29 junho 2022

Tudo decidido! Não há alterações nos títulos. Sporting 'perde' 4 títulos nacionais

Fica tudo na mesma. Este é o resultado da votação levada a cabo esta quarta-feira na Assembleia Geral Extraordinária da FPF relativa à história dos campeões nacionais. Havia quatro propostas a votação, três que alterariam o número de títulos de campeão nacional e da Taça de Portugal e outra que mantinha tudo na mesma. Acabou por ser esta última a levar a melhor numa votação na qual participaram 84 delegados.
33 dos delegados presentes votaram em não mexer na história, ao passo que 13 disseram 'sim' ao parecer 1, 1 ao parecer 2 e 8 ao parecer 3. 7 delegados abstiveram-se.
Desta forma o Sporting, que havia festejado há 2 épocas o 23.º título, irá regressar agora aos 19...

Recorde o que defendiam os pareceres

Parecer 1

Defendia que os vencedores do Campeonato de Portugal (CP) entre 1921/22 e 1933/34 deveriam ser considerados campeões nacionais e que só a partir de 1934/35 se podia considerar o CP como antecessor da Taça de Portugal, pois foi a partir desta temporada que arrancou o Campeonato das Ligas, passando a haver duas provas de âmbito nacional.

Seriam assim atribuídos mais três títulos de campeão ao FC Porto (33) e dois a Sporting (21) e Benfica (39). O Belenenses receberia mais três títulos de campeão (1926/27, 1928/29, e 1932/33), enquanto Olhanense (1923/24), Marítimo (1925/26) e Carcavelinhos (1927/28) um.

Parecer 2

Mantém que o Campeonato de Portugal é o antecessor da Taça de Portugal enquanto o Campeonato das Ligas precedeu o campeonato nacional. Assim, o quadro de campeões fica inalterado. A lista de vencedores da Taça de Portugal passaria a contemplar mais quatro para Sporting e FC Porto e mais três para Benfica.

Parecer 3

Apresentado pelo Sporting e mais tarde admitido a votação, defendia que o CP, organizado entre 1921 e 1938 em formato de eliminatórias, era a prova mais importante do calendário, logo antecessora da Liga e não da Taça de Portugal. O Sporting juntaria quatro títulos ao palmarés (23), o Benfica manteria os 37, enquanto o FC Porto totalizaria mais dois e passaria a somar 32.

O Belenenses receberia mais três títulos de campeão (1926/27, 1928/29, e 1932/33), enquanto Olhanense (1923/24), Marítimo (1925/26) e Carcavelinhos (1927/28) um.

Assim, a contagem dos títulos fica:

Campeonatos: Benfica (37), FC Porto (30), Sporting (19), Boavista e Belenenses (1)

Taças de Portugal: Benfica (26), FC Porto (18), Sporting (17), Boavista (5), SC Braga, Vitória de Setúbal e Belenenses (3), Académica (2), Aves, Vitória de Guimarães, Estrela da Amadora, Leixões e Beira-Mar (1)

4 comentários:

  1. Isto tudo começou com o TETRA do Benfica. Quando os do campo grande não gostaram do Bi 18. Como se julgam grandes as custas de outros ( Banca etc...) e assim se dizem diferentes...coitados, a única saída era este caso. A maior dor que têm é o SLB ser superior a eles.
    A aldrabice k estava montada falhou, mas seria de interesse perceber quem votou no parecer mais patetico de todos o parecer 3 k teve 8 votos a favor ! o unico dos 3 minimamente coerente seria o parecer 2 e teve 1 voto ! A vigarice preparada nao surtiu
    Não tenho pena nenhuma dos relógios dizerem 23 titulos, é um pouco burro fazer uma compra dessas, aliás, já eram burros antes dos relógios, até o vosso ex presidente vos chama. A choradeira acabou e o em_nome_do_rei já não diz "ehehe", agora diz "uéén". Com tanta lágrima enchia a barragem do alqueva

    ResponderEliminar
  2. Como é que se perde o que nunca se teve?

    ResponderEliminar
  3. O que é engraçado, é que se encomenda e pagam-se estudos a especialistas, que depois vão ser votados por bêbados desdentados que estão há anos á mama nas diferentes associações de futebol. Dos campeonatos experimentais martelados á pressão, com medo que o porto os ultrapasse, não passa nada

    ResponderEliminar
  4. Mais uma aldrabice lagarta... É o unico clube que tinha 18 ligas ganhou 1 passou a ter 23!!!
    É muita garrafa de VAT 69

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...