23 julho 2022

Sobrinho acusado de desviar 15M€ para o Sporting; FC Porto vence Mónaco no último teste antes da Supertaça. David Carmo e Veron estrearam-se

O Ministério Público acusa Álvaro Sobrinho, a respeito da investigação no caso BESA, de ter desviado 15 milhões de euros para a SAD do Sporting. De acordo com o que foi noticiado pelo Observador, que revelou ter tido acesso ao despacho de encerramento do inquérito ao caso, o Departamento Central de Investigação Criminal (DCIAP) acusa o ex-presidente executivo do BESA Angola de um total de 33 delitos, a par de Ricardo Salgado (ex-presidente executivo do BES), Amílcar Morais Pires (ex-administrador financeiro do BES), Hélder Bataglia (ex-administrador do BES Angola) e Rui Silveira (ex-administrador do BES), com alguns dos fundos utilizados no emblema leonino.
Recorde-se que Álvaro Sobrinho, um dos acionistas de maior relevo na Sociedade leonina, encontra-se sob suspeita de ter investido na SAD do Sporting com dinheiro proveniente do BES Angola (BESA), instituição que presidiu entre 2001 e 2012, através da Holdimo, conduzindo a suspeitas de lavagem de dinheiro.
A este respeito, no âmbito da investigação, a Polícia Judiciária chegou a realizar buscas nos escritórios da SAD do Sporting, em novembro de 2020, analisando igualmente o aumento de capital para quase 30% da fatia detida pela Holdimo nos leões. As buscas sobre suspeitas relativas a Sobrinho foram, na altura, justificadas em comunicado pela Direção do Sporting.
"A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD confirma a realização de buscas por parte da Polícia Judiciária às suas instalações. Em causa um alegado crime de branqueamento de capitais referente ao período de 2011 a 2014. A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD disponibiliza-se para colaborar com as autoridades para o esclarecimento de todo este processo. Congratulamo-nos ainda com o esforço do Ministério Público e das autoridades competentes em prol da verdade desportiva e da transparência, contribuindo para a dignificação do futebol português, neste e noutros processos", foi explicado.

O FC Porto recebeu e venceu (2-1) o Mónaco, este sábado, o Estádio do Dragão em jogo de apresentação aos adeptos. Taremi (penalti) e Galeno deram vantagem aos dragões já no segundo tempo, antes de David Carmo (marcou mas foi anulado) e Veron se terem estreado no Dragão. 
Já nos descontos Ben Yedder, de grande penalidade, reduziu para os franceses.

1 comentário:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...