15 dezembro 2021

Buscas na Luz e Alvalade. Boaventura detido. Negócios de Vlachodimos, Lisandro López, Nuno Tavares, Gedson e Waldschmidt na mira da PJ. Negócios investigados em Alvalade são já durante a presidência de Frederico Varandas.

A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje três pessoas, entre as quais um empresário do setor metalúrgico e um empresário ligado à atividade desportiva (César Boaventura), na sequência de 28 buscas que envolveram o Benfica e o Sporting. Em comunicado, a PJ refere que em causa está a eventual prática de crimes de fraude fiscal, burla qualificada, falsificação informática e branqueamento, tendo ambos os clubes confirmado as buscas, mas assegurado que não são arguidos nem visados na investigação.
As buscas, domiciliárias e não domiciliárias, foram realizadas nos concelhos de Barcelos, Braga, Esposende, Trofa, Vila Nova de Famalicão, Funchal, Benavente e Lisboa.
"Através do exercício de atividade comercial fictícia de sociedades geridas pelos suspeitos, assim como de correspondentes contas bancárias tituladas por terceiros (pessoas individuais e coletivas), em território nacional e no estrangeiro, aqueles lograram criar um intrincado esquema de faturação/movimentação financeira que ofereciam tanto como veículo de branqueamento para terceiros, prestando assim esse serviço ilícito pelo qual seriam remunerados, como para ocultação dos proveitos gerados da própria atividade legítima dos próprios e de terceiros, nos setores indicados", refere o comunicado.
A PJ acrescenta que foram, até ao momento, identificados movimentos financeiros, em diversas plataformas, num montante superior a 70 milhões de euros. Segundo aquela polícia, a vantagem patrimonial estimada em sede fiscal, associada ao principal visado, atinge o montante de 1,5 milhões de euros, "apenas com base em elementos já confirmados".
Denominada "Malapata", a operação foi realizada no âmbito de um inquérito titulado pelo Ministério Público -- Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto, com a participação da Autoridade Tributária e Aduaneira - Direção de Finanças do Porto. No decurso da operação policial, foi apreendida "documentação diversa" relativa à prática dos factos, além de viaturas automóveis e material informático. Os detidos vão ser presentes a tribunal, para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.
Segundo a CMTV, os negócios de Vlachodimos, Lisandro López, Nuno Tavares e Gedson estão na mira da Polícia Judiciária. A televisão do Correio da Manhã adianta ainda que, no que respeita ao Sporting, os negócios investigados foram realizados já durante a presidência de Frederico Varandas.
No caso de Nuno Tavares, o jornal Record deu conta no início do mês que César Boaventura deu entrada com uma ação em tribunal contra a Benfica, SAD na qual reclama o pagamento de 800 mil euros. O agente alega ser-lhe devida esta verba pela intermediação no negócio da transferência do lateral para o Arsenal. O defesa foi oficializado nos gunners no último dia 7 de julho, tendo o clube inglês acertado a compra por 8 milhões de euros, mais dois por objetivos. Boaventura exige agora 10 por cento do valor fixo, montante que havia acordado. No entanto, após faturação do montante, a sociedade anónima benfiquista não reconheceu a dívida, cenário que motivou esta ação, que deu entrada num tribunal do Norte. Os encarnados, sabe o nosso jornal, não reconhecem a dívida a Boaventura pois consideram que a única comissão devida na transferência de Nuno Tavares seria para os empresários do jogador, representado pela Prodigy Players.
Segundo a CMTV, o negócio de Waldschmidt, ex-avançado do Benfica, também está na mira das autoridades no âmbito da Operação Malapata.

3 comentários:

  1. Buscas na Luz e em Alvalade por causa de 4 ou 5 Jogadores que eram do Benfica e de uma espécie de empresário que só fez transferências com e para o Benfica...mas tiveram de meter o Sporting ao barulho! Prendam quem tiverem de prender, e quem andou tanto tempo a gozar á conta dos contribuintes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa ave rara é o boneco nas mãos do ORELHAS, criou o Cashball e aliciou segundo o Lionn e o Cássio (depoimentos em tribunal ) quando eram jogadores do Rio Ave para perderem com o Galinheiro!

      E levou na tromba de uma gajo da claque do Porto.

      Eliminar
  2. Enquanto não prenderem os do norte isto são buscas de brincadeira. Com o "malapata" ficámos a saber que o "mala ciao" é de rir, sempre foi de rir. Terão dito desta vez vai ter azar = malapata. Stand up puro.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...