09 agosto 2022

Sporting vai ao mercado por avançado, se...; Vitória SC tem alvo em Alvalade; Ofertas por atacante do FC Porto

Os sinais transmitidos pelos primeiros jogos da temporada não foram animadores para Fernando Andrade, que ficou de fora das opções de Sérgio Conceição contra o Tondela (Supertaça) e o Marítimo (I Liga), apesar de não apresentar qualquer restrição clínica. O atacante, que passou boa parte da última temporada a recuperar de uma grave lesão, apresentou-se no começo da pré-época com expectativas de ser mais importante, mas a saída do FC Porto é nesta altura a melhor solução para somar minutos coma regularidade que pretende. Segundo o jornal O Jogo, o brasileiro até já recebeu duas propostas para continuar a carreira noutro destino: uma proveniente do Japão e outra de um clube do Médio Oriente. No entanto, Andrade continua com vontade de mostrar ao treinador dos dragões que poderá ser opção útil em 2022/23 e adiou um pouco mais a definição sobre o futuro. Se até ao final do mês a situação atual não se alterar e a saída for a opção mais favorável, então a preferência passa por prosseguir no exterior, por muito que o Portimonense tenha manifestado o desejo de receber.
Estando Fernando Andrade dentro do último ano de contrato com o FC Porto, o cenário mais provável passa por uma saída a título definitivo, mesmo que seja por uma verba mais reduzida, como sucedeu com a venda de Marchesín para o Celta. Um cenário de empréstimo com opção de compra não se coloca, uma vez que a sociedade azul e branca não teria os direitos do jogador no final da época. Para que isso fosse possível, os dragões teriam de renovar o vínculo do brasileiro, no mínimo, por mais um ano, hipótese que surge como bastante remota ao dia de hoje.

Sporting vai ao mercado por avançado se emagrecer o plantel. A cerca de três semanas do fecho desta janela de transferências, o Sporting não está ativo no mercado mas ainda não descartou a hipótese de voltar à carga. Com efeito, e de acordo com informações recolhidas pelo jornal Record, a SAD pode redobrar esforços em busca de um avançado, sempre com uma condição: o reforço só virá caso se verifique uma nova saída no plantel, além da de Tabata, ontem oficializado no Palmeiras. 
Rúben Amorim está satisfeito com os jogadores que de momento tem à disposição e não se opôs à transferência de Tabata, ciente de que o dinheiro que o Sporting recebeu em troca é fundamental para permitir o equilíbrio financeiro e, ao mesmo tempo, oferece um balão de oxigénio para segurar outras unidades mais influentes do plantel, caso de Matheus Nunes, cuja saída de Alvalade não está colocada de parte. No entanto, na eventualidade de surgir uma investida irrecusável pelo internacional português ou por um outro jogador do plantel, o técnico sabe que, nesse cenário, o grupo ficará ‘curto’ para as exigências da temporada que se avizinha, entre o campeonato, as taças e a Liga dos Campeões. Hoje, para a posição ‘9’ perfilam-se Paulinho e Rodrigo Ribeiro (ainda não se estreou esta época) como únicas opções de raiz, isto apesar de outras unidades poderem ser ali adaptados – Pote, Edwards, Rochinha ou Trincão têm rotinas como ‘falso nove’, solução testada por Amorim na pré-época que retira uma referência ofensiva e dá maior liberdade.
O Sporting marcou 3 golos em Braga, sim, mas Paulinho esteve vários furos abaixo, tendo sido um dos primeiros a ser rendido. Até sair aos 60’, não fez qualquer remate enquadrado ou passe para finalização; completou somente um drible eficaz e ganhou um duelo aéreo; e teve uma eficácia de passe de... 40%. 

O V. Guimarães está a tentar novo empréstimo de Geny Catamo, internacional por Moçambique, de 21 anos, que na segunda metade da última temporada esteve cedido aos minhotos na sequência da transferência – essa em definitivo – de Edwards para os leões. Depois de ter visto os verdes e brancos envolvê-lo numa proposta para tentar comprar o remanescente do passe (50%) de Pote ao Famalicão, intenção rejeitada por este emblema, o futebolista aguarda por uma definição sobre o seu futuro: neste momento, sabe o nosso jornal, está a treinar-se à parte na Academia, recuperando de uma lesão – se estivesse apto, seria integrado na equipa B, como os restantes excedentários. Em Guimarães, o esquerdino registou 3 assistências em 10 jogos oficiais. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...