22 fevereiro 2022

"É 20% para o Benfica e 80% para o Ajax", diz ex-águia; Matheus Reis quer chegar à 'canarinha' e Premier League; Pedida condenação para 31 'No Name'

O Ministério Público (MP) pediu a condenação de todos os 31 elementos do grupo ‘No Name Boys’, acusados de 261 crimes e cujo julgamento prosseguiu ontem no Tribunal de Sintra. As alegações finais serão concluídas no próximo dia 31 de março, sendo que o MP considera que alguns dos arguidos deverão ser absolvidos de parte dos delitos. Depois de na última sessão ter sido ouvido o adepto do Sporting agredido em maio de 2020, o MP partiu para o enquadramento dos factos. Considerando ter em mãos provas suficientes, desde trocas de mensagens a imagens de videovigilância, o Ministério Público diz ter provas de que devem ser proferidas condenações pelos crimes de homicídio qualificado na forma tentada (a três arguidos), crime de atentado à segurança de transporte rodoviário, crime de dano e, entre outros, por furto qualificado.
Estas infrações concretas remontam, respetivamente, à violenta agressão ao antigo membro da claque sportinguista ‘Juve Leo’, ao relatado apedrejamento ao autocarro do Benfica, às ameaças e insultos inscritos nas paredes do prédio onde vivia Bruno Lage e ainda por incidentes num dos bares da Luz, dos quais terão resultado subtrações de objetos no dia em que o Benfica se consagrou campeão nacional da época de 2018/19. Entre os vários argumentos , os advogados dos membros dos ‘No Name Boys’ já ouvidos pediram as absolvições dos seus arguidos, acreditando não haver matéria que comprove a prática dos crimes. Na próxima sessão, destinada à continuação das alegações finais, serão ouvidos os restantes sete advogados.

"É 20% para o Benfica e 80% para o Ajax". Antevendo os “oitavos” da Champions ainda nos Países Baixos, Erik ten Hag, técnico do Ajax, dividiu as chances de qualificação entre as duas equipas, algo com o qual Pierre van Hooijdonk, antigo jogador das águias, não concorda. “Ele quis fazer passar para os Países Baixos que o Benfica é muito mais forte do que, para mim, é neste momento. Claro que é uma equipa decente, mas passa por uma fase muito difícil e o Ajax está a jogar muito bom futebol. Considerando tudo digo que é uma eliminatória de 20/80, 20 por cento para o Benfica e 80 para o Ajax”, atirou ao jornal O Jogo.
“Percebo a razão de ter dito que era 50/50, mas estou cansado dessas conversas dos treinadores. O Ajax é o favorito. Podia ter dito que o Ajax é um pouco favorito, ninguém em Portugal ia ficar chateado”, atira. E depois de no início da época ter falado de uma eliminatória dividida entre Benfica e PSV, então no play-off de acesso à Champions, explica a diferença na análise. “O Benfica não está na mesma forma e situação do início da época e o Ajax é melhor do que o PSV. É melhor do que qualquer equipa nos Países Baixos”, defende, referindo que “o PSV é segundo classificado e ganha facilmente, mas num estilo diferente”. “O Ajax domina os jogos e venceu o Vitesse por 5-0, uma equipa que está na Europa. É uma equipa agradável de se ver, joga um futebol muito atrativo. Se estiver em forma será muito, muito difícil para o Benfica”, avisa.

Matheus Reis quer chegar à 'canarinha' e Premier League. A época 2021/22 trouxe a titularidade absoluta de Matheus Reis com a camisola do Sporting, conquistada há precisamente uma volta, em setembro, e o atual ano civil deu-lhe contornos de craque, com os dois primeiros golos (contra Famalicão e Estoril) e a primeira assistência (frente FC Porto) desde que Rúben Amorim o chamou para uma aventura comum. Aos 27 anos, completados no último dia 18, e a 2 jogos de fazer 50 de leão ao peito, o polivalente defesa sente-se no melhor momento da carreira e alimenta, escreve o Record, a esperança de conseguir cumprir um sonho de criança, ser internacional pela sua seleção, o Brasil. Mesmo sabendo que a conjuntura não lhe é favorável – na qualificação para o Mundial, o selecionador Tite utilizou Alex Sandro como titular absoluto, chamando, também, Alex Telles, Felipe Luís ou Guilherme Arana –, Matheus promete não baixar os braços e fazer da sua disponibilidade um cartão de visita para o escrete, que se volta a juntar no final de março, para as receções ao Chile (dia 24) e visita à Bolívia (29), também de apuramento, mas já com o passaporte para o Qatar mais que carimbado.
Neste momento, e sabendo que Portugal não é uma opção a curto prazo, pois ainda não tem o tempo necessário no País (5 anos) para se naturalizar, o ala que também faz de central aposta as fichas todas em continuar a expressiva temporada ao serviço dos verdes e brancos, na qual já é o quinto futebolista mais utilizado a nível de partidas (33) e o sexto com mais minutos (2.409).
Apesar de estar comprometido com o atual campeão português, que lhe abriu as portas após meia época encostado no Rio Ave – ali se treinou na equipa B dos vila-condenses, mas muitas vezes sozinho, partilhando apenas o mesmo espaço –, Matheus tem na Premier League, escreve o diário, o seu campeonato de sonho. Não vai, contudo, dar um passo maior que a perna, pois o momento é para desfrutar: há muito que não encontrava tamanha estabilidade profissional e só o facto de quase ser cinquentenário pelos leões motiva-o para o que resta da época; essa trará, certamente, o recorde em número de partidas, estando a apenas 4 da marca como sénior (em 2019/20 fez 37 no Rio Ave).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...