28 outubro 2021

Perdoados penaltis a FC Porto e Benfica e expulsão a Rúben Amorim

Iturralde González, antigo árbitro internacional espanhol, faz a análise aos 'casos' de arbitragem da última jornada do campeonato português. Para o ex-árbitro foram perdoados penaltis ao FC Porto e Sporting e ainda Rúben Amorim deveria ter sido expulso.

Na primeira jogada, se analisarmos com atenção, é penálti, porque quem inicia o contacto é o defesa do Vizela. O jogador do Benfica, Lucas Veríssimo, coloca a perna à frente para tentar chegar à bola e acaba por ser o defesa que o atinge por trás. Portanto, é falta e penálti.

No segundo lance também é penálti. Olhem com atenção para a perna esquerda do jogador do FC Porto, ele derruba o avançado do Tondela antes de tocar na bola. O Zaidu primeiro faz falta com o joelho a bater na perna do adversário e só depois é que chega à bola e a desvia para canto, que o árbitro assinalou. É falta e ficou penálti por marcar.

Aqui é mão [jogador do Tondela], sim, mas não é penálti. Não é punível porque não é uma mão que aumenta o volume do corpo do jogador já que o braço está numa posição natural e a bola bate lá. Nem todas as mãos são puníveis e esta é uma delas, com 100 por cento de certezas! Não fez o corpo ‘maior’ e não colocou a mão à bola. Está no sítio dela e não há nada. Nada de nada.

Por fim, esta sequência é bastante curiosa, porque o que o adversário faz é saltar. Não é falta para amarelo e o árbitro mostra cartão porque considera um ataque prometedor, que não era o caso. O pior de tudo isto foi o que se passou depois. O treinador ficou louco com esta decisão e o árbitro mostrou amarelo a Rúben Amorim. Neste tipo de situações, um amarelo ao treinador não serve para nada, apenas para gerar ainda mais polémica. Eu creio que aqui, se te fazem correr 40 metros, o que tens de fazer é expulsar o treinador, porque ele não pode ter este comportamento com o quarto árbitro nem com o árbitro principal. Resumindo, amarelo mal mostrado ao Palhinha, mas, depois, o técnico tem de comportar-se. Se vais 40 ou 50 metros a correr para o avisar, o melhor para um árbitro é acabar com o problema e expulsá-lo, porque é uma expulsão ‘barata’. Um treinador não faz nada num jogo de futebol, não marca golos, não os defende...

2 comentários:

  1. Perdoados penaltis a Porto e Benfica?!!!
    Quem só ler o titulo não percebe que foi perdoado um penalti CONTRA o Porto e um a FAVOR do Benfica!
    Cambada de troca-tintas, não tendes o mínimo respeito pela profissão que exerceis, falta-vos vergonha nessas fuças.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...