26 setembro 2022

Esteve na mira do Benfica e volta a ser associado à Luz; Sporting procura 'pérolas' no México mas não estará sozinho; Taremi imune à pressão. "O que não mata, engorda"

O nome de Mehdi Taremi voltou a passar pela narração de outra modalidade que não o futebol, e de uma forma muito pouco abonatória, relançando o jogador do FC Porto para a discussão. No sábado, numa transmissão da Eleven Sports da World Padel Tour, um narrador enalteceu a honestidade de um atleta com a nota de que “não há Taremis aqui”. Vítor Bruno, treinador adjunto dos dragões, mostrou-se “incrédulo” com o que considerou um “triste episódio” e lembrou que o avançado já trabalhara com dois técnicos portugueses, Carlos Carvalhal, no Rio Ave, e Carlos Queiroz, na seleção do Irão: “Ambos são unânimes em destacar as suas qualidades humanas e profissionais.” A dupla acedeu a comentar o tema ao jornal O Jogo e a conclusão é clara: há exagero nas críticas, mas o avançado tem o que é preciso para passar por cima do ruído.
“Não acho que o vá influenciar minimamente. A forma como joga e se antecipa, como desacelera e acelera, faz com o que o adversário pense que vai tocar na bola, mas o Taremi é mais rápido e o defesa derruba-o. Isso vai continuar. É importante que as decisões sejam as melhores e, para isso, temos o árbitro e o VAR, um meio auxiliar de excelência que poderá verificar as situações todas. E vamos ver que ele vai sofrer penáltis outra vez. É experiente, muito focado, sempre alheio às críticas e não se vai deixar abalar por isso. Vai continuar a ser um jogador muitíssimo bom”, afirmou Carlos Carvalhal, atualmente no comando do Al Wahda, dos Emirados Árabes Unidos. As grandes penalidades assinaladas sobre Taremi estão, de facto, no centro da polémica. Desde que chegou a Portugal, sinalizaram-se 20 nas competições internas – nove numa época no Rio Ave (2019/20) e 11 em duas épocas e no que já se jogou desta ao serviço do FC Porto. Carvalhal, que o detetou no Catar, já lhe via a “capacidade de conseguir penáltis” e resume a questão numa palavra: “inteligência”. Mas explica ao detalhe de forma simples.
“Tem capacidade de leitura, velocidade e antecipação. Deixa que o adversário meta o pé. Quando o faz, Taremi já vai em velocidade e, na esmagadora maioria das vezes, é penálti. É mais lesto e rápido do que os adversários. Sabe que vai provocar uma falta, mas isso é uma arma que qualquer bom jogador tem”, esclarece o treinador, com uma ressalva: “Os 5% em que ele tenta provocar um penálti que não é, é imputado a todos os avançados do mundo. No Rio Ave, chegou a levar amarelos que achei altamente injustificados. Não sendo falta, foi tocado e caiu, não quer dizer que seja simulação.” Assim, Carvalhal crê que as “críticas têm sido exageradas” e, num cenário que “mexe com o caráter dos jogadores”, tem uma “visão completamente diferente”. “Taremi é boa pessoa e bom profissional. Gosta do jogo, tem paixão e fome de aprender”, encerrou.
Quanto a Carlos Queiroz, que por estes dias trabalha com Taremi na seleção, na Áustria, puxa pela resiliência. “O que não mata, engorda. Todos os jovens jogadores que durante anos trabalharam comigo foram treinados e preparados para saberem que tudo o que não nos pode matar engrandece-nos e fortalece-nos. A conclusão deixo com cada um”, atirou o treinador, com uma promessa. “No seu devido lugar e tempo terei muito prazer em expressar a minha crença sobre este tema”, afirmou o selecionador iraniano.

Esteve na mira do Benfica e volta a ser associado à Luz. Vladan Kovacevic, guarda-redes bósnio do Raków, segundo classificado da Liga polaca, mantém-se na agenda dos encarnados, avança o JN. O clube da Luz não desistiu da ideia de contratar o guardião, de 24 anos, e pode avançar com um plano na abertura do mercado, em janeiro, ou no final da época.
O Benfica apontou a mira ao bósnio, bem conhecido de Roger Schmidt, que, ao comando do PSV, já tinha solicitado a sua aquisição.
No caso do interesse da águia, a eventual entrada não implicava a saída de Vlachodimos, mas antes uma negociação de Helton Leite. Naquela altura, a estrutura admitia que o guardião se pudesse impor e ganhar a titularidade, à posteriori.
O emblema polaco pretendia oito milhões e o negócio congelou. Apesar desse cenário, o JN sabe que o interesse se mantém e que a SAD continua muito atenta à evolução do guarda-redes.
Kovacevic já realizou 10 jogos na presente temporada e sofreu seis golos. Iniciou a época com uma série de quatro encontros com a folha limpa e depois lesionou-se. Antes do fecho do mercado, voltou à baliza e tem sido crucial no Raków.

Sporting procura 'pérolas' no México mas não estará sozinho. O Sporting é um dos clubes presentes na Revelations Cup, torneio de seleções da categoria sub-20 que se realiza na Cidade do México. De acordo com a 'ESPN', os leões enviaram scouts para observarem os jovens talentos que participam naquela competição quadrangular, disputada no Estádio Azul e que conta com os Estados Unidos, Peru, Paraguai e México, onde joga o central da equipa B do Sporting, Jesus Alcantar, destaque... pela negativa (fez um penalti inacreditável) no jogo ontem disputado frente aos EUA.
Também o Manchester City, Eintracht Frankfurt e o Inter Miami enviaram emissários, além de elementos de "outras equipas de Portugal", avança a fonte.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...