19 maio 2022

Benfica em vantagem mas David Neres ainda pode ser desviado da Luz; Com pouco espaço Daniel Bragança admite deixar o Sporting. Gonçalo Esteves e Flávio Nazinho devem sair por empréstimo; Otávio desejado na Premier League

A SAD do Benfica tem tudo acertado para a contratação de David Neres — com o extremo brasileiro e com o Shakhtar, clube ucraniano que detém o passe do jogador —, mas ainda não fechou a operação e o impasse, escreve A Bola, abriu espaço para o interesse de outros clubes.
A Juventus, que há meses também tem David Neres debaixo de olho — e a determinada altura apresentou ao Shakhtar uma proposta concreta de 10 milhões de euros para levar o atacante —, voltou a colocar-se em campo e pode tentar desviar David Neres para Turim.
E os italianos não são o único emblema que nos últimos tempos perguntaram pelo extremo internacional brasileiro, de 25 anos, que sempre teve estatuto de alvo prioritário das águias para reforçar o plantel da próxima época.
De qualquer forma, apesar das movimentações da Juventus, que ainda hesita entre tentar Neres ou fechar com Di María (argentino que não renovou contrato com o PSG) para a posição no plantel bianconeri, o Benfica continua a levar vantagem confortável neste negócio e é, claramente, quem está melhor posicionado para contratar David Neres, que assinou pelo Shakhtar em janeiro (não chegou a jogar pelo clube porque, entretanto, estalou a guerra com a Rússia), mas que se destacou verdadeiramente com a camisola do Ajax.
O Benfica alcançou entendimento com o Shakhtar já há várias semanas, beneficiando do argumento de ainda ser credor no negócio de Pedrinho, avançado brasileiro que, em 2021, se transferiu, da Luz para Donetsk, por 18 milhões de euros. O acordo com Neres sobre o ordenado a pagar foi mais complicado de atingir (o brasileiro recebe do Shakhtar valores a rondar os 3,5 milhões de euros líquidos por ano) e representou sempre o principal obstáculo ao negócio. As duas partes fizeram cedências e, escreve A Bola, também neste aspeto existe total acerto de posições. Ou seja: o que falta agora é mesmo acertar detalhes e assinar, oficializar contrato, coisa que ainda não sucedeu e abre espaço para que o Benfica corra risco de perder um reforço pelo qual se tem batido praticamente há três meses. Neres não está em Portugal e não se treina, enquadrado num contexto de clube, desde janeiro. Roger Schmidt, técnico alemão que na próxima época vai liderar a equipa do Benfica, conhece muito bem Neres do Ajax — pois treinou até final desta temporada o PSV — e, desde o primeiro momento que deu o sim inequívoco à contratação do atacante.

Com pouco espaço Daniel Bragança admite deixar o Sporting. O jovem médio e os seus representantes, a Gestifute de Jorge Mendes, estão neste momento a analisar qual o melhor passo para o futuro do jogador, tendo em conta a parca utilização na derradeira temporada, na qual se situou no 16.º posto em termos de futebolistas chamados a jogo, com 36 jogos no currículo, mas 1262 minutos — sinal de que, muitas vezes, entrou na fase final das partidas.
O médio renovou contrato com os leões em outubro passado, passando a estar ligado ao clube até 2025 e com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros. No entanto, o facto de à sua frente, para o centro do terreno estarem, recorrentemente, Matheus Nunes, João Palhinha e Manuel Ugarte fazem com que o jogador analise o futuro, pois tem consciência de que na sua idade — 22 anos — é fundamental jogar para ganhar consistência competitiva, algo que lhe vai faltando, escreve A Bola.
Este será um tema a debater caso surja alguma proposta para o jogador, com o cenário ideal a poder ser um empréstimo, tendo em conta que os leões não pretenderão ver partir uma das suas maiores promessas. O empréstimo, a confirmar-se, seria para o estrangeiro, uma vez que na Liga portuguesa será complicado encontrar um clube que suporte o salário do jogador.
O treinador dos leões, Rúben Amorim, chegou a admitir que o jogador merecia oportunidades com maior regularidade, algo que focou no ano do título, 2020/2021, e na temporada agora finda. No entanto, também explicou que o sistema tático do Sporting, o 3x4x3, com dois homens no centro do terreno, acabam por prejudicar o jogador na hora de fazer escolhas iniciais.
Um dos vetores a ter em conta na análise do futuro de Bragança passa pelas propostas que poderão aparecer para os outros homens do miolo, Matheus Nunes e João Palhinha. Rúben Amorim não os quer perder mas os euros, nestas operações de mercado, falam sempre mais alto. 

Gonçalo Esteves e Flávio Nazinho devem sair por empréstimo. Aos 18 anos, tanto Gonçalo Esteves como Flávio Nazinho já cumpriram o sonho de qualquer jogador da formação do Sporting, a estreia pela equipa principal, e preparam-se agora para outro importante passo nas respetivas carreiras, pois ambos devem ser emprestados em 2022/23, apurou o jornal Record. Apesar de a ambos ser apontado um futuro muito promissor, o intuito é simples e prende-se com a necessidade, aos olhos da estrutura do futebol verde e branco, de ganharem maior rodagem e tempo de jogo num contexto de uma equipa sénior, o que por certo não irá acontecer com a frequência que seria desejável em Alvalade.
Além da idade, os dois laterais partilham também o facto de terem contrato com o clube até 2024, no entanto há uma ressalva a fazer no caso de Gonçalo Esteves, uma vez que está em cima da mesa a possibilidade de estender o seu vínculo antes de ser cedido. O ala direito, recorde-se, foi contratado no verão passado ao FC Porto, a custo zero. Fez a estreia em outubro, ainda com 17 anos, contra o Belenenses e seguiram-se outros 9 jogos pela equipa principal. Já Nazinho teve no grande palco da Liga dos Campeões, na receção ao Dortmund, o seu batismo, já com a maioridade. O lateral esquerdo fez mais 4 jogos pelos ‘graúdos’ em 21/22.

Otávio desejado na Premier League. Figura proeminente no FC Porto na era Sérgio Conceição, Otávio atravessa seguramente o melhor momento da carreira, como atestam as estatísticas relacionadas com os seus desempenhos tanto na Europa como no plano nacional.
A chamada à Seleção Nacional serviu para subir a sua cotação em vários mercados e, escreve A Bola, o centro-campista tem sido um nome sempre presente no bloco de apontamentos dos emissários que sucessivamente observam os encontros dos azuis e brancos em contexto interno. Manchester United, Liverpool e Newcastle, clubes com um poder económico acima do FC Porto, têm o jogador referenciado para a próxima temporada, pois as suas características agradam aos pretendentes, ainda que, claro, esteja preso ao emblema da Invicta por uma cláusula de 60 milhões de euros, valor que manteve na última renovação levada a cabo pela SAD liderada por Pinto da Costa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...