01 dezembro 2021

Dérbi da Luz poderá ter menos de meia casa; JJ à mesa do Flamengo; 40 mil euros impedem o FC Porto de inscrever novos jogadores

O nome de Jorge Jesus nunca deixou de ser falado no Brasil – e sempre ligado ao Flamengo – mas a conexão está agora reativada com novo ataque do clube brasileiro ao treinador. O jornal Record escreve que Bruno Macedo – empresário que já tinha participado tanto na ida de JJ para o Fla, como na sua renovação pelo clube canarinho e ainda no regresso do técnico ao Benfica – está neste momento no Rio de Janeiro. Na agenda estão já reuniões nos próximos dias com responsáveis do Flamengo, entre eles Marcos Braz, vice-presidente do ‘Mengão’ para o futebol e figura de relevo nos anteriores processos que envolveram Jesus. No rescaldo da derrota com o Palmeiras na final da Taça Libertadores, o Flamengo anunciou o despedimento de Renato Gaúcho, pelo que está ativo no mercado em busca de um substituto. O nome de Jorge Jesus tem muita força entre os adeptos do clube carioca e as recentes sondagens feitas pela imprensa local mostram isso mesmo. Para além disso, ainda quando Gaúcho orientava a equipa, foram várias as manifestações nas bancadas pedindo o regresso de JJ, ora diretamente para o dito Marco Braz, ora como forma de protesto para com o referido Gaúcho. Entre a cúpula diretiva do emblema brasileiro, diga-se, alguns não são muito favoráveis a um possível retorno do técnico amadorense, pois este deixou o clube no ano passado – precisamente rumo à Luz – pouco depois de ter acertado a renovação com o Fla.
Apesar destas conversações em marcha – para já, sem envolver formalmente nenhum dos clubes –, o Record diz saber que Jorge Jesus não pondera nesta altura deixar a Luz pelo próprio pé e largar a meio o contrato que termina no próximo mês de junho. Por outro lado, os responsáveis encarnados têm para já definido que será feito um balanço no final do apertado e decisivo ciclo deste mês, em que as águias têm três clássicos – dois com o FC Porto, no Dragão, mais o da próxima sexta-feira, ante o Sporting – e ainda a ‘final’ com o D. Kiev, na última ronda da fase de grupos da Champions. Caso haja uma espécie de hecatombe neste lote de sete partidas a disputar até final do ano civil, Rui Costa e seus pares não garantem a continuidade de JJ em janeiro.
De resto, a dita viagem de Bruno Macedo ao Brasil foi devidamente autorizada. Arguido na operação ‘Cartão Vermelho’ – está indiciado por crimes de burla qualificada, fraude fiscal, branqueamento de capitais e abuso de confiança num esquema que o Ministério Público acredita ter servido para Luís Filipe Vieira desviar dinheiro da SAD encarnada –, o agente teve como medidas de coação a proibição de deixar o País, com entrega do passaporte. No entanto, este cenário foi aliviado e, mediante comunicação prévia, Macedo pode deslocar-se livremente.

40 mil euros impedem o FC Porto de inscrever novos jogadores. O FC Porto está impedido de inscrever jogadores na Liga, uma vez que se encontra em incumprimento relativamente ao pagamento de uma verba de 40 mil euros ao Jega United, clube que formou o nigeriano Zaidu.
A verba em causa diz respeito à primeira prestação do mecanismo de solidariedade, que remonta a 2020, ano que em que o lateral-esquerdo, de 24 anos, se transferiu do Santa Clara para o FC Porto, e enquanto não for liquidada, a SAD não poderá proceder à inscrição de novos jogadores. Uma situação que, no entanto, será desbloqueada assim que os dragões procedam ao pagamento desse valor ao clube responsável pela formação do defesa nigeriano.
Mas o imbróglio não se fica por aí. É que a quantia que diz respeito à segunda prestação, relativa a 2021, também já se encontra em atraso. São cerca de 35 mil euros, pelo que a FIFA já abriu um segundo processo, podendo levar o Conselho de Disciplina do organismo que tutela o futebol mundial a aplicar novas sanções disciplinares ao FC Porto. Zaidu fez grande parte da sua formação na Nigéria, tendo-se transferido para a Europa em 2016, pela porta do Gil Vicente, muito embora nunca tenha jogado no clube de Barcelos. Emprestado ao Mirandela, do Campeonato de Portugal, o lateral-esquerdo assinou três épocas de grande nível que o projetaram para o Santa Clara, onde esteve apenas uma temporada. No verão de 2020, o FC Porto apostou fortemente na sua contratação, tendo investido 4 milhões de euros, acrescidos de 275 mil euros de encargos adicionais. Zaidu ganhou imediatamente um lugar na equipa de Sérgio Conceição e chegou à seleção nigeriana, com grande projeção na Liga dos Campeões, onde foi considerado uma das revelações da fase de grupos na época passada. Apontado por diversas vezes a clubes da Premier League, o lateral-esquerdo manteve-se firme no Dragão e nos últimos jogos recuperou a titularidade, tendo assinado uma exibição bem conseguida em Liverpool. 

Dérbi da Luz poderá ter menos de meia casa. Até ontem à tarde estavam cerca de 55 mil entradas autorizadas (entre lugares cativos e bilhetes vendidos) no estádio da Luz tendo em vista o jogo desta sexta-feira, o dérbi com o Sporting. Mas as expectativas dos responsáveis encarnados no que à lotação diz respeito são bastante mais baixas. Fonte do clube da águia deu conta ao jornal A Bola que «na melhor das hipóteses» as bancadas deverão receber «meia casa ou nem isso», ou seja qualquer coisa como 20 a 30 mil espectadores.
A baixa expectativa tem ligação direta com a necessidade de testagem e apresentação de teste negativo para entrar no recinto. Apesar das 55 mil entradas neste momento autorizadas, muitos dos que já têm bilhete ou até mesmo lugar cativo poderão não ir ao jogo, seja por opção própria, seja porque simplesmente poderão não conseguir o necessário teste atempadamente. Isto por que a capacidade de resposta das instituições responsáveis pela realização de testes — farmácias e laboratórios — será colocada sob forte pressão nas próximas 48 horas: ontem já eram muitas as farmácias na zona de Lisboa que já não estavam a aceitar marcação de teste antigénio para esta semana.

3 comentários:

  1. Então e notícias sobre alegada corrupção desportiva??? NADA????!!!???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas tu acreditas nas notícias dos jornais e outros órgãos de comunicação social?

      Devias ser internado em camisa-de-forças.

      Eliminar
  2. Nada porque as notícias são sobre agentes que alteram a "sorte" de um jogo leia-se "bruxos"... Antes desta acusação ainda há de sair a do Mala Ciao com os jogadores do Rio Ave e do Marítimo... Aí sim, corrupção desportiva...

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...