Passadas quatro jornadas das fases de grupos das provas europeias de clubes, Portugal está a ter uma temporada modesta e isso pode ter graves implicações a médio prazo, especialmente para a temporada 2024/25, a primeira do novo formato da Liga dos Campeões, que promete distribuir prémios monetários muito superiores aos atuais. Se a tendência se mantiver, Portugal arrisca-se a ter apenas uma equipa nas 36 que farão parte da fase de grupos alargada, contra as três que tem atualmente, fruto do sexto lugar que ocupamos desde 2019/20.
Contando apenas a temporada 2021/22, o nosso país é o 7º do ranking da UEFA, perdendo largo para Holanda e França, os nossos mais diretos competidores. Pior que tudo: é o único dos sete primeiros que já não tem todos os clubes nas provas europeias, depois das eliminações de Paços de Ferreira e Santa Clara nas pré-eliminatórias da Conference League.
O maior problema é quando olhamos mais à frente e apontamos para 2024/25, a época de arranque do novo formato da prova milionária. Os cinco primeiros países vão ter três clubes diretamente na fase de grupos. Para a distribuição de vagas nessa temporada, irão ser contabilizados os cinco anos de resultados entre 2018/19 e 2022/23. Para já, numa projeção com base no acumulado até agora, Portugal baixa para sétimo do ranking, o que faria com que apenas o campeão nacional tenha presença garantida na super Liga dos Campeões, ficando o 2º classificado sujeito a pré-eliminatórias.
"Cresci no Benfica. Se batêssemos o Sporting, era o melhor jogo da época". Manchester United e Manchester City mediram forças, este sábado, em Old Trafford, onde o City venceu (0-2), e na qual Portugal esteve representado por diversos jogadores, entre eles Bernardo Silva - marcou um golo.
Em declarações prestadas ao jornal britânico The Sun, o internacional português não escondeu o entusiasmo para com o embate com os eternos rivais, o qual comparou àquilo que viveu em Lisboa, nos dérbis entre Benfica e Sporting.
"Sabe muito bem vencer um dérbi. É igual em todo o lado. Eu sou de Portugal, cresci no Benfica. Se batêssemos o Sporting, era o melhor jogo da época. Para nós, quando jogamos contra Manchester United ou Liverpool, batê-los tem um sabor especial", afirmou.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...