16 dezembro 2021

Amorim recebe diploma este mês; Contrato de Gonçalo Esteves acaba...no final da época. Sporting com blindagem agendada; Paulinho com reserva para viagem a Barcelos; Benfica fala em duplo critério, mas foi JJ que não confessou ao contrário de Conceição

Alega o Benfica que houve duplo critério porque, no caso do treinador do FC Porto, houve Decisão Singular (ou seja, tomada por um só elemento do Conselho Disciplinar), enquanto que o processo de Jesus foi sentenciado no Pleno do CD. A diferença é que, no primeiro caso, o recurso tem imediato efeito suspensivo, enquanto que, no segundo, é preciso que seja decretada uma providência cautelar. Isso permitiu a Conceição sentar-se no banco com o Braga (mas ontem não, porque entretanto esse primeiro recurso foi indeferido) , mas não a Jesus dirigir a equipa com o Covilhã nesta última jornada da fase de grupos da Taça da Liga.
Ora, o regulamento disciplinar da Liga (artigo 245), votado pelo Benfica, explica porquê: quando o infrator confessa, o que foi o caso de Conceição, “o relator (…) procede (…) à determinação da sanção aplicável”. Já não sucede o mesmo quando o acusado não admite os factos, como sucedeu com Jesus. Nessa altura, tem de ser o Pleno do CD a deliberar e o recurso passa a ter de ser feito para o TAD, sem imediato efeito suspensivo, a menos que seja solicitada e decretada uma providência cautelar, à semelhança do que fez o Sporting no caso Palhinha.
Outro esclarecimento que importa fazer e que, apesar de óbvio, continua a ser ignorado pelos dirigentes e pela comunicação dos clubes, ano após ano, diz respeito ao desafio que o comunicado faz à Federação Portuguesa de Futebol, a quem pede que assuma “as suas responsabilidades” e dissolva o atual Conselho de Disciplina. O Conselho de Disciplina, como outros órgãos da Federação, é autónomo e indissolúvel pela Direção da FPF, que não tem quaisquer poderes formais sobre ele.
Com o artigo 245, foram duas as normas bastante óbvias, claras e sobejamente conhecidas pelos advogados dos clubes que o Comunicado ignorou.

Contrato de Gonçalo Esteves acaba...no final da época. Sporting com blindagem agendada. Com Porro e Esgaio no plantel, Gonçalo Esteves chegou a Alvalade no defeso, como jogador livre após a desvinculação do FC Porto, onde atuava nos escalões de formação, e apenas com a promessa de integrar o estágio de pré-temporada, ponto de partida para se começar a mostrar a Rúben Amorim. Ainda com 17 anos, o jovem ala direito tem tido mais oportunidades das que inicialmente esperaria e a resposta tem agradado aos responsáveis do clube, que vão avançar para a sua renovação quando este cumprir os 18 anos, em fevereiro – à semelhança do que sucedeu no passado com Nuno Mendes, TT, Gonçalo Inácio, Joelson, entre outros. Gonçalo Esteves assinou contrato de formação válido por uma temporada e o compromisso entre as partes é o de avaliar o seu crescimento e as perspetivas do clube para o seu futuro mais à frente. E apesar da “precariedade” do vínculo atual, as partes estão confiantes e tranquilas num desfecho que leve à renovação pelo leões, que o pretendem blindar em fevereiro com novo contrato de longa duração.
Amorim, além de integrar o jovem atleta no plantel, está a dar oportunidades a Gonçalo Esteves na equipa principal (vai em quatro jogos), para somar minutos em patamar superior. E a resposta do camisola 87 tem sido muito positiva. O técnico e a SAD estão convencidos e encantados com o rendimento de Gonçalo Esteves, que não só é visto como uma aposta de futuro, como já do presente.
A relação, numa base de confiança e fidelidade entre as partes, dá tranquilidade ao Sporting que, assim, não receia a intromissão e sedução de clubes do estrangeiro por um jogador que, até assinar, facilmente poderia ser “roubado” aos verdes e brancos.
“O Esteves tem 17 anos, fez uma excelente exibição, está-se a habituar a defender mais tempo, tem que ter um rigor diferente. Ofensivamente é muito talentoso, especialmente quando carrega a bola. Está a crescer, vai ter muitas oportunidades e está a aproveitá-las. Gostei muito da exibição dele, está cada vez melhor a defender. Tem que continuar a trabalhar e aproveitar todos os minutos que tem”, disse o técnico após o desafio com o Penafiel, na terça-feira.

Paulinho com reserva para viagem a Barcelos. Rúben Amorim questionou-se, no final do desafio de terça-feira contra o Penafiel, se poderia contar ou não com Paulinho contra o Gil Vicente e, feitas a contas, à semelhança do que sucedeu com Sebastián Coates contra o Boavista, também o avançado pode ter alta precisamente no dia de jogo. Independentemente de ser titular ou não contra a equipa minhota, a sua possível disponibilidade no sábado, na 15.ª jornada da Liga Bwin, é uma boa notícia para o técnico, que conta já com oito baixas certas para o jogo em questão.
Coates teve alta e no mesmo dia entrou direto no onze titular, um cenário que Amorim já tinha antecipado como uma forte possibilidade, dado o que o jogador representa em campo e no balneário, desportivamente e em termos de liderança. Paulinho, que acusou positivo no dia 8, conclui os dez dias de isolamento a 17 e no 18, sábado, se der negativo, pode ser opção. Mas ao contrário do que sucedeu com Coates, desta vez o jogo não é em Alvalade e Paulinho terá de viajar até Barcelos para ficar às ordens de Amorim. Ou seja, mais um factor de cansaço para um jogador com exibições de combate e grande desgaste físico, e que vem de um período de dez dias sem se treinar com os colegas, embora com plano específico para manter a forma em casa.
O técnico e o próprio jogador terão de avaliar a condição física e tomar uma decisão, caso, claro está, Paulinho dê negativo à covid-19.
Recorde-se que o atacante deu positivo à chegada dos Países Baixos, onde os leões defrontaram o Ajax. Nessa partida o camisola 21 entrou a meia hora do fim e não marcou, mas fê-lo nos dois jogos anteriores para a Liga Bwin, contra Tondela e Benfica. Entretanto falhou o Boavista (estava, também, suspenso) e o Penafiel, podendo regressar contra a equipa onde relançou a carreira. Foi em 2016/17, após ter até pensado deixar de jogar... No Gil Vicente renasceu, deu o salto para o Braga, onde chegou à Seleção e acabou por ser contratado pelo Sporting.
Apesar de Paulinho já ter assim “reserva” para a viagem a Barcelos, dadas as circunstâncias antes descritas, Amorim pode optar por lançar Sarabia ou Tiago Tomás no eixo do ataque, guardando o 21 para a segunda parte.

Amorim recebe diploma este mês. Depois de muita polémica e tanto tempo despendido, Rúben Amorim está próximo de receber o diploma que simboliza a obtenção do nível IV do curso de treinadores. O técnico do Sporting já tinha terminado as aulas do UEFA Pro no último verão, só que ainda não havia concluído oficialmente o nível IV, uma vez que faltava apresentar os trabalhos práticos finais de forma a receber o canudo. Concluído o processo, Rúben Amorim aguarda agora até receber em mãos o diploma que lhe confere o nível desejado, sendo que, escreve o Record, o certificado deverá ser entregue ao treinador de 36 anos até ao final do ano, ou seja, durante os próximos dias.
De resto, desde o início deste deste ano, Amorim encontrava-se formalmente habilitado a orientar o emblema de Alvalade enquanto treinador principal na ficha de jogo: primeiro por inscrição no curso e, desde a pré-temporada, por ter frequentado a formação UEFA Pro, com vista à obtenção do nível IV. Durante este último período, que coincidiu com a preparação da época 2021/22, Rúben Amorim conciliou os trabalhos da pré-época do Sporting com as aulas presenciais na Cidade do Futebol, onde compartilhou a ‘turma’ com César Peixoto, Abel Xavier ou Filipe Cândido. O nível 4, ou UEFA Pro, é o patamar exigido aos treinadores principais da Liga portuguesa, só que, como referido, Amorim ficou logo habilitado a assumir o papel no momento em que foi admitido no curso, em janeiro. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...