19 julho 2022

Oficializada saída do Benfica; Dragão com dois jogos de interdição. FC Porto-Sporting pode ser afetado

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol aplicou uma interdição de dois jogos ao Estádio do Dragão, devido aos incidentes no final do clássico entre FC Porto e Sporting, a 11 de fevereiro.
Este castigo, que ainda é passível de recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto, pode afetar diretamente novo clássico entre FC Porto e Sporting, no Dragão. Este a contar para a terceira jornada da I Liga, o segundo jogo em casa que os dragões disputarão na nova época - o primeiro é logo na primeira jornada, frente ao Marítimo.
Caso se confirme o castigo e um eventual recurso não tenha efeitos suspensivos, o FC Porto-Sporting da terceira jornada será disputado fora do Estádio do Dragão. Ao contrário do castigo de jogo à porta fechada, em que é barrada a entrada a adeptos, a sanção de interdição do estádio impede mesmo um clube de organizar espetáculos desportivos no seu recinto. Logo, o Porto teria de encontrar novo palco para o clássico
Em causa está a confusão instalada no relvado do Dragão após a receção do FC Porto ao Sporting, que terminou empatada a dois golos, a contar para a jornada 22 do campeonato da temporada passada.
Em comunicado, o Conselho de Disciplina refere que a FC Porto SAD é condenada pela prática de cinco infrações indisciplinares: uma de "arremesso de objeto sem reflexo no jogo", três de "entrada e permanência de pessoas não autorizadas" e outra de "inobservância qualificada de outros deveres". Esta última vale a sentença de interdição do estádio por dois jogos. A SAD portista foi, ainda, multada em 25.245 euros.
O Conselho de Disciplina também concretizou vários processos disciplinares contra funcionários do FC Porto. O coordenador de segurança foi multado em 1.530 euros, o diretor de campo em 918 euros e o diretor de segurança em 918 euros. Há multas a três elementos de apoio às ações promocionais da FC Porto SAD, os coletes azuis que na altura se envolveram na confusão entre equipas: 3.060 euros para cada.
Os confrontos do clássico também geraram castigos para jogadores e dirigentes de ambos os clubes: logo quatro dias depois, João Palhinha (Sporting) foi castigado por três jogos e Marchesín (Porto) por dois.
Em abril, Pepe, do FC Porto, e Bruno Tabata, do Sporting, foram suspensos por 23 dias, cada, e Matheus Reis (Sporting) por um jogo. Luís Gonçalves, administrador da SAD portista, foi suspenso por 68 dias e multado em 1.910 euros. Por outro lado, o caso contra Hugo Viana, diretor desportivo do clube leonino, foi arquivado sem demais consequências.

O Galatasaray oficializou, esta terça-feira, a contratação de Haris Seferovic, por empréstimo do Benfica, com opção de compra. O próprio treinador do clube turco já tinha adiantado que esperava pela chegada do ponta de lança internacional suíço, de 30 anos. Agora, surge a oficialização, com confirmação da existência de opção de compra. De acordo com a imprensa turca, é de 3,5 milhões de euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...