03 abril 2022

Benfica com 7 jogadores em risco para Anfield; Bundesliga aponta a goleador do Braga; Adjunto de Conceição vai em busca do seu 10.º triunfo consecutivo

Como se não bastassem as preocupações que lhe darão, por si só, os homens treinados por Klopp, Nélson Veríssimo terá também de ter em atenção a questão disciplinar do seu plantel. É que são sete os jogadores que estão em risco: Grimaldo, João Mário, Otamendi, Gonçalo Ramos, Rafa, Weigl e Yaremchuk falharão o encontro da segunda mão da Liga dos Campeões, em Anfield, caso vejam cartão amarelo na próxima terça-feira. Olhando, por exemplo, ao último onze utilizado pelo técnico das águias na prova milionária, no triunfo (1-0) diante do Ajax, apenas João Mário e Yaremchuk não foram escolhas iniciais. Ainda assim, o ucraniano foi lançado por Veríssimo no decorrer do segundo tempo em Amesterdão, onde Gonçalo Ramos viu o quarto amarelo. Mais descansado estará o técnico alemão, tendo em conta que do lado dos ‘reds’ apenas Diogo Jota e Mané, ambos titulares indiscutíveis, estão em risco de falhar a segunda partida com as águias caso vejam o cartão no desafio da Luz.

Adjunto de Conceição vai em busca do seu 10.º triunfo consecutivo. Sérgio Conceição não vai estar no banco a comandar a equipa frente ao Santa Clara, uma vez que vai cumprir castigo, desta vez pelo facto de ter sido admoestado com o 5º cartão amarelo no campeonato. Uma situação que, no entanto, não o impede de contactar com a sua equipa técnica, em especial o seu ‘braço direito’, Vítor Bruno. Noutro clube poderia ser preocupante, mas no FC Porto é uma situação perfeitamente ultrapassável. É que nas nove vezes que Sérgio Conceição esteve impedido de comandar a sua equipa no banco, Vítor Bruno venceu sempre. “Não há problema, tenho uma equipa técnica competente, que até é invencível sem mim no banco”, brincou Conceição, na conferência de imprensa após o dérbi diante do Boavista, há duas semanas. Os números são significativos e provam que Vítor Bruno é 100 por cento vitorioso. A história começou em 2018/19, no Bessa, para o campeonato, com uma vitória por 1-0. Na época seguinte, na primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Champions, em Krasnodar, os dragões voltaram a vencer por 1-0. Em 2020/21, Vítor Bruno foi chamado a comandar a equipa em dois momentos, ambos no Dragão, e para o campeonato. Primeiro frente ao Portimonense (3-1) e depois Famalicão (3-2). Esta época foram já cinco as vitórias. Começou pelo Rio Ave (1-0) e passou por Vizela (4-0), Benfica (3-0), Belenenses SAD (4-1) e Famalicão (3-1). Amanhã, irá atacar a décima.

Bundesliga aponta a goleador do Braga. O golo e a exibição de Vitinha frente ao Benfica, determinantes para a vitória do Braga, colocaram o ponta-de-lança no centro das atenções e confirmaram-no como um dos valores emergentes do futebol português, mas a verdade é que começaram há muito tempo as movimentações de mercado em torno do jogador de 22 anos. Na janela de transferências de janeiro, por exemplo, a SAD arsenalista foi sondada por vários clubes alemães, todos eles da Bundesliga, que quiseram saber o valor de uma eventual transferência, posicionando-se também como possíveis candidatos a receberem o jogador já na próxima temporada.
Com contrato renovado há pouco mais de um ano, e que passou a ser válido até junho de 2024, Vitinha ficou com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, precisamente o valor pedido por António Salvador a todos os clubes que manifestaram interesse no ponta-de-lança. As caraterísticas do camisola 99, como a superior capacidade física, o ataque aos espaços e a facilidade de remate com os dois pés, casam na perfeição com o tipo de futebol praticado na Bundesliga, um campeonato que tem uma média de 3,07 golos por jogo, a mais alta entre as cinco principais ligas europeias (na Liga Bwin é de 2,65 por jogo). Ainda que o preço exigido pelo Braga seja muito elevado, sabendo-se que, nestes casos, será sempre alvo de negociações, segurar o segundo melhor marcador da equipa, só superado por Ricardo Horta, será uma tarefa complicada.
Lançado na época passada, com 28 minutos de competição somados em dois jogos, Vitinha ainda jogou esta temporada na equipa B numa fase inicial, mas face à falta de golos de Abel Ruiz e Mario González, Carvalhal “puxou-o” em definitivo para o plantel principal e a resposta não tardou, somando até agora 13 golos, seis deles no campeonato. No conjunto de todas as competições, incluindo a Liga 3, o ponta-de-lança já vai em 35 jogos e 17 remates certeiros, o último com uma dedicatória a Luva de Pedreiro, um fenómeno brasileiro da internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...