24 fevereiro 2022

Depois dos rumores: "Não recebi propostas concretas dos 3 grandes mas portas estão abertas"; Augusto Inácio elogia ADN do FC Porto: "É preferir 'morrer do que perder um jogo'. É uma questão de mentalidades"

Beto estreou-se no campeonato em 2019/20, mas o primeiro golo só aconteceu na temporada passada e a vítima foi justamente o FC Porto, num jogo realizado a 8 de novembro de 2020. O Portimonense esteve a vencer no Estádio do Dragão, mas Mbemba, Taremi e Sérgio Oliveira deram a volta (3-1). Esse golo foi, contudo, o tiro de partida para um crescimento evidente do artilheiro, que se materializou em 11 golos em todas as competições e despertou a atenção da Udinese, entre outros emblemas. O avançado de 24 anos foi noticiado como possível reforço de FC Porto, Benfica e Sporting, mas nos últimos dias do mercado acabou por assinar pelos italianos.
Ao jornal O Jogo, Beto esclarece esses rumores. “Não recebi propostas concretas de nenhum dos chamados três grandes do futebol português. Ouvi os rumores de que estavam interessados, mas comigo ninguém falou. O mundo das transferências é mesmo assim, há muitos rumores, mas não falei com nenhum clube de Portugal”, garante. Apesar dessa ausência de contactos, não esconde que jogar num dos grandes da Liga Bwin “é o sonho de todos os jogadores portugueses”.“Quem não gostava?”, atira, tranquilo em relação ao futuro:“Tenho as portas dos grandes sempre abertas, mas para já tenho de pensar na Udinese.”
E, por enquanto, a época de estreia no estrangeiro desenrola-se acima das expectativas do avançado, que leva oito golos em 24 partidas pela formação de Udine. “As coisas estão a correr um pouco melhor do que esperava. Estou a ambientar-me bem, a língua não é assim tão complicada e adaptei-me bem ao calcio”, resumiu, convicto de que os números que assina até ao momento são um bom cartão de visita. “É um bom registo e até pensava que iria demorar mais tempo a chegar a esta marca. A época tem corrido bem e estou a gostar muito. Valeu muito a pena ter vindo para Itália”, reforça Beto, que no último jogo trocou a camisola com Jovane Cabral: “Conversámos e ele está a gostar de Itália.”

"O ADN do FC Porto é preferir 'morrer do que perder um jogo'. É uma questão de mentalidades". A luta pelo título está ao rubro com o FC Porto a ter vantagem, nesta altura, de seis pontos para o Sporting, que segue em segundo lugar na classificação geral. Até ao final do campeonato, a intensidade e a pressão prometem aumentar, com os rivais a tentarem a conquista do mais emblemático troféu a nível nacional.
Só daqui a alguns meses é que se saberá quem leva a melhor, sendo que nesta equação ainda se coloca o Benfica, que está em terceiro lugar, Nélson Veríssimo garante que ainda pensa no primeiro lugar, e ainda terá de medir forças com ambos os rivais, em jogos que podem ser decisivos para as contas finais da classificação dos chamados 'três grandes'.
Aconteça o que acontecer, Augusto Inácio, antigo dirigente, treinador e jogador do Sporting, tendo também representado o FC Porto, nota que a Norte o ADN do FC Porto tem ajudado o emblema azul e branco a alargar vantagem para os rivais.
E Augusto Inácio explica-se. "É polémico o que eu vou dizer. É polémico e eu sei que é polémico. Eu nasci em Lisboa e vivi no Porto mas, sinceramente, eu gosto mais de viver no Porto. Eles ou gostam ou não gostam. Não há ali 'vamos ver'. Gostam, gostam. Não gostam e metem na prateleira de lado", afirmou Augusto Inácio.
Para o antigo dirigente do Sporting, o FC Porto tem uma marca identitária que fica patente no relvado quando os jogadores orientados por Sérgio Conceição vão para dentro de campo.
"E depois há aquela coisa de Norte e Sul. Parece que o Porto é um país diferente e Lisboa é Portugal. É um país diferente. Eles têm uma regionalização deles que querem que a sua marca esteja bem vincada naquilo que são os valores da região".
Por outro lado, Augusto Inácio diz que isso "ensina-se, trabalha-se, sentem-se". "Entras naquilo ou não. E talvez seja isso que os jogadores transportam no Dragão e antes nas Antas", considera Augusto Inácio, em declarações no programa Bola na Rede.
O antigo dirigente, treinador e jogador do Sporting diz que do tempo que passou no FC Porto percebeu as raízes que o clube tem na cidade portuense.
"É povo, é adeptos, presidente, tudo em volta sempre daquilo do 'vamos morrer no campo'. Não é só isso que faz ganhar jogos. É a classe dos jogadores e do treinador. A sorte do FC Porto é ter o Sérgio Conceição. Tinha perdido o ADN do FC Porto. O ADN do FC Porto é preferir 'morrer do que perder um jogo'. É uma questão de mentalidades".
Augusto Inácio salientou ainda que os jogadores do FC Porto deixam a 'pele' em campo. E isso acaba por ter reflexos no rendimento e na pontuação.
"É deixar tudo em campo. Não há um metro que não seja disputado no treino e no jogo. Talvez seja a diferença", admite Augusto Inácio num olhar às contas do campeonato.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...