13 novembro 2021

"Se fosse Tomasevski ou Tomasinho, o Tomás Araújo teria outro olhar sobre ele"

Com o azar que bateu à porta de Lucas Veríssimo, o Benfica procura soluções para o eixo defensivo, sejam elas internas ou no mercado externo que, em breve, voltará a abrir com a janela de transferências. Para já, várias são as opções que os responsáveis encarnados olham dentro do Seixal, entre os quais o nome de Tomás Araújo.
O jovem central, que se vem destacando na equipa B das águias, já vinha treinando com Jorge Jesus e chegou a estar presente na pré-temporada do emblema benfiquista, acabando depois por 'descer' para os bês, no sentido de para ganhar minutos de jogo e potenciar a sua evolução, até porque é um central no qual os responsáveis do Benfica depositam grandes esperanças.
A fazer contas à vida, nesta altura, para saberem se contratam ou promovem alguém da equipa B, quer a estrutura quer Jorge Jesus vão ter de tomar decisões em breve e Carlos Freitas, antigo dirigente do futebol português, que trabalhou em clubes como o Sporting, SC Braga e Vitória de Guimarães, entende que Tomás Araújo só precisa de ter a sua "oportunidade".
"Lembro, por exemplo, a forma como o David Luiz apareceu na primeira equipa do Benfica. Não havia mais centrais. O Morato também aparece de forma consolidada este ano. No princípio de época, Morato aparece por contingências que não foram propriamente programadas".
Carlos Freitas socorre-se da experiência enquanto dirigente para sustentar que "há um sem número de jogadores que ao longo da sua carreira, por esta ou aquela razão, tiveram a oportunidade e agarraram com as duas mãos".
"Se fosse Tomasevski ou Tomasinho, provavelmente, o Tomás Araújo já teria outro olhar sobre ele", observou Carlos Freitas, lembrando que o central "é português" e "é formado no Seixal", notando que tem características que podem ser úteis para Jorge Jesus.
"Apresenta predicados de enorme qualidade e tem um traço identitário relativamente à forma como o Benfica é obrigado a jogar na maior parte dos jogos".
Na SIC Notícias, Carlos Freitas realçou ainda que Tomás Araújo está adaptado ao Benfica, ao futebol português e conhece as rotinas de jogo de um emblema como o encarnado.
Além disso, para Carlos Freitas, Jorge Jesus tem, se assim quiser, em concordância com a administração e a estrutura do futebol benfiquista, um central que "é rápido" que tem capacidade de "construção" de jogo e "com personalidade".
"Parece-me que é uma questão de ter oportunidade e seguramente terá um futuro risonho", vaticina Carlos Freitas, isto numa altura em que, para o sistema de três centrais que Jorge Jesus montou de há algum tempo a esta parte na equipa, tem disponíveis Otamendi, Vertonghen, Morato e Ferro, podendo juntar-se uma quinta opção proveniente dos bês.

2 comentários:

  1. Com a filosofia actual que vigora no benfica só podemos ter bom centrais. O benfica passa a vida a fazer passes para o lado e para trás. Parecem dez defesas centrais. É o que o Diamantino diz : o jesus faz jogo de andebol em frente à area adversária e se fosse andebol seria advertido por jogo passivo.

    ResponderEliminar
  2. Já o Tozé Marreco também dizia o mesmo.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...