20 junho 2022

Porro avisado que podem surgir propostas para sair de Alvalade; Benfica vai fechar venda esta semana; O jogador que procura o FC Porto para render Fábio Vieira e ainda a situação de Sérgio Oliveira

O meio-campo dos campeões nacionais sofreu duas enormes baixas no final da semana passada, com a saída confirmada de Fábio Vieira para o Arsenal e a transferência, ainda por oficializar, de Vitinha rumo ao Paris Saint-Germain. A SAD realiza um encaixe mínimo de 75 milhões de euros, mas parte do lucro com as vendas das duas pérolas da formação terá de ser reinvestido, já que Sérgio Conceição, avança o JN, pretende que o plantel de 2022/23 tenha, pelo menos, um jogador com as características que Fábio Vieira dava à equipa.
Com Chancel Mbemba em final de contrato – a renovação é quase impossível –, o FC Porto tem quatro centrais com vínculo. Pepe e Fábio Cardoso têm lugar assegurado em 2022/23, mas a condição física de Marcano não dá garantias e Diogo Leite deve ser transferido. David Carmo está no topo da lista de Conceição (que quer dois centrais), mas o Braga pede 30M€, valor que os dragões não podem pagar.
A missão não é fácil, desde logo pela qualidade técnica de Fábio Vieira e pelos números que o internacional sub-21 conseguiu em 2021/22. Apesar de não ser um titular indiscutível na equipa azul e branca, foi o rei das assistências no campeonato, com 14 (16 em todas as competições), marcando ainda seis golos na Liga e um na Taça de Portugal. Porém, mais do que o rendimento que o reforço possa vir a ter, a principal questão que se coloca é a da polivalência.
Fábio Vieira é um médio de características ofensivas, mas sob o comando de Conceição jogou algumas vezes no flanco esquerdo e mesmo como um “falso 9”, formando dupla de ataque com Mehdi Taremi e chegando mesmo a ocupar a posição mais avançada da equipa.
Um dos jogadores referenciados pelo FC Porto e que poderia ocupar a vaga deixada em aberto por Fábio Vieira – depois de conhecer as dinâmicas da equipa, naturalmente – é Facundo Farías, médio ofensivo do Cólon. No entanto, o jovem de 19 anos já afirmou que se quer manter na Argentina até ao final do campeonato e da Copa Libertadores, pelo que só estará disponível no fim do ano e, assim, obriga o FC Porto a procurar outras soluções no mercado.
A saída de Vitinha, que deve ser confirmada oficialmente no início desta semana, também dará dores de cabeça a Conceição, mas pode não obrigar a um investimento. Sérgio Oliveira está de regresso após o empréstimo à Roma, mas ainda não é líquido que faça parte do plantel. O internacional tem vários clubes interessados (Nápoles e Valência, por exemplo), e só se for transferido é que o FC Porto contratará outro médio.

Benfica vai fechar venda esta semana. O Celtic pretende garantir Jota a título definitivo e o negócio deverá ficar concluído até ao final da semana. O clube escocês já decidiu acionar a cláusula de opção de compra do jogador e, nesta altura, falta acertar alguns detalhes do contrato que irá ligar o extremo aos protestantes. Depois de ter sido uma das figuras na conquista do título por parte do Celtic, o emblema de Glasgow manifestou logo o desejo de poder continuar com o jogador.
Entretanto, surgiram outros emblemas a tentar desviar o jogador formado no Benfica, mas este deverá continuar mesmo pela Escócia. Já o Benfica irá manter uma percentagem do passe do internacional Sub-21.

Porro avisado que podem surgir propostas para sair de Alvalade. Contratado em definitivo ao Manchester City a troco de 8,5 milhões de euros, Porro continua focado no Sporting e tem um vínculo até junho de 2025 com os leões, ainda que esteja ciente de que o mercado pode ditar um futuro distinto. No entanto, segundo o jornal Record, o ala espanhol foi informado de que poderiam surgir propostas concretas junto da SAD leonina no defeso com vista à sua contratação e, entre os clubes interessados, Barcelona e Atlético Madrid mostram-se atentos ao jogador. Contemplam-no na lista de alvos, ainda que a cláusula de 45 milhões de euros no Sporting blinde Porro de possíveis investidas.
Para já, o ala segue focado na aventura em Alvalade e sente que é o clube ideal para evoluir.

1 comentário:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...