Nunca um clube português tinha conseguido esse tremendo objectivo! Para quem não sabe, a Liga dos Campeões da FIBA é a terceira competição europeia de clubes - primeira da FIBA Europa -, atrás da Euroliga e da EuroCup e à frente da FIBA Europe Cup.
    No mesmo dia (domingo) e uma semana depois de vencer a Supertaça, o Benfica deslocou-se a Ermesinde trazendo para casa a 14.ª edição da Taça Vítor Hugo, prova de abertura das competições femininas de basquetebol, ao vencer o GDESSA Barreiro por 71-55. A festa no autocarro no regresso foi mal digerida pelo motorista da Transportadora Barraqueiro. O relato do nosso treinador (Eugénio Rodrigues) diz que os cânticos das jogadoras feriram a fina sensibilidade auditiva do coiso (vale uma aposta que é sapo?) ao ponto de não conseguir segurar o peso da cornadura! "Impedidos de festejar no nosso próprio autocarro" (...) "Enquanto eu for treinador do Glorioso, vamos cantar o nosso clube mesmo que isso signifique estar horas bloqueado numa estação de serviço e chegar de madrugada a Lisboa. Somos Benfica e ninguém nos calará". Ninguém, Eugénio, e por muito que se refodam com as nossas conquistas, nunca nos conseguirão calar.
    Ao bater o Nun’Álvares por 4-3 no desempate por grandes penalidades a a supertaça de futsal feminino entrou directa no "Cosme Damião". Sétimo troféu na prova, os seis últimos conquistados em anos consecutivos. Faltou a supertaça em masculinos, perdida nos penaltis para os sapos, para o domingo ser ainda mais de arromba. Não está fácil derrotar este Sporting. Mas se nos lembrarmos que não há muito tempo, no basquete, éramos gozados na MDCSDQT pelas 10 derrotas sucessivas com os sapos e que agora seguimos nas asas do vento, quem sabe se quando se lhes acabar o pitróil não acontece o mesmo também no futsal.
    Comentador de Pádel (entretanto saneado da Eleven Sports após queixa do clube da fruta): "Aqui não há Taremis". Comentador CMTV: «Apetecia-me estar ao lado dele para lhe dar um tabefe na boca. Cala-te seu palerma, meu burro». Agora, para além da cultura do ódio e da ofensa gratuita, o comentador ligado ao clube da fruta promove a agressão física que lhe é tão querida - desde os tempos em que usava os pitões de alumínio no relvado - única forma de se fazer notado. Rodolfo Reis que, enquanto atleta, era uma subespécie de Pepe mas sem o menor resquício de inteligência, a jogar com as palavras consegue ser ainda mais rasca! Mas quando tens um presidente de câmara que lidera o conselho superior do foculporto e se permite chamar tudo e mais um par de botas a um jornalista da sport tv (censurar Rui Moreira tá quieto que o respeitinho é bonito e o foculporto costuma ter mão pesada) desalinhado...
    Depois do "El Guito" e "Selminho" usar expressões como «uma provocação abjecta "flash interview" por parte do pseudo-repórter da Sport TV», apelidando o jornalista de "uma vergonha", "um nojo", "um perfeito imbecil" e se ficar a rir, sem nenhuma crítica ou consequência política, quem é que pode exigir a um pedaço de gebo, com a sua boçalidade e javardice cognitiva, que tenha comportamentos de gente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PS: Nunca nos conseguirão calar. Jaime Cancella de Abreu é saneado na sport tv, publica um vídeo nas redes sociais a cancelar a assinatura e é visto e replicado por muitos milhares de benfiquistas. Grande parte deles, dos que ainda pagam aquele canal anti-Benfica, a declarar que iam ou que já lhe tinham seguido o (bom) exemplo. Quase que tive pena (vade retro Satanás) de não ser subescritor do canal dos Oliveiras para ter o prazer de os mandar bugiar. Cá se fazem cá se pagam, no bolso que é onde mais lhes dói.
      PSI: Vítor Bruno, adjunto do Ceição: «Aqui, nesta casa, seremos sempre Pepe e Taremi». Nenhuma dúvida. Arruaceiros e enganadores.
      PSII: com a ajuda de um especialista instalei um filtro no blog que, além do IP, detecta cretinos cognitivos, talibans da internet, rambos do teclado, porcos de nascença e agressores de mulheres. Escusam de se esmerar porque nem leio. Vão directamente para a ETAR.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...