03 março 2022

Sporting pensou em 'desviar' a custo zero jogador do...Benfica. Destino deverá ser Itália; "Clubes tesos mas pagam-se elevadas comissões. Isto é um país de comissionistas"

O futebol tem vindo a alterar as suas formas de sustentação e governanção e os clubes, outrora na posse total dos associados, agora assistem cada vez mais a uma entrada de capital externo por via de um ou mais investidores. Na Premier League inglesa ou até em outros campeonatos, como o Inter, em Itália, por exemplo, estão na posse de capital externo.
Em Portugal, nenhum dos clubes mais mediáticos deu o passo para a entrada de um investidor externo, pese embora há poucos meses os responsáveis do Benfica tenham reunido com o norte-americano John Textor, que já se mostrou interessado em entrar no capital de outra SAD que não a das águias, visto que as negociações não chegaram a 'bom porto'.
Perante o contexto atual, e dada a tradição desportiva portuguesa, os associados dos clubes querem manter o domínio na gestão da SAD com a maioria do capital social.
Só que um investidor quando quer injetar dinheiro num clube precisa de garantias e, normalmente, procura ficar com a posse da maioria para, desse modo, determinar o caminho a seguir.
Sobre esta temática tem sido particularmente interventivo Dias Ferreira, antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, mostrando abertura para debater possíveis avanços na forma de governação dos clubes.
O antigo dirigente verde e branco diz ser necessário pensar os clubes para o futuro e defende que gostaria de ver o 'seu' Sporting com um investidor que pudesse colocar o leão num patamar superior de competitividade em relação ao plano europeu.
E por isso, em artigo de opinião no jornal A Bola, entre apontamentos irónicos, lembra que o caminho do investimento externo tem mesmo de ser debatido de forma franca e aberta.
"Os clubes estão tesos, mas pagam-se elevadas comissões, porque já se percebeu que isto é um país de comissionistas e comissões. Sem dúvidas pois que são os sócios que mandam e que são eles que pagam estas chorudas comissões", comentou Dias Ferreira, deixando ainda reparos para o Benfica.
"Os sócios, às vezes, mandam tanto que me lembro de ter visto na comunicação social, em setembro de 2019, numa Assembleia Geral de um clube, o presidente da direção ter apertado o pescoço (ou o colarinho) a um sócio que estava tão convencido que mandava que até usou da palavra para criticar o poder."
Dias Ferreira entende que "ele, e aqueles que assistiram, estavam tão convencidos que mandavam que, em outubro de 2020, o reelegeram para novo mandato".
Perante isso, "fica toda a gente satisfeita com este poder — o poder de lá pôr quem manda, e que nunca justificou ou pediu desculpa por ter apertado o pescoço a um sócio".
O antigo dirigente do Sporting realçou ainda que "foi preciso intervir o poder judicial, porque os sócios não conseguiram e, se calhar, ainda não conseguem afastar sequer a sua sombra. Mas são os sócios que mandam".

Sporting pensou em 'desviar' a custo zero jogador do...Benfica. Destino deverá ser Itália. A Roma, de José Mourinho, garantiu a contratação do guarda-redes Svilar para a próxima época, garante o CM.
O guarda-redes belga de 22 anos, que tem sido titular no Benfica B, entrou nos últimos seis meses de contrato e por isso está livre para assinar por outro clube. O CM escreve que além do aval do treinador português, também o diretor-desportivo do clube italiano, Tiago Pinto (ex-Benfica), fez força para contratar o jovem belga.
Ainda, segundo o diário, o Sporting também terá demonstrado interesse na contratação mas o seu futuro será em Itália.

3 comentários:

  1. O herdeiro de Calheiros (ou José Amorim em facturas de viagem ao Brasil)
    Parabéns Artur Soares Dias!

    Com a sua contribuição de ontem, o FC Porto acumula mais possibilidades de vencer pelo menos 2 troféus este ano e assim igualar o SL Benfica em troféus/títulos.

    É extraordinária a impunidade com que um clube falido, que antecipou todos os contratos que podia antecipar, que está a pressionar os seus sócios que estão em posição de gestão na FPF para que a Centralização de Direitos Televisivos seja uma realidade o quanto antes, consegue mesmo assim estar em posição de poder ser campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal.

    Mais extraordinário ainda é a falta de visão de alguns benfiquistas que acham que é assim que se combate a corrupção andrade: a vê-los ganhar.

    Isto enquanto o SL Benfica, com a força que a sua marca tem, que os milhões de adeptos lhe conferem, a única coisa que consegue apresentar são dezenas de milhões de euros em prejuízos.

    Além disso, o SL Benfica parece gostar de ser instrumento de Pinto da Costa. Incrível não é?

    Há quantos anos Artur Soares Dias tem o azar de marcar sempre para o mesmo lado, quando eles mais precisam?

    Quantas vezes Soares Dias não prejudicou o SL Benfica, em casa ou fora, em especial com penalties ou expulsões?

    A minha sugestão, caso continuemos a ter uma direcção fantoche e uma administração da SAD parasita, é que abandonemos o futebol.

    Em quantos jogos o FC Porto foi beneficiado com expulsões incríveis do lado contrário?

    Ou com faltas inacreditáveis feitas por jogadores adversários perto do final dos jogos?

    Enquanto tivermos andrades a mandar no futebol em Portugal, o FC Porto continuará a ser levado ao colo.

    E sinceramente, não me apetece gastar dinheiro num futebol corrupto, controlado por andrades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem é Benfiquista por certo sabe quem é Afonso de Melo que em !4 de Fevereiro após o jogo porto vs sporting nas antas para o campeonato que terminou empatado a 2-2, escreveu um artigo no jornal "i" que transcrevo parcialmente: " Campeonato Nacional, O miserável regresso ao futebol das Cavernas:
      Um fedor insuportável voltou a pairar sobre o futebol em Portugal......
      Foi desta forma, através idiossincrasia inventada por josé maria pedroto, o grande ideólogo desta forma de viver anti-Lisboa, anti-centralismo, anti-tudo-o-que-mexe, que os portistas saíram do seu casulo de pequenez, e desta forma que sabem estar no mundo e vão continuar. Por mais que passem cem dias ou cem anos! Quanto mais quarenta!..." palavras para quê!? Extracto do artigo de Afonso de Melo que podem ler na íntegra no jornal "i"



      O pasteleiro não tem a culpa. Alguém o nomeia para estes jogos sabendo de antemão o que será mais provável acontecer, se é que não dão mesmo instruções específicas para o fazer. Depois, Soares Dias, como o Manuel de Oliveira, têm estabelecimentos comerciais que querem manter intactos. Tendo à ilharga a ameaça constante dos superdragões, não sei qual a pu** da lata dos Fontelas desta vida, teimarem nas nomeações destes indivíduos para os jogos mais difíceis onde intervém o foculporco!

      Eliminar
    2. fantastico copy/paste - este post que foi retirado do blog que promove o ódio chamado geração qualquer coisa parasita benfica

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...