31 março 2022

Foi apontado ao Benfica mas está a caminho de França; Atenção Sporting! Gonzalo Plata fora dos planos do...Vitória SC; FC Porto disputa top-3 com City e Bayern

O domínio do FC Porto na Liga Bwin tem sido visível desde o início da prova e expressa-se em números relevantes quando comparados com as equipas das cinco principais ligas europeias. Vinte e três vitórias e quatro empates em 27 jornadas são um indicador forte, mas há outros que ajudam a perceber os métodos que os dragões empregam para lá chegar e são disponibilizados pelo CIES – Observatório do Futebol. Numa conclusão simples, as médias por 90’ dos dados ofensivos e defensivos transmitem a ideia de uma equipa autoritária, que impõe o jogo e dá poucas hipóteses ao adversário de forçar o seu.
Nos dois rankings ligados aos desafios sem bola, a equipa de Sérgio Conceição é a melhor colocada. E se nos remates ao alvo concedidos está quase empatada com o Manchester City (2,4 - 2,5), a margem entre as duas equipas é mais vincada nos passes trocados pelos adversários no meio-campo defensivo: 77,8 - 81,6. Naturalmente, há sempre que ter em conta as diferenças na competitividade dos campeonatos, mas dragões são os únicos no pódio dos quatro rankings. Por outro lado, se é de esperar que, na Liga Bwin e de uma forma genérica, os adversários cheguem à baliza do FC Porto através de transições rápidas, estes números marcam uma diferença substancial para 2020/21, quando o rendimento defensivo ficou muito aquém do padrão de Sérgio Conceição.
A partir daí, os azuis e brancos são segundos na posse de bola (62,6%) e terceiros nos remates enquadrados (7,2). Restam sete jornadas para os dragões tentarem transformar este domínio na conquista do título.

Gonzalo Plata fora dos planos. O Vitória de Guimarães não tem nos planos exercer o direito de preferência e exclusividade na compra do passe do extremo Gonzalo Plata, assegurado no âmbito da transferência de Edwards para o Sporting. O clube de Alvalade tenciona fazer um bom negócio com a futura venda do extremo e a Direção presidida por António Miguel Cardoso assume que não terá capacidade financeira para igualar a melhor oferta, sendo irrelevante para os minhotos, segundo apurou o jornal O Jogo a notícia de que o Valladolid, clube ao qual se encontra emprestado o internacional equatoriano, abdicará de acionar a opção de compra fixada em dez milhões de euros, conforme anunciou publicamente o diretor desportivo Fran Sánchez ainda no começo de fevereiro. O mesmo direito de preferência para a transferência definitiva de Plata, a partir da época 2022/23, será válido para outros jogadores do Sporting caso não seja exercido o do internacional equatoriano, mas essa possibilidade apenas será considerada pelos responsáveis vitorianos se não implicar um investimento avultado. A contenção de custos passará a marcar a gestão do clube e a nova equipa diretiva não quer abrir exceções.

Foi apontado ao Benfica mas está a caminho de França. O Lyon irá apresentar nas próximas horas o extremo-direito brasileiro, Tetê. O jogador, de 22 anos, irá chegar ao Lyon por empréstimo do Shakhtar Donetsk, avança a imprensa francesa. Tetê chega a França ao abrigo da norma que liberta até final da época jogadores que estejam na Ucrânia.
Lembramos que recentemente o extremo brasileiro foi dado como certo no Benfica, algo que acabou por não acontecer.

3 comentários:

  1. O Domínio do FCPorto no Conselho de Arbitragem e, principalmente, do Artur Soares Dias, mas TAMBÉM na Federação e Liga tem sido visível desde o início da prova e expressa-se em números relevantes quando comparados com as equipas das cinco principais ligas europeias.

    Assim é que está correto. Esta deveria ser a introdução do grande SUPERMERCADO FC PORTO.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Não dá para ser o guerra... não tem erros ortográficos

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...