31 dezembro 2021

Dragões irónicos com Rui Pedro Braz; O médio apontado ao FC Porto; "Se existisse VAR há 20 ou 30 anos atrás, o Sporting tinha mais campeonatos"

O futebol português foi um dos precursores na introdução do sistema de videoarbitragem, que funciona no apoio às decisões tomadas em campo pelos árbitros no campeonato nacional. Desde há várias épocas a esta parte, o sistema de videoárbitro (VAR) tem sido uma ferramenta utilizada não apenas no campeonato português mas também em outras competições internas, sendo que foi também alargado a outras provas internacionais e outras ligas sob tutela de outros organismos como a FIFA e a UEFA.Em 2017, a Federação Portuguesa de Futebol entendeu introduzir o mecanismo de apoio às decisões das equipas de arbitragem com a implementação do sistema de videoárbitro. De então para cá, é certo que as críticas às decisões mantiveram-se, com interpretações várias e variadas a respeito de lances ocorridos em campo. No entanto, o sistema já se fixou e os responsáveis pelo futebol nacional asseguram que estará para durar.
Em Alvalade, é com agrado que se tem acompanhado a introdução e crescimento do VAR. Ainda recentemente, o Sporting atingiu a próxima fase da Taça de Portugal na sequência de uma decisão validada de golo por parte do VAR, uma vez que existiam dúvidas relativamente ao facto de a bola ter ou não ultrapassado a linha de golo.
Com recurso à tecnologia e visionadas as imagens pelo VAR, o golo leonino foi validado e, com ele, a formação orientada por Rúben Amorim, atual campeã nacional, avança na Prova Rainha.
Carlos Xavier, antigo capitão do Sporting, mostra-se agradado com a tecnologia do videoárbitro e até acredita que se este existisse há mais tempo no futebol português, a turma de Alvalade poderia ter mais campeonatos nacionais conquistados.
"Infelizmente, o VAR existe há pouco tempo. Se o VAR tem existido há 20 anos ou 30 anos atrás o Sporting tinha muitos mais campeonatos conquistados", acredita Carlos Xavier.
"Pena que o VAR não tenha vindo há mais tempo", insistiu o antigo capitão verde e branco, lamentando, contudo, que nas instâncias desportivas o clube de Alvalade 'não tenha peso'.
"Continuamos a não ter muito peso em termos da comissão disciplinar, mas pronto", lamentou Carlos Xavier, por causa dos dois jogos de castigo aplicados a Luís Neto, pela expulsão em Barcelos, que já mereceram críticas e comparações por parte do porta-voz do Sporting Miguel Braga. "Agressão de Uribe, mais grave, valeu um jogo de suspensão", estranhou Sporting.
O jogador continua ausente das opções de Rúben Amorim para cumprir castigo e Carlos Xavier lamenta que o central português tenha esta sanção. "O Neto teve de ser castigado, foi mais pelo gesto, admito que tem de ser castigado. Agora, um jogo no máximo. Dois jogos não faz sentido".
Na crítica que prestou, o antigo atleta Carlos Xavier disse ainda que, aos olhos das arbitragens, em Portugal, "uns são filhos da mãe e outros são filhos do pai."
Mesmo assim, a confiança do leão não sai abalada e, em declarações na Sporting TV, o antigo capitão verde e branco salientou também que quem vê este Sporting a jogar percebe que a equipa orientada por Rúben Amorim está entusiasmada.
"A equipa respira confiança", disse Carlos Xavier, em reação aos 15 triunfos consecutivos que o leão soma em provas nacionais, avisando que o campeão nacional não vai 'tremer'.
"Estamos cá para durar e muito", vaticinou Carlos Xavier, voltando a falar no sistema de videoárbitro, que entrou em vigor há algumas temporadas atrás no futebol português. "Infelizmente, o VAR chegou muito atrasado".

Jailson é o mais recente nome a ser apontado ao FC Porto. Segundo o 'Globoesporte', o brasileiro, de 26 anos, é seguido pelos dragões, mas também pelo Galatasaray, da Turquia.
O médio, refira-se, não joga há um ano e está agora livre no mercado, depois de conseguir rescindir com o Dalian Pro, da China, com a ajuda da FIFA, em virtude de alegados salários em atraso.
Com uma passagem pelo Fenerbahçe no currículo, o médio procura agora voltar à alta roda do futebol europeu. 

Dragões irónicos com Rui Pedro Braz. Francisco J Marques reagiu com ironia à vitória do FC Porto no final do encontro. No Twitter, sem escrever o nome de Rui Pedro Braz, diretor desportivo dos encarnados, o dirigente dos dragões deixou a mensagem:

"Viva o FC Porto. Perdeu-se um péssimo cartilheiro mas ganhou-se um espetacular diretor desportivo. Eu pelo menos gosto muito…"

1 comentário:

  1. Como eles se excitavam, quando o amigo avençado Braz, enquanto comentador, lá ia dizendo o que eles queriam ouvir!!! Agora, são incapazes de perceber, o que ele faz!!! É próprio das galinhas acéfalas!!! Só têm o que merecem, enquanto principais responsáveis, pelo estado a que chegou o grande sport lisboa e batota. Continuem a idolatrar o pizzidente, o outro totó, os calados, etc.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...