25 outubro 2021

Atl. Madrid esteve ontem a observar avançado do Benfica; Sócios convencem Varandas a ir a eleições; Jardel encontra semelhanças em Coates já sobre Paulinho: "precisa de concentração e mais treino"; 'Caso Palhinha'. Médio recorre para o Supremo

A resposta robusta que os sócios deram na assembleia geral extraordinária do Sporting, no sábado, aprovando dois relatórios e contas do clube, cada um com mais de 83% dos votos, significou não só a viabilidade financeira do futuro do grupo a médio prazo – já lá vamos –, mas também um importante sinalizador para a recandidatura de Frederico Varandas às eleições, que irão decorrer entre 1 de março e 30 de abril do próximo ano. Depois do último chumbo, e ao mesmo tempo que alertava para a necessidade dos associados saberem “cuidar” do leão, o líder verde e branco também garantia que a reunião magna que a sua Direção solicitou à Mesa seria importante para “ouvir os sócios”, “analisar a adesão e os resultados” – no fundo, medir o pulso ao universo sportinguista, que respondeu com mais de 7 mil votantes no pavilhão João Rocha. 
Segundo o Record, a AG de 30 de setembro deixou alguma frustração na Direção, isto após uma temporada de sucesso maior no futebol e restantes modalidades. Combater o que se considera ser uma “minoria de bloqueio” era, ao mesmo tempo, um teste à militância, até porque um ato eleitoral tem maior representatividade que uma assembleia.
Varandas demorará a anunciar as suas intenções publicamente, pois agora é tempo de trabalhar: as contas do clube estão aprovadas e com isso já se podem apresentar as consolidadas (Sporting e SAD), informando o mercado rumo a um novo empréstimo obrigacionista. O último (26 milhões de euros mais juros) vence em novembro.

Jardel encontra semelhanças em Coates. Um espectador especial marcou presença nas bancadas de Alvalade para assistir ao Sporting-Moreirense de sábado à noite: Mário Jardel, um dos melhores cabeceadores que já passaram pelo futebol português, que até encontrou motivos para se identificar com Coates, o uruguaio que garantiu os três pontos aos leões, um central a voar entre centrais, num remate de cabeça tão imponente como certeiro, à moda de Super Mário.
“Encontrei algumas semelhanças do Coates comigo. Ele tem o tempo de salto certo e, por outro lado, direciona muito bem a bola”, disse Jardel, sobre o defesa que até ao momento é o jogador mais eficaz do plantel (três golos em 9 remates e uma eficácia de 33,3%). Ao mesmo tempo, com aquele que foi o seu 26.º tento de emblema leonino ao peito, passou a ser o segundo defesa-central da história do clube com mais golos, depois de Lúcio, que somou mais nove (35) no total. Quanto a Jardel, dos 67 golos em 63 partidas nos leões (entre 2001 e 2003),muitos foram também de cabeça, frequentemente com o “pai” João Vieira Pinto na assistência, a ponto de se tornar numa das principais imagens de marca da equipa. “É uma arma que o Sporting também tinha no meu tempo. Uma arma que está a ser bem explorada e aproveitada novamente”, considerou, recusando-se a dar grandes explicações sobre o dom que tinha de estar onde era preciso para cabecear. “Explicações?”, questionou, soltando um riso irónico em seguida. “Não tem explicação. As pessoas diziam que conseguiam parar-me, mas a verdade é que ninguém conseguia”, exclama, lá soltando depois uma frase que ajuda a perceber melhor o que conseguia fazer: “Estar no sítio certo no momento exato.”
E de Coates se passou a Paulinho, o ponta de lança que vive crise de confiança e que, em contraponto ao uruguaio, é o menos eficaz de entre todos os marcadores de golos desta época nos verdes e brancos (três golos em 34 remate e eficácia de 8,8%). Para Jardel a receita só pode ser uma. “O principal conselho que poderia dar ao Paulinho é que precisa de estar mais concentrado. Quando tem uma oportunidade no jogo tem que estar concentrado para marcar. Mais concentração e mais treino de finalização é aquilo que, na minha opinião, o Paulinho mais precisa”, começou por explicar, acrescentando, ainda sob prisma semelhante: “O problema tem a ver com o treino. É preciso repetição, repetição e mais repetição. Só assim ele pode ficar mais confiante e ter mais acerto na finalização. Era assim que eu fazia e comigo resultava bem.” Aliás, Jardel está até disponível para ensinar a sua arte em Portugal. “Tenho vontade de voltar e gostava de ser treinador de avançados. É uma questão que até já foi conversada, mas não posso falar em nomes de clubes. O que posso dizer é que gostaria muito de voltar ao futebol português, nessas funções ou como embaixador de um grande clube. Dei muito ao futebol português e gostava de trabalhar aqui, até para poder estar perto dos meus filhos, que continuam a viver cá”, solicita, dando desde logo uma ideia do que podia fazer no atual plantel leonino: “Com o Paulinho, por exemplo, podia fazer alguns ajustes. Ele poderia aprender comigo ao lado.”

'Caso Palhinha'. Médio recorre para o Supremo. O diferendo entre Palhinha e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai conhecer novos capítulos, uma vez que o médio, em consonância com o próprio clube, decidiu-se por apresentar recurso da decisão do Tribunal Central Administrativo do Sul (TCAS), algo que irá efetivar nos próximos dias no Supremo Tribunal Administrativo, escreve o Record. Puxando a cassete atrás, em concreto ao início do mês, o TCAS dera razão à FPF, que interpusera um recurso contra a decisão do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) em retirar o castigo ao internacional português – em causa o amarelo que Palhinha viu contra o Boavista, a 26 de janeiro. Como noticiámos, a decisão do caso pode sair ainda até final desta temporada.

Atl. Madrid esteve ontem a observar avançado do Benfica. A visita do Benfica ao renovado estádio do Vizela suscitou a curiosidade de vários clubes europeus, certamente interessados em observar potenciais reforços para o mercado de janeiro ou já para a próxima temporada. Um deles foi o Atlético de Madrid, que teve como principal objetivo ver em ação o uruguaio Darwin, que foi titular e jogou na frente de ataque dos encarnados ao lado de Yaremchuck e Rafa. 
Ainda ontem a imprensa espanhola apontou também o internacional uruguaio como alvo do AC Milan, para substituir Ibrahimovic.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...