22 outubro 2021

"Benfica goza e o país deixa-se gozar. Benfica é fator de atraso do país"; Conceição 'atira-se' a árbitro: "Ou não tem competência ou precisa de ir ao oculista"; Taremi é o avançado que mais correu na champions até agora; “AG do Sporting está ferida de ilegalidades”

Depois de vários adiamentos, o julgamento do caso E-Toupeira arrancou e têm vindo a ser ouvidas algumas testemunhas, tal como os arguidos que assim pretendam falar. Recentemente, os inquéritos, que decorrem no tribunal, sofreram ligeiras alterações de agenda devido a compromissos profissionais de algumas testemunhas. No que respeita à inquirição de funcionários do Benfica, no âmbito do processo E-Toupeira, contou a revista Sábado que uma das diligências "acabou por sofrer alteração" por causa de questões profissionais relacionadas com a realização de um jogo do Benfica na Luz, dado que alguns funcionários tinham responsabilidades na organização de jogos no reduto encarnado.José Fernando Rio, antigo candidato à presidência do FC Porto, lamenta que o tribunal tenha compreendido a justificação apresentada pelas testemunhas. "Já foram ouvidas várias testemunhas e arguidos e a verdade é que havia mais uma sessão do processo E-Toupeira e a maior parte das testemunhas faltou ao julgamento alegando que era dia de jogo do Benfica e tinham que ir ver o jogo do Benfica e não podiam comparecer perante o tribunal para prestarem o seu depoimento", comentou José Fernando Rio.
Para o antigo comentador do Porto Canal e ex-candidato à presidência dos dragões, que no último ato eleitoral foi apenas superado por Pinto da Costa na votação, a justiça não deveria ter aceitado a justificação.
"O pior não é as pessoas acharem que ir ao jogo do Benfica é uma justificação para faltar a uma audiência no tribunal. O problema é que, pelos vistos, o tribunal aceitou essa justificação e dispensou as testemunhas", disse José Fernando Rio, entre sorrisos.
"O Benfica goza com o país e o país deixa-se gozar. É triste mas é verdade. Bem, não interessa. Eu considero que o fator Benfica é um fator de atraso do país mas não é conversa para este programa", acrescentou José Fernando Rio.
"Queria chamar apenas a atenção para este facto. Isto é ridículo. As testemunhas têm uma audiência marcada em tribunal e faltam alegando que há jogo na Luz e não podem estar presentes e o tribunal aceita essa justificação como sendo válida."
"Acho que é triste, é ridículo e demonstra aquilo que o nosso país ainda é", salientou José Fernando Rio, em declarações no comentário no Portal dos Dragões.
Na mesma ocasião, José Fernando Rio aproveitou para lamentar que a SAD encarnada não tenha sido pronunciada para ir a julgamento neste processo.
"A justiça com grande clarividência conseguiu ver que não havia ligação entre Paulo Gonçalves e o Benfica quando toda a gente consegue ver e sabem que o Paulo Gonçalves era dirigente do Benfica. A justiça colocou a venda e foi mesmo cega e não conseguiu ver", disse.

“AG do Sporting está ferida de ilegalidades”. Nuno Sousa, que no passado pertenceu à lista “Leais ao Sporting”, de Bruno de Carvalho, é firme oposição ao elenco de Frederico Varandas e recentemente reiterou que será candidato, como tinha afirmado pela primeira vez há um ano. Por isso, escreveu um comunicado no qual aponta irregularidades na marcação da AG de amanhã.
Nuno Sousa refere que a “AG está ferida de ilegalidades”. O sócio sportinguista contestou “a submissão a votação de documentos que os sócios reprovaram”, considerou “a convocação um abuso de direito e usurpação de poder”, alegou que o “universo de sócios é diferente do convocado nas AG anteriores” e afirmou ainda que viola “o princípio da igualdade” por, desta vez, ser a um sábado, dia de jogo e com horário alargado de voto.
Já o gestor Ricardo Oliveira, escreveu uma carta aberta dirigida a Rogério Alves, Presidente da Mesa da AG, manifestando repúdio por não ser votada uma segunda volta no processo eleitoral. A MAG recebeu ainda requerimento para que a votação comece depois da discussão dos pontos na ordem de trabalhos e outro para a destituição dos órgãos sociais.

Taremi é o avançado que mais correu na champions até agora. A estatística é como o algodão: não engana. Quando se constata, durante um jogo, que Mehdi Taremi parece surgir em todo o lado, isso está longe de ser uma mera ilusão de ótica. Trata-se, isso sim, de um facto vincado na Liga dos Campeões ou o internacional iraniano não fosse, ao fim de três jornadas da fase de grupos, o avançado centro que mais correu, com um total de 33,6 quilómetros percorridos.
As grandes correrias, por norma, são função dos médios ‘box-to-box’ ou até dos defesas laterais de tração à frente, mas no plantel portista têm sido os avançados a assumir essa despesa, nomeadamente na Liga dos Campeões e por fruto da postura intensa e agressiva com que o coletivo encara as saídas de bola dos adversários. Logo atrás de Taremi é Luis Díaz quem surge com mais pedalada na prova, somando 32,8 quilómetros.
Sendo igualmente certo que tanto o iraniano como o colombiano têm mais minutos de jogo na Champions do que o resto dos colegas, ambos com 264’, a verdade é que a estatística global disponibilizada pela UEFA mostra que Taremi é o 16º jogador de todas as posições e equipas em prova que mais quilómetros percorreu e Díaz o 20º. No que toca a avançados, apenas os extremos Lang, do Club Brugge (34,6 km), e Tadic, do Ajax (33,8 km) deram mais ao pedal do que os portistas. Limitando-se a análise a homens de área, essa diz-nos que o iraniano, de 28 anos, tem mais 900 metros percorridos do que o segundo classificado dessa tabela, Jonathan David, do Lille, e mais 1,1 km do que o terceiro classificado, Haller do Ajax. São números que reforçam a importância de Taremi não só na construção de jogo, mas também na entrega que coloca na primeira fase de pressão, além do aparecimento nas zonas de finalização, tendo já feito um golo na prova, no duelo de má memória com o Liverpool. Apesar desta faceta mais altruísta, o iraniano não cede em termos físicos. Taremi só não foi utilizado no jogo com o Sintrense e por estar castigo. Nos restantes 11 jogos da presente época foi sempre titular, tal como aconteceu nas quatro partidas da sua seleção disputadas já em 2021/22.

"Ou não tem competência ou precisa de ir ao oculista". Taremi tem visto crescer em seu redor a ideia de ser um jogador que força a marcação de faltas para penálti. A polémica vem-se adensando, nomeadamente no plano mediático e na opinião pública e Sérgio Conceição abordou o tema esta sexta-feira quando confrontado com o último jogo do campeonato, frente ao Paços, e da perseguição do rótulo de ser um jogador que procura o penálti.
"É um tema que vai ofuscar o jogo com o Tondela. Se tenho de falar disso tenho de dizer o que sinto. Taremi é super-honesto com os colegas, com adversários e com os árbitros. Em todos os jogos pede desculpa aos adversários e aos árbitros. A imagem que criaram dele é de má-fé e pior do que isso... Ia dizer uma asneira, mas não posso. Vai toda a gente atrás, como alguns animais. O que espanta é que, não é só nesse lance específico do penálti, é que o árbitro pode até ser induzido em erro pela visão que tem do lance, mas ele tem muita gente que o pode alertar numa situação de que é um penálti claríssissimo. Das duas uma: ou não tem competência ou precisa de ir ao oculista. Na minha opinião. Se depende do critério, tudo bem, mas aqui é claro, como já aconteceu noutros lances. Temos a facilidade de colar rótulos nas pessoas e é mais fácil irmos atrás disso e não agirmos de acordo com as nosas convicções. O Taremi é extremamente honesto. Trabalha comigo já há algum tempo, passamos muito tempo juntos, em estágios. Há rótulos e selos que são colados às pessoas de forma que não é merecida. É este o caso", afirmou na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Tondela (amanhã, 18 horas).

11 comentários:

  1. Lololol... o Fernado Rio diz que o Benfica é um fator de atraso do nosso país!!!!ALto lololololololololololololol.... já a merda do clube que paga viagens a arbitros, que invade campos ao intervalo, que tem um chefe de claque "falido" com Porches na garagem e 7 imóveis... esse sim é um ótimo exemplo para o país!!!! lololololol... Ó Rio, vai-te encher de merda tu e o teu moralismo de sarjeta!

    ResponderEliminar
  2. Claro que o Fernando Rio tem toda a razão. Só a mediocridade dos benfiquistas é que não conseguem vêr que no poder onde estão benfiquistas (a maioria) as suas decisões são sempre afectadas pelo benfica. Todos se lembram do Centeno pedir à assembleia da Republica para acabar a sessão porque ia jogar o benfica, Também ouvimos o então, fraco ministro das Finanças do governo PSD/CDS Bagão Felix, dizer que quando o benfica perdia no dia seguinte nem a mulher podia falar com ele, tal a azia. Nos tribunais todos sabemos a quantidade de benfiquistas existem, bastava vêr os que se sentavam na tribuna presidencial. Enfim um País que no tempo de salazar era a vergonha da Europa, e foi nessa época que o benfica dominou o futebol em Portugal. A histório não engana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó GEBO

      OS FUNCIONÁRIOS DO BENFICA, ERAM SÓ TESTEMUNHAS
      E FORAM TRABALHAR NUM JOGO

      JÁ O OUTRO ERA PARA SER PRESO
      E FUGIU PARA A ESPANHA

      Eliminar
    2. Sim, mas o arguido LFV (conhecido por Kadafhi dos Pneus e Patrão da porta 18), alegou que tinha uma viagem para o Brasil e depois ficou com problemas de amnésia para prestar depoimento na PJ. Pequenos truques, que não contam pois o juiz até o podia ouvir no camarote presidencial da Luz.

      Eliminar
  3. DEDICADO AO SR FERNANDO RIO
    HOMEM SEM MEMÓRIA...

    ""Aviso de PJ evita detenção
    O presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, foi avisado de véspera, por um alto responsável da PJ do Porto, de que seria detido e alvo de uma busca domiciliária no âmbito do processo ‘Apito Dourado’, no dia 2 de Dezembro de 2004. De acordo com várias fontes judiciais e policiais contactadas pelo CM, tal aviso “frustrou a estratégia da investigação, por ter sido o único suspeito a não ser surpreendido por parte da Polícia Judiciária”.

    A situação causou um “profundo mal-estar” na equipa da PJ do Porto que investigava o ‘Apito Dourado’ e levou depois esse mesmo dirigente a antecipar a sua aposentação da Polícia Judiciária. Foi o único inspector que não teve direito a um simples jantar de despedida. “Sentimo-nos traídos num caso tão delicado em que se jogava a imagem da instituição”, disse ao CM um inspector que solicitou o anonimato.
    Pinto da Costa não estava em casa, na Madalena, Vila Nova de Gaia, na manhã de 2 de Dezembro de 2004, um dia depois de terem decorrido buscas na SAD do FC Porto e no Centro de Estágio do Olival, em Gaia. Os investigadores criminais da PJ, que tinham controlado todas as movimentações de Pinto da Costa, na antevéspera, ficaram surpreendidos quando perceberam que o líder dos ‘dragões’ estava ausente. E nem queriam acreditar quando souberam que a fuga partiu de dentro da própria PJ, ao mais alto nível. Segundo apurou o CM, o então director da PJ do Porto, o juiz Ataíde das Neves, nunca desencadeou qualquer procedimento disciplinar contra o elemento que “havia traído a PJ”, tendo a Directoria do Porto optado por“abafar o caso”.
    Segundo apurou o CM, o então director da PJ do Porto, o juiz Ataíde das Neves, nunca desencadeou qualquer procedimento disciplinar contra o elemento que “havia traído a PJ”, tendo a Directoria do Porto optado por“abafar o caso”.
    Segundo apurou o CM, o então director da PJ do Porto, o juiz Ataíde das Neves, nunca desencadeou qualquer procedimento disciplinar contra o elemento que “havia traído a PJ”, tendo a Directoria do Porto optado por“abafar o caso”.
    Segundo apurou o CM, o então director da PJ do Porto, o juiz Ataíde das Neves, nunca desencadeou qualquer procedimento disciplinar contra o elemento que “havia traído a PJ”, tendo a Directoria do Porto optado por“abafar o caso”.

    ResponderEliminar
  4. São trinta anos de histórias com Pinto da Costa à frente do FC Porto. A lista de acusações é muito variada, mas até hoje nunca foi condenado. É obra.

    Está a contas com a justiça por ter ido recrutar os seus guarda-costas a uma empresa de vigilância. Antes, e numa lista que já vai extensa em “casos”, foram as acusações

    de corrupção, as suspeitas de ter mandado agredir responsáveis políticos e ex-jogadores do seu clube e outros tantos processos que redundaram sempre no mesmo
    – absolvições.

    Uma e outra, por vezes já no limite. Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, 78 anos (feitos há uma semana), presidente do FêQuêPê há mais de três décadas. O líder incontestado. Dono e senhor do trono. “Nunca fui condenado por um juiz”, lembrava há poucos anos.

    O Apito Dourado foi “o” processo contra Pinto da Costa. O presidente do FC Porto era suspeito de ter comprado árbitros. Os pagamentos seriam feitos com entregas de dinheiro e, em alguns casos, recorrendo a serviços de prostituição. Os jogos remontam à época de 2003/2004, num tempo em que no banco do FC Porto se sentava um senhor chamado José Mourinho. Oito anos e um livro depois, Pinto da Costa acabou absolvido por falta de provas contra si.

    Fruta que não vem em cestos Passados todos estes anos, as escutas feitas pela Polícia Judiciária ao presidente do FCP continuam disponíveis na internet – há vários vídeos no Youtube – para quem quiser ouvi-las.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Momentos antes do jogo entre o Porto e o Estrela da Amadora, o empresário de futebol António Araújo liga a Pinto da Costa: “Ligaram para mim a pedir-me fruta para logo à noite. Posso levar fruta à vontade?”, pergunta o empresário.

      A fruta, na verdade, seriam prostitutas. Uma alegada oferta do clube ao árbitro Jacinto Paixão detetada numas escutas que nunca chegaram a produzir efeitos porque terão sigo obtidas de forma ilegal.

      O caso do envelope Da Amadora para Aveiro. O Beira-Mar era o adversário do Porto em Abril de 2004 num jogo que deu lugar a outro “apêndice” do mega “Apito Dourado”.

      Pinto da Costa e António Araújo, arguidos – juntamente com o árbitro Augusto Duarte –, eram acusados de corrupção ativa desportiva por terem pago ao responsável da partida.

      Um dia antes do jogo – que o Porto venceu por 2-0 –, Augusto Duarte vai a casa de Pinto da Costa. É Carolina Salgado quem conta em tribunal que, nesse encontro, terá sido entregue um envelope a Duarte. No interior, 2500 euros em dinheiro.

      O encontro, diria mais tarde a juíza Catarina Almeida, foi considerado “suspeito” e “imprudente”, mas as “contradições” da ex-companheira de Pinto da Costa esvaziaram o seu depoimento de credibilidade. O presidente do FC Porto acabou absolvido em Abril de 2009.

      O meu apito dourado O processo Apito Dourado foi de tal forma relevante para Pinto da Costa que, há alguns anos, o dirigente portista deixou uma garantia. Quando deixar a presidência do clube vai escrever um livro sobre o assunto. E já tem título: “O meu apito dourado”.

      Eliminar
    2. Carolina Salgado - A dor de cabeça chega depois

      Durante alguns anos, Carolina Salgado foi a fiel e inseparável companheira de Pinto da Costa. Mas com o fim da relação vieram uma série de dores de cabeça para o presidente do FC Porto.

      Em 2007, Carolina Salgado acusou o dirigente portista de ter mandado espancar e coagir uma das testemunhas – Paulo Lemos – chamadas para depor contra a sua ex-companheira. Lemos foi uma peça-chave para que o DIAP do Porto acusasse Carolina de tentativas de agressão ao médico Fernando Póvoas e de ter mandado incendiar os escritórios de Pinto da Costa e do advogado Lourenço Pinto.

      Houve ainda o “Eu, Carolina”. Em 2006, o livro que editou, e em que conta muitas das vivências com o dirigente portista, Carolina levou a que o então Procurador-geral da República Pinto Monteiro criasse uma equipa especial para o “Apito Dourado”, sob direção de Maria José Morgado.

      Nessa sequência, em 2010 Carolina Salgado acabou condenada a 300 horas de trabalho comunitário por “difamação”. A mulher imputava a Pinto da Costa a autoria moral das agressões de que o vereador do PS em Gondomar Ricardo Bexiga fora alvo.

      As agressões - Os mensageiros chamados Super Dragões

      É outro dos casos que andou muito perto de Pinto da Costa, sem consequências para o próprio. Em 2009, elementos dos Super Dragões, a claque do clube, foram acusados de espancar Adriano, causando-lhe um traumatismo craniano. O jogador tinha contrato com o clube até 2010 e a intenção seria intimidá-lo a abandonar o clube. O próprio Adriano falava de um episódio semelhante, em que a vítima tinha sido Paulo Assunção. Costinha, Co Adriaanse e Luís Fabiano foram outros futebolistas a reportar casos de violência de que foram vítimas. O dedo foi sempre apontado à claque, nunca ao presidente do clube.

      Bruno Pidá - A aparição de 2004

      Há oito anos, Bruno Pidá, apontado como o líder do gangue da Ribeira, no Porto, foi condenado a 23 anos de prisão pela morte do segurança Ilídio Correia. Poucos o conheceriam até esse momento. Também poucos o reconheceriam de breves imagens de 2004, quando o jovem integrava um grupo de elementos dos Super Dragões que protegiam Pinto da Costa na chegada ao tribunal de Gondomar.

      Guarda Abel - O agente da PSP e guardião do FCP

      Abel Gomes era um agente da PSP que costumava estar de serviço no antigo Estádio das Antes. No início da década de 1991, depois de uma partida com o clube do norte, responsáveis do SL Benfica acusaram-no de ser o autor de agressões à comitiva benfiquista e ameaças de morte ao então presidente João_Santos. Suspeitava-se de que o guarda Abel teria agido a mando de Pinto da Costa. O caso foi entregue ao ministro da Educação (com a tutela do desporto), mas não teve consequências.

      Afonso de Melo - Estrasburgo nega condenação

      Um caso em que Pinto da Costa é o queixoso. A decisão do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem chegou em 2014: o presidente do FC Porto perdia um processo contra o jornalista que acusava de difamação. Em causa, uma passagem do livro “A Pátria Somos Nós”, em que escrevia: “Não importa que o presidente [Pinto da Costa] fosse suspeito em casos de corrupção e tráfico de influências: quando vivemos momentos de desertificação intelectual, qualquer asneira propagada aos quatro ventos parece uma ideia brilhante”.
      Pinto da Costa FC Porto Justiça

      Eliminar
  5. Sim, o dr. Fernando Rio tem razão em afirmar q o benfica é a principal razão para o atraso do nosso pais, vasta ver os comentários dos adeptos do Benfica e verificar isso. Eles tentam justificar os casos q tem em tribunal com o porto e com o pinto da costa. Os adeptos do Benfica dizem, "nós não temos um presidente q fugiu para Vigo e o Porto tem as escutas." é lamentável tentam justificar casos de corrupção desta maneira. Porque o porto fez nos também podemos fazer. E assim vai o nosso país.

    ResponderEliminar
  6. o tipo da pj que supostamente informou o pintinho para fugir fez pior do que no e-toupeira

    e nada lhe aconteceu
    enquanto que agora estão todos em tribunal

    é preciso ter memória

    ResponderEliminar
  7. Mesmo com a Justiça a "AJUDAR", Vale Tudo e o Alverquense foram presos

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...