01 janeiro 2022

O médio que está na mira dos três grandes; Benfica não estava com atraso a dobrar tão grande há...21 anos; Luís Diaz tem um objetivo para 2022: "Ser campeão". "Foi horrível ver os meus companheiros a jogar e não poder estar lá"

Luis Díaz foi eleito a figura futebolística do ano para os leitores do jornal O Jogo. O colombiano agradeceu. “Estou muito feliz por receber este reconhecimento. É um orgulho para mim e agradeço muito, Agora é continuar a trabalhar e não me conformar para continuar a crescer”, referiu.
Em 2021, o colombiano tornou-se não só a figura do FC Porto, como viu a sua cotação disparar a nível europeu fruto de grandes noites na Liga dos Campeões e, também, na Copa América. Aos 23 anos é já um craque em ascensão mundial e só houve um adversário capaz de o impedir, por duas vezes, de fazer golos decisivos e fintas desconcertantes: a Covid-19, no início e, agora, no fim do ano. Por isso, falhou o clássico do campeonato, encontra-se a cumprir isolamento. Para trás ficam 365 dias em que passeou classe nos relvados nacionais e internacionais, ao ponto de muitos vaticinarem que será a próxima grande venda da SAD azul e branca. Nomeado para o onze ideal da Copa América, na luta pelo prémio Puskas – onde tem a concorrência do companheiro de equipa Taremi -, Luis Díaz é já o jogador mais cotado de todo o campeonato, com 40 milhões de euro de valor de mercado, segundo o “Transfermakt” e foi, ainda, incluído nos 100 melhores do ano pelo prestigiado jornal “The Guardian”.
“O balanço pessoal que faço é que foi um grande ano por tudo o que consegui alcançar em tão pouco tempo, foram sonhos que se tornaram realidade. E o mesmo a nível coletivo. Em cada grupo que estou, no clube e na seleção, aprendi bastante”, sublinhou. “O meu melhor momento creio que é o que estou a viver atualmente no FC Porto e também a Copa América. O pior foi terminar o ano com Covid”, assumiu, apontando ainda aquilo que mais lamenta. “Faltou ser campeão com o FC Porto, um desejo que quero muito atingir em 2022”, frisou. Além disso, quer “continuar a crescer como pessoa e futebolista para conseguir atingir as metas e objetivos” que traçou. “Quero continuar a construir o meu caminho com trabalho e muita humildade ”, finalizou, num rápido contacto com o nosso jornal desde a sua casa, onde cumpre o isolamento obrigatório depois de testar positivo ao novo coronavírus.
Em isolamento, não restou outra alternativa a “Lucho” do que acompanhar o clássico em casa, torcendo à distância pelo triunfo. Foram 90 minutos que terminaram bem, mas que custaram muito ao extremo. “Foi muito difícil ver o jogo pela televisão, na verdade foi horrível ver os meus companheiros a jogar e não poder estar lá. É muito complicado porque todos os jogadores querem estar neste tipo de jogos. Deus quis que fosse assim, os meus companheiros e a equipa técnica fizeram um excelente trabalho e ganhámos, que era o mais importante”, sublinhou.

Benfica não estava com atraso a dobrar tão grande há...21 anos. A derrota frente ao FC Porto a fechar o ano deixou o Benfica a uma distância considerável para o topo da classificação da Liga Bwin, já que está agora a sete pontos quer do conjunto portista quer do Sporting, que dividem precisamente a liderança. Com fortes expectativas em relação a 2021/22, isto depois de dois anos seguidos sem festejar o título nacional, os encarnados, agora com Nélson Veríssimo no lugar de Jorge Jesus, estão, contudo, em posição deveras complicada, fruto dos apenas 37 pontos contra os 44 dos dois rivais, que ainda nem perderam qualquer partida no campeonato. Olhando para trás, é preciso recuar até 2000/01 para encontrar tamanho atraso para os dois primeiros classificados à 16.ª jornada. Nessa temporada, as águias estavam apenas no quinto posto, a nove pontos do líder FC Porto e a sete do Boavista. Pelo meio encontravam-se ainda Sporting, com mais cinco pontos do que os encarnados, e Braga, com mais três. O desfecho foi negro: as águias acabaram no sexto lugar, a pior classificação de sempre.

Iván Jaime, médio espanhol do Famalicão, tem despertado a atenção do FC Porto, Benfica e Sporting, apurou o JN. O jogador, 21 anos, cumpre a segunda temporada ao serviço do clube minhoto, onde soma 45 jogos e seis golos, dois deles assinados na presente temporada. Médio de grande capacidade técnica e enorme vocação ofensiva, que lhe permite atuar como segundo avançado, tem merecido observações por parte dos três clubes grandes do futebol português, por força do talento, margem de progressão e também por causa da juventude. Formado no Málaga, chegou ao Famalicão na época passada a troco de 500 mil euros, assinou contrato até 2025, e, segundo apurou o JN, o clube espanhol ainda detém 20% do passe, parcela que pretende rentabilizar numa futura venda. Neste momento, Iván Jaime já tem um valor de mercado a rondar os cinco milhões de euros, montante muito superior ao investimento feito pelo clube.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...