22 novembro 2021

Buscas no Dragão. FC Porto reage; Benfica e Sporting trocam acusações

O Ministério Público fez buscas à sede da SAD do FC Porto e a casas de empresários ligados ao futebol, como Pedro Pinho e Alexandre Pinto da Costa, filho do presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa. Em causa estão suspeitas de fraude, abuso de confiança e branqueamento de capitais num processo que resulta da Operação Cartão Vermelho.
Entretanto já esta tarde o FC Porto reagiu, em comunicado, às buscas nas instalações da SAD. 

Leia a nota na íntegra:

"Em causa as buscas nas instalações da SAD do FC Porto

A FC Porto - Futebol, SAD comunica que foi alvo de um mandato de busca, ao longo do dia de hoje, nas suas instalações, por suspeitas das entidades judiciais de crimes de abuso de confiança, fraude fiscal e branqueamento de capitais que tiveram a sua génese em movimentos financeiros relativos a transferências de jogadores de futebol.

A FC Porto - Futebol, SAD colaborou com a equipa de investigadores cujo trabalho visou a apreensão de documentos que pudessem interessar à investigação.

A Administração."


Benfica e Sporting trocam acusações. O Benfica emitiu um comunicado a propósito do dérbi de futsal que ontem teve lugar no Pavilhão João Rocha e que foi marcado por incidentes nas bancadas. Os encarnados falam numa "arbitragem enviesada", reprovam o comportamento dos adeptos do Sporting, lamentam a carga policial sobre os adeptos do Benfica e criticam a cobertuda do jogo feita pelo Canal 11. O Sporting venceu o jogo, por 5-2.

Leia o comunicado na íntegra:

"O que se passou esta noite no Pavilhão João Rocha envergonha o Futsal, a Federação, os responsáveis pela arbitragem e os adeptos do Sporting. Uma lamentável noite de 'Vale Tudo' que em nada dignifica a modalidade e o espírito desportivo que deve sobrepor-se a qualquer rivalidade.

Vamos por partes.

1 - Num jogo extremamente equilibrado, a arbitragem voltou a assumir um protagonismo que se repudia. Vários lances de análise clara foram decididos em sentido contrário, com sistemático prejuízo para o Benfica. O cúmulo de uma arbitragem enviesada está expresso no quarto golo do Sporting, com o nosso jogador Robinho a ser empurrado pelas costas sem que fosse assinalada qualquer falta.

2 - Num jogo com duas grandes equipas de Futsal assistimos a um coro arruaceiro de insultos, provocações e intimidações que duraram a partida toda. Como é que, mais uma vez, os adeptos do Sporting partem o vidro que está por detrás do banco de suplentes do Sport Lisboa e Benfica, ferindo inclusive um dos nossos jogadores? Cumpre-nos igualmente perguntar: este comportamento e os constantes insultos por parte dos adeptos do Sporting vão ficar uma vez mais impunes?

3 - Reprovável a carga policial sobre os adeptos do Benfica. O Clube vai requerer às autoridades competentes explicações quanto aos fundamentos que levaram a esta decisão gravosa para com a integridade física dos nossos adeptos.

Uma última palavra para a transmissão televisiva do Canal 11. Sem repetições, sem imagens e sem comentários no momento quanto a tudo o que acima foi referido, em contraponto com outros comentários que não dignificam em nada o desporto."

O Sporting reagiu rejeitando "qualquer tipo de violência", explicando, por outro lado, a questão do vidro partido atrás do banco dos encarnados, um incidente que, segundo o clube da Luz, resultou em ferimentos num jogador.
O Sporting lamenta ainda "as provocações constantes do jogador Jacaré, incendiando as bancadas e o ambiente, com uma atitude que em nada se recomenda a um jogador profissional."

Leia o comunicado na íntegra:

"O Sporting Clube de Portugal congratula-se por mais uma vitória justa e inequívoca no dérbi de futsal, frente ao SL Benfica. Foi um grande jogo, frente a um rival, onde a equipa demonstrou em campo por que razão é campeã nacional e europeia da modalidade.

O Sporting CP rejeita toda e qualquer tipo de violência e acredita que comportamentos violentos devem ser banidos dos recintos desportivos em Portugal. Temos lutado por um Desporto mais justo, mais transparente, mais equitativo e continuaremos intransigentes nessa luta. Disputas verbais entre adeptos são comuns e normais, tudo o que transcenda isso mesmo, seja de um lado ou de outro, é absolutamente lamentável. Ainda sobre o jogo de ontem, de referir também que o incidente responsável pela quebra de vidro de proteção foi motivado por festejos dos nossos adeptos e não tentativas de agressão.

Num jogo de alta intensidade e de emoções fortes, são absolutamente lamentáveis as provocações constantes do jogador Jacaré, incendiando as bancadas e o ambiente, com uma atitude que em nada se recomenda a um jogador profissional.

Todos deveremos trabalhar em conjunto para eliminar certos comportamentos do público e educar os nossos jogadores a não contribuírem para a violência nos recintos desportivos."

7 comentários:

  1. QUANTO À SITUAÇÃO DOS CORRUPTOS
    fazemos nossas as palavras do INSOLVENTE

    ""inbestigue-se""
    ""prendam-nos todos""

    PS- O tempo sempre se encarrega de repor a verdade

    ResponderEliminar
  2. Tudo normal...A NORTE

    "Luís Filipe Vieira esteve 5 dias detido
    por uma suspeita de desvio de 2.5 milhões de euros.

    Pinto da Costa está sob suspeita
    de desvios superiores a 40 milhões de euros.

    Alguém nos elucide se existe uma justiça para o norte
    e outra para o resto do país, por favor."

    como dizia o insolvente:

    "imbestigue-se
    prendam-nos todos"

    ResponderEliminar
  3. LARGAS HORAS TÊM CEM ANOS
    IMBESTIGUE-SE
    PRENDAM-NOS TODOS

    MAS AGORA
    Faltam as buscas no clube que não paga a ninguém e cujo presidente se gabou de ter na lista juízes que iriam defender o seu clube em vez da justiça (que é o seu dever).
    Como se costuma dizer, agora a Inês é morta...
    Por que terão acontecido aqueles almoços com o Vieira? Não terá sido para comporem as coisas? Só que Vieira foi logo interceptado, este foi agora, mas por lá já passou o Ajax limpa mais branco...
    Mas os CALOTEIROS e NOVOS MAFIOSOS do LUMIAR...

    Estão mais BEM PROTEGIDOS hoje em dia neste país que o próprio Porto de Pinto da Costa...Por:

    JUSTIÇA
    MINISTÉRIO PÚBLICO
    POLÍCIA JUDICIÁRIA
    IMPRENSA DESPORTIVA
    IMPRENSA GENERALISTA
    FEDERAÇÃO PORTUGUESA de FUTEBOL
    LIGA de CLUBES de PORTUGAL
    CONSELHO de ARBITRAGEM/FONTELAS

    Os leõeszinhos ressabiados por terem sido DOBRADOS em CAMPEONATOS em 2016...
    (daí a MENTIRA INVENTADA dos 4 CAMPEONATOS PEYROTEU a mais que mentem ter)

    Estão PROTEGIDOS...

    E têm COLO...De TUDO e TODOS neste país...O que é INACREDITÁVEL...

    E que diz bem o quão PERIGOSA/LUDIBRIOSA/MAFIOSA é esta nova e actual DIRECÇÃO do Sporting...

    viram o Futsal ontem? Parecia um Porto Benfica dos anos 90. Foi roubar sem qualquer tipo de pudor. Estão tão a vontade que nem procuram disfarçar. O futebol vai pelo mesmo caminho. Tipo aquele penaltizinho contra o Varzim
    O SPORTING DOMINA por COMPLETO a ARBITRAGEM NACIONAL...De TODO o DESPORTO NACIONAL...

    Os ÁRBITROS têm todos MEDO...Dos JUÍZES do VARANDAS...

    No que ao Porto toca nas buscas aquilo não dá nada, não tarda o macaco com a sua tropa de elite a saírem do buraco para proteger o seu ditador até a pj treme apavorada do you remember Vigo pois isto vai ser igual aquela gente é guerreira não são como nós anjinhos que comemos tudo o que nos colocam à frente.
    Dos lagartos então não são eles um clube exemplar aquele clube que atira uma pedra e escondem a mão porque tudo de mal que acontece no futeluso São obra dos lampiões
    E lá vamos bater sempre no mesmo! De quem é a culpa? (do Rafa não, seguramente);

    Enquanto a direção do Benfica não reagir e agir, nada se vai alterar. O silêncio da direção perante cada roubo, cada vez mais descarados, faz com que "eles" continuem a roubar e a gozar com o Benfica. Eu não votei para ter um Dalai Lama como presidente (e alias, nem votei sequer neste bom samaritano) mas neste andar, o Benfica em breve estará na "lama" e vai ser muito difícil "dalai" o tirar!

    ResponderEliminar
  4. 1)-BRUNO DE CARVALHO (ex-presidente dos alcaloteiros) AO ATAQUE:

    «SPORTINGUISTAS SÃO OS ADEPTOS MAIS BURROS DA HISTÓRIA»
    «Provaram ser os adeptos MAIS:

    -BURROS da história do futebol.
    -INJUSTOS,
    -MANIPULÁVEIS,
    -DESPREZÍVEIS e não merecedores de nada.

    Fica a vergonha de ter liderado UM BANDO DE IDIOTAS

    2)- JORGE GONÇALVES ASSUME CORROMPER ÁRBITROS
    O antigo presidente do Sporting Clube de Portugal, assumiu em declarações à BOLA ter corrompido árbitros durante o período em que liderou os leões.

    «PAGUEI A ÁRBITROS PARA FAVORECEREM O SPORTING””
    in A bola magazine, n.º128/Janeiro de 1998

    3)- DECLARAÇÕES
    DE UM ANTIGO TREINADOR DO SCP, BOBBY ROBSON:

    «Tudo correu da melhor forma possível.
    O Sporting alugou-me um apartamento na zona de Carnide.
    Era um 9º andar.
    Mas, das varandas, o que via eu? Nada mais, nada menos, o Estádio da Luz.

    Senti-me logo agradado com a atmosfera portuguesa.
    O Estádio da Luz era conhecido no mundo inteiro.
    Não podia sentir-me estranho à magia que o envolvia.

    Para mais, entre os portugueses o meu clube era o Benfica.
    Eu estava preparado para deixar o Sporting
    e reorganizar a minha vida, rapidamente, desde que

    me pagassem o que me era devido (sempre sempre caloteiros!!!)

    Estávamos no Outono de 1993 e tornava-se-me, particularmente, doloroso
    abrir as portas da varanda do meu apartamento,
    olhar o Estádio da Luz e pensar:

    EIS O CLUBE ONDE DEVIA ESTAR,
    O GLORIOSO BENFICA, AQUELE QUE SEMPRE ADMIREI.»
    in: A Bola 09-02-2008

    ResponderEliminar
  5. SUPER DRAGÕES ACUSADOS DE AGREDIR JORNALISTAS DURANTE BUSCAS

    Elementos da claque Super Dragões, afeta ao FC Porto, foram acusados por uma jornalista da CMTV de terem agredido com pedras e ovos os profissionais da comunicação social que se encontravam a acompanhar as buscas junto à casa do empresário Pedro Pinho, no âmbito da megaoperação do Ministério Público e da Autoridade Tributária, a decorrer esta segunda-feira.


    Segundo o relato (sustentado por imagens), terão sido cinco os elementos da claque que arremessaram as pedras e ovos.

    Os jornalistas terão apresentado queixa aos membros das forças policiais que se encontravam no local, mas estes informaram não ter meios suficientes para garantir a sua segurança, pelo que não restou alternativa senão abandonarem o local.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo das 21.04, em relação aos juízes na lista do Varandas não é conforme você escreve. Se vir a entrevista onde ele diz isso, ele está a falar de protegem o clube do próprio presidente o contexto era com eles nunca um presidente chegava ao ponto que Bruno de Carvalho chegou. Quanto ao resto basta lembrar quem dominava os observadores dos árbitros e tinha dossiês sobre a sua vida particular. Todos têm telhados de vidro

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...