12 dezembro 2021

Ponto final nas esperanças da Mercedes! Título de Verstappen confirmado: FIA recusa os protestos da marca alemã

Está confirmado: a FIA recusou este domingo os dois protestos apresentados pela Mercedes no final do Grande Prémio de Abu Dhabi, confirmando os resultados da corrida e o primeiro título mundial de Max Verstappen.
Minutos após ter indeferido o primeiro protesto da Mercedes, os comissários de corrida chamaram os representantes das duas equipas e comunicaram a decisão final sobre o segundo protesto da escuderia alemã, sobre o procedimento da Direção de Corrida nas últimas voltas do GP de Abu Dhabi. À saída do edifício onde estiveram os representantes dos três orgãos, sem a presença de Toto Wolff, diretor-executivo da Mercedes, Chris Horner confirmou aos jornalistas o título de Max Verstappen. "O veredito final sairá em breve", atirou, sem conseguir esconder o sorriso no rosto.

A decisão sobre o primeiro protesto da Mercedes: "Foram considerados os argumentos apresentados por ambas as partes [Mercedes e Red Bull]. Os comissários de corrida determinaram que apesar de o carro 33 ter, num determinado momento, por um breve período de tempo, se adiantado ao carro 44, numa altura em que os dois carros estavam a acelerar e a travar, voltou novamente para trás do carro 33 e não estava à sua frente quando o período de Safety Car terminou", pode ler-se no comunicado divulgado hoje pela FIA.

Negado o primeiro protesto da Mercedes, que apontava ao artigo 48.8 dos regulamentos, seguiu-se a análise ao procedimento que a Direção de Corrida teve neste domingo, depois de numa primeira instância ter proibido ultrapassagens durante o Safety Car e, após um pedido de esclarecimento de Chris Horner, chefe da Red Bull, a Michael Masi, ter dado o aval para o holandês ultrapassar os carros que prosseguiam à sua frente. Lembre-se que estes carros que seguiam à frente de Verstappen já tinham sido dobrados pelo holandês, pelo que não interferiam na luta pelo triunfo em Abu Dhabi.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...