03 junho 2022

Os milhões que pode vir a custar Fatawu Issahaku ao Sporting; Trincão aceita reduzir salário para jogar nos leões; PSV pressiona Gotze; Mbemba pediu 3M€/ano para renovar com o FC Porto

O emblema de Eindhoven quer saber com o que pode contar e está, segundo informações que chegam dos Países Baixos, a pressionar o criativo alemão para que este decida rapidamente se sai ou fica.
Gotze, que hoje faz 30 anos, é um dos alvos prioritários do Benfica.

Os milhões que pode vir a custar Fatawu Issahaku ao Sporting. Fatawu Issahaku custou ao Sporting, em março deste ano, um total de 1,3 milhões de euros — 1,2 milhões para o Steadfast FC, do Gana, e outros 100 mil euros em comissões —, mas a SAD leonina tem apenas 50 por cento de uma mais-valia futura.
Estes foram os valores oficialmente comunicados pela SAD do Sporting na terça-feira, na comunicação à CMVM do relatório do exercício do terceiro trimestre da época 2021/2022.
O jornal A Bola avança, porém, que no negócio feito no início deste ano, a administração leonina salvaguardou um futuro investimento no jogador, tal como já tinha feito, por exemplo, no verão, com Manuel Ugarte. Ou seja, além de ter pago 1,2 milhões de euros pelos direitos de Fatawu, o Sporting, apurou o jornal, garantiu junto do Steadfast FC a possibilidade de adquirir os outros 50 por cento de uma mais-valia futura por 2,5 milhões de euros. Desta forma, caso o jovem extremo, de apenas 18 anos, confirme todas as credenciais em Alvalade, poderá resultar num investimento total de 3,8 milhões de euros ao Sporting.
Fatawu Issahaku, recorde-se, chegou ao Sporting ainda em fevereiro, depois dos leões se terem antecipado ao interesse de outros clubes, nomeadamente o Liverpool. Apenas em março, quando atingiu a maioridade, assinou con- trato profissional com os leões, válido até 2026, motivo pelo qual acabou por não poder ser inscrito em qualquer equipa do Sporting na época que agora terminou. Fatawu vai fazer parte da pré-época de Rúben Amorim, com fortes possibilidades de se fixar em definitivo no plantel principal.

Trincão aceita reduzir salário para jogar nos leões. O extremo Francisco Trincão está disponível para baixar o salário com o objetivo de ser emprestado aos leões. Cedido na última época pelo Barcelona ao Wolverhampton, acabou por jogar menos do que esperava e deseja agora ter nova oportunidade em Portugal. Nos catalães, aufere cerca de 1,2 milhões de euros limpos por ano, salário muito elevado para os cofres do emblema lisboeta.
Os leões pretendem o seu empréstimo por uma temporada e a hipótese de opção de compra pode variar entre 15 e 20 milhões de euros. Já o Barcelona estava inicialmente inclinado em aceitar apenas uma venda a título definitivo mas, face à alegada inexistência de outros interessados, equaciona aceitar a proposta lusa. No entanto, é um processo que ainda não está encerrado. Segundo o jornal “Sport”, o treinador Xavi Hernández não descarta a hipótese de ver o jogador, de 22 anos, em ação na pré-temporada.

Mbemba pediu 3M€/ano para renovar com o FC Porto. O FC Porto procurou garantir a continuidade de Chancel Mbemba nos seus quadros, mas as exigências do central congolês tornaram o negócio impossível de se concretizar. Um salário de três milhões de euros por ano foi o principal entrave para que as conversas tomassem o rumo desejado pelos responsáveis azuis e brancos, que ao longo dos últimos meses tentaram assegurar a renovação através de uma proposta que atingiu cerca de metade desse valor.
O jogador teria a vantagem de continuar a atuar na Liga dos Campeões e lutar pelos títulos das diversas competições nacionais, mas aos 27 anos preferiu ir à procura de uma oferta bem mais vantajosa do ponto de vista financeiro, desejando também um projeto ambicioso desportivamente.
Nesse enquadramento, o defensor recebeu abordagens de diversos clubes de grandes campeonatos europeus, casos de Lyon, Marselha e, mais recentemente, da Roma, depois de também o Milan ter perguntado quais as condições para avançar para esta contratação. Não houve fumo branco após as primeiras conversas, alegadamente porque todos estes clubes consideram que a mesma verba exigida por Mbemba (3 milhões de euros por ano) é excessiva, ainda que não envolva qualquer gasto na transferência.

1 comentário:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...