06 novembro 2021

“Está na hora de Vlachodimos sair do Benfica”; Amorim tranca a porta. Não quer reforços nem perder titulares; Lyon pode 'atacar' Dragão em janeiro; Messi vence a 7.ª Bola de Ouro

Com o foco apontado a Paços de Ferreira, mas sem perder de vista a planificação de médio prazo, a estrutura do futebol do Sporting tem vindo a intensificar as conversas em torno da reabertura do mercado de janeiro. A próxima paragem para as seleções poderá servir para consolidar ideias mas, segundo o jornal Record apurou, já existe nesta altura um esboço bem definido a nível interno relativamente à estratégia que será para seguir dentro de dois meses, um prazo que, na verdade, vale apenas para inscrições, já que a procura por reforços, se fosse o caso, teria de começar bem antes.
Não é esse, no entanto, o plano A dos leões, sabe o nosso jornal, nem, em concreto, do treinador, Rúben Amorim, em sintonia com o presidente, Frederico Varandas, e com o diretor desportivo, Hugo Viana. Como noutras situações, o discurso de Amorim sobre este tema, em privado, não difere do que o técnico tem dito em conferências de imprensa: a prioridade é manter quem está no plantel, nomeadamente promovendo renovações de contrato, mas também, e é aqui que entra janeiro, fazendo um esforço para segurar, desde logo, a espinha dorsal, isto é, as unidades mais influentes da equipa, que despertam maior cobiça no mercado. Cabem neste lote, por exemplo, nomes como João Palhinha, Matheus Nunes ou Pote, mas, na verdade, nos contactos já realizados com os restantes responsáveis pelo futebol, o treinador não tem feito sequer distinções por estatuto.
O pedido de Amorim, o único na perspetiva da janela de inverno, é no sentido de a SAD ficar com todos os jogadores que compõem o plantel até ao final da época. Dito de outra forma, mais do que procurar fazer acertos, a prioridade deve ser... evitá-los. Se dependesse de Amorim, eles não aconteceriam em janeiro, embora não possam ser totalmente descartados.
A este respeito, aliás, a posição de Rúben Amorim não é inflexível. Como aconteceu no verão com Nuno Mendes, se aparecer uma proposta de valores irrecusáveis, o técnico compreende que ela venha a ser analisada. E, no limite, poderá haver uma saída dentro desses contornos. Para Amorim, contudo, não há dúvidas: a melhor compra será não vender ninguém porque, acredita o treinador, já tem os reforços que lhe fazem falta. Os seus.

“Está na hora de Vlachodimos sair do Benfica”. Marinos Ouzounidis treinou Odysseas Vlachodimos durante duas temporadas no Panathinaikos e tem visto um “progresso incrível” do guarda-redes no Benfica.
“Nota-se isso no jogo de pés. Ele é um jogador calmo e tem feito uma carreira em ascensão. Está no melhor momento da carreira e vi isso na Liga dos Campeões. Foi ele que levou autenticamente o Benfica até à fase de grupos”, registou o técnico grego, de 53 anos.
Para Ouzounidis, “está na hora de sair do Benfica”. “Já deu mostras de que merece estar noutro nível. Borussia Dortmund? Sim, li as notícias. Quem joga no Benfica e ao nível que ele mostrou na Champions, está capacitado para jogar em qualquer lugar. É preciso não esquecer que é o titular da seleção”, afirmou o treinador, que passou pelo CS Craiova nesta época. Contudo, o caminho não foi fácil desde o Panathinaikos até se assumir como dono da baliza do Benfica.
“Ele teve dificuldades no início da carreira mas trabalhou arduamente e está a merecer aquilo por que está a passar. É um homem franco, uma boa pessoa, seja relativamente aos companheiros ou aos treinadores. No Benfica mostra que melhorou e isso vê-se bem. Estou muito feliz por ele e digo-lhe isso pessoalmente, já que por vezes ainda conversamos”, assumiu Ouzounidis. 

Lyon pode 'atacar' Dragão em janeiro. O Lyon já define alvos para reforçar a equipa na janela de transferências de janeiro e, entre eles, está o portista Jesús Corona. De acordo com as informações recolhidas pelo Record, face ao baixo rendimento que o internacional mexicano tem apresentado, a SAD do FC Porto quer vendê-lo nessa que é a última oportunidade para garantir alguma compensação financeira, embora muito reduzida, já que o jogador termina contrato no final da época. Ao contrário do que aconteceu com Brahimi, Herrera e Marega, que apresentaram bom rendimento e, por isso, cumpriram os respetivos contratos até ao fim e saíram a custo zero, neste caso de Tecatito a estratégia a adotar pela administração da SAD será diferente, assim surjam clubes interessados em levá-lo no imediato, conforme se perfila o Lyon. Recorde-se que o FC Porto apenas detém 66,5 por cento dos direitos económicos do jogador, de 28 anos, que está avaliado em 30 milhões de euros pelo ‘Transfermarkt’. Numa eventual saída em janeiro, o FC Porto ainda pouparia nos ordenados, mas também aqui a vontade do jogador é decisiva, pois pode esperar pelo fim da época e ficar com o passe na mão.
Segundo o ‘L’Équipe’, o Lyon pretende reforçar o ataque com Corona e Sardar Azmoun, do Zenit, pois estará privado de Toko-Ekambi (Camarões), Slimani (Argélia) e Kadewere (Zimbabué) entre 9 de janeiro e 6 de fevereiro, ocasião em que estarão ao serviço das respetivas seleções na CAN.

Lionel Messi é o vencedor da Bola de Ouro de 2021, troféu atribuído pela revista ‘France Football’, avançou a RTP. Segundo o canal público de televisão, o craque argentino já foi informado da conquista do prestigiado prémio e até já concedeu a habitual entrevista à publicação francesa, que entrega esta distinção desde 1956. O anúncio oficial está, no entanto, agendado para o próximo dia 29, numa gala a realizar no Théâtre du Châtelet, em Paris.
A confirmar-se, será a sétima vez que o avançado de 34 anos recebe a Bola de Ouro, depois das vitórias em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015 (estas últimas quatro atribuídas em conjunto com a FIFA) e 2019. Messi, que no último verão trocou o Barcelona pelo Paris Saint-Germain, supera, deste modo, a concorrência de Cristiano Ronaldo, Lewandowski, Benzema, Salah e Jorginho, apontados também como favoritos numa lista de 30 nomes que inclui também Bruno Fernandes e Rúben Dias. Messi, recorde-se, venceu este ano a Copa América, a Taça do Rei e foi ainda o melhor marcador da liga espanhola.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...