15 outubro 2021

A 'pérola' leonina elogiada por Amorim e que tornou-se leão em...10 minutos; "Vieira não é benfiquista. Lavar a cabeça de um burro é um desperdício de sabão"; Renovação de JJ discutida mais tarde

A paragem competitiva para as seleções serviu para, uma vez mais, Rúben Amorim chamar vários jogadores da formação aos trabalhos da equipa principal. E se na última época surgiu o médio Dário Essugo, desta vez, assumiu o próprio treinador, destacou-se um avançado.
«Temos miúdos com bastante talento que têm de dar passos em frente na sua formação. Vimos jogadores como o Rodrigo Ribeiro que é um miúdo de 16 anos muito novo. Tivemos esta oportunidade de o ver agora e é um miúdo cheio de talento», afirmou Rúben Amorim, despertando a curiosidade sobre, afinal, quem é Rodrigo Ribeiro, internacional sub-16 por Portugal que se estreou esta época, pelo leão, com um hattrick ao... Belenenses, precisamente o adversário desta noite.
«O Rodrigo ainda não vai a jogo. Temos um trabalho com a formação. Falei nele como exemplo porque foi um miúdo que me chamou a atenção. Gosto de transmitir isto porque se os jogadores têm um bom comportamento, gosto de lhes dar estas pequenas recompensas», explicou Rúben Amorim.
Ora Rodrigo Ribeiro está no Sporting desde 2017 mas veste de leão ao peito desde sempre, não tivesse sido ele descoberto na Escola Academia Sporting de Viana do Castelo. Foi um jogo dessa equipa sub-9, no Pólo EUL do Sporting, contra os sub-8 dos leões, que Rodrigo Ribeiro brilhou. E brilhou tanto que, aos 10 minutos de jogo, trocou de lado, passando a defrontar os colegas de equipa.
Assinou pelo Sporting nesse dia, manteve-se em Viana do Castelo, viajando para Lisboa para torneios e jogos até aos sub-13, quando se mudou em definitivo para a Academia. Extremo de formação, passou para médio-centro nos sub-14 e, desde os sub-15, afirmou-se como avançado, ainda que com mobilidade, mesmo com os seus 1,86 metros. Ainda juvenil, já joga pelos sub-19, é profissional desde maio e, chamado pela primeira vez à equipa principal, foi utilizado por Rúben Amorim no particular com o Torreense, na passada sexta-feira.
O futebol, de resto, parece es tar no sangue da família Ribeiro. Irmão, Martim Ribeiro, também já é leão, atuando nos sub-12.

Renovação de JJ discutida mais tarde. O contrato de Jorge Jesus chega ao fim em junho próximo mas, para já, esse ainda não é um tema prioritário para Rui Costa. Apesar deste início de época promissor, as partes preferem não falar sobre o assunto e, de momento, nem consideram ser tema relevante, escreve o Record.
Mais perto do final da época será então feita uma avaliação e o técnico irá sentar-se à mesa com os responsáveis encarnados para definir se há margem para prolongar a ligação ou se, por outro lado, JJ volta a deixar a Luz. 

"Vieira não é benfiquista. Lavar a cabeça de um burro é um desperdício de sabão". Francisco Benítez recusa a ideia de ser oposição no Benfica mas diz que vai continuar atento à realidade do clube ao qual se candidatou, recentemente, tendo sido derrotado por Rui Costa. O associado espera que o 'maestro' consiga romper com algumas situações da gestão de Luís Filipe Vieira a quem deixou duras críticas, dizendo mesmo que tem dificuldades em avaliar o ex-presidente até porque não lhe reconhece benfiquismo.
"Para Luís Filipe Vieira, o Benfica devia ser um clube unipessoal", lamenta Francisco Benítez, salientando que Luís Filipe Vieira "não é benquista e não percebe" o pensamento dos associados encarnados. "Tentar explicar o Benfica a quem não é benfiquista é uma tarefa muito complicada. No Alentejo, há um provérbio muito engraçado que diz que 'lavar a cabeça de um burro é um desperdício de sabão'", citou Francisco Benítez, deixando claro que, se no futuro se vier a provar que Luís Filipe Vieira cometeu algum tipo de ilegalidade no Benfica deverá ser expulso de sócio.
"Quem ofende a honra do Benfica tem de ser expulso de sócio. Isso está nos estatutos. E uma pessoa que rouba o dinheiro dos benfiquistas, que é uma coisa que qualquer presidente deve honrar acima de tudo, não restaria outra hipótese", afirmou Francisco Benítez sobre um tema que Vieira já garantiu nada ter a temer. "Nunca roubei o Benfica. Sinto-me perseguido, uma peça de caça", disse Vieira. 
No entendimento de Francisco Benítez, Vieira olhava de um modo muito particular para a lógica de funcionamento do Benfica. "Ele mandava, ele dizia, ele contratava os jogadores, os treinadores, os amigos, porque os outros não. Ele considera que seria assim. Mas está esquecido que para chegar onde chegou precisou dos benfiquistas. Ninguém lhe daria crédito, capacidade de investir ou daria nada se não fosse o bom nome do Benfica e ele despreza os benfiquistas. Para ele, o Benfica era excelente sem benfiquistas chatos".
Criticando os canais do Benfica que, a seu ver, "deveriam aproximar e acabaram por afastar os benfiquistas", Francisco Benítez refere que nos últimos anos foram "lavadas muitas cabeças aos benfiquistas" e espera agora que Rui Costa seja capaz de iniciar um novo ciclo.
"Rui Costa é a única pessoa que pode cortar esse cordão umbilical. Vamos ver se Rui Costa quer cortar esse cordão umbilical", disse Francisco Benítez, destacando que espera para ver o que o 'maestro' irá fazer nos próximos anos.
Francisco Benítez diz também ser fundamental arrancar com a alteração dos estatutos que foram criados, a seu ver, para "vedarem e blindarem a entrada de novas pessoas". "Foram introduzidas medidas que não têm nada de democrático. Não há separação de poderes e a democracia está em perigo", sustentou ainda.
"Estes estatutos têm que levar uma volta completa e foram feitos para blindarem a direção. Retiraram por completo a democracia do clube. Temos de começar, rapidamente, por aí".
Em declarações numa tertúlia promovida pelo Bola na Rede, Francisco Benítez aproveitou também para criticar Domingos Soares Oliveira, realçando que não o teria contratado.
"Nunca o teria contratado. Em seis milhões de benfiquistas há gestores tão bons ou melhores que Domingos Soares Oliveira. E além disso são benfiquistas. Um benfiquista aprende que o dinheiro do Benfica é para ser bem tratado e não para ser gasto em casamentos e colégios dos filhos. Como ele é sportinguista, o dinheiro dos benfiquistas não tem esse valor."
Na conversa, o ex-candidato à presidência do Benfica lamentou ainda a presença nos canais de comunicação oficiais do Benfica de figuras como Pedro Guerra.
"É inexplicável que figuras como Pedro Guerra estejam ligadas ao clube. Tento perceber, confesso, o que personagens como essas ainda estão a fazer no Benfica. Como é que o Benfica aceita estas situações? Percebo dentro do regime onde vivíamos. Na guerra do Iraque diziam que as tropas nem estavam à porta e elas estavam já lá dentro."
"Gente como o Pedro Guerra tem de abandonar a instituição Benfica. Ele não respeita ninguém, não sabe o que é o Benfica e não respeita os benfiquistas. Tenho dúvidas que ele saiba o que é ser benfiquista", acrescentou Francisco Benítez, que não quer ser oposição no clube.
"No Benfica não há Parlamento, não somos oposição. Somos uma crítica construtiva", disse, esperando que Rui Costa, agora presidente, obtenha sucesso no cargo. "Que se consigam os bons resultados que esperamos. É isso que nos move. Sem bons resultados do Benfica a vida fica mais dura".
Francisvo Benítez foi ainda questionado sobre que posição espera que Rui Costa tenha em relação aos rivais e avisa que "o Benfica tem que se dar com os clubes com os quais se identifica". "O Benfica tem de se proteger. Cada vez que o Benfica perde terreno em Portugal, perde terreno lá fora".
Já sobre o investidor John Textor, Francisco Benítez assume que tem dúvidas que gostaria que fossem clarificadas sobre os objetivos do norte-americano. "Tem que ver com a opacidade do processo. Se eu fosse o Rui Costa teria ouvido o senhor Textor e diria quais são as ideias aos benfiquistas. Não sabemos as suas intenções".

5 comentários:

  1. É impossível que estes senhores tipo o Benites e companhia não se lembrem em que estado estava o Benfica antes de chegar o Vieira. No lodo. Não fez tudo bem é certo, mas provavelmente vai ser sempre recordado com um dos maiores presidentes da história do clube.. o resto são balelas!

    ResponderEliminar

  2. 15 de outubro de 2021
    A CENTRALIZAÇÃO DE DIREITOS TELEVISIVOS: DEFENDER O SL BENFICA OU...ASSALTAR O CLUBE?
    Por: Shadows
    Continuando o tema da Centralização dos Direitos Televisivos, será neste tema que veremos ao que vem Rui Costa.
    Não há enganos quanto a isto: ou o SL Benfica ganha bem mais dinheiro do que ganha agora com os direitos televisivos, e sempre com mais 25% que Sporting e mais 40% que FC Porto ou a Centralização de Direitos Televisivos será um roubo e por isso o nosso clube tem que recusar.
    Pouco interessa se o Governo acha que pode decidir sobre direitos de que não são titulares. Basta o SL Benfica abrir essa guerra nos Tribunais, escalando por aí acima até aos Tribunais Europeus que isto não avança nunca mais.
    O atual contrato com a NOS só vence no final da temporada 2025/2026.
    Pelo que sabemos, a máfia quer que a Centralização comece já em 2022/2023. Para salvar quem? Os clubes? Ou um clube? E uma empresa?
    A Centralização visa salvar o FC Porto da falência, pois não têm mais nenhum contrato para antecipar e com esse podem ir financiar-se novamente apresentando essa garantia.
    Visa também salvar a SportTV e os seus acionistas de uma falência anunciada. Ou acham que perderam os direitos da Liga Inglesa só porque sim?
    Portanto, o SL Benfica e o seu presidente só tem que fazer uma coisa: convocar uma Assembleia Geral do Clube para apresentar aos donos do mesmo(e por isso da SAD) que proposta existe para a Centralização, com que valores, e como vai ser distribuído o “bolo”.
    Lembro que Direitos Televisivos não envolvem classificações ou outros processos artificiais para dar dinheiro a quem não o merece.
    Direitos Televisivos envolvem… AUDIÊNCIAS!
    Por isso Rui Costa o que esperamos de si é que venha à Assembleia Geral de Sócios com tempo para explicar e debater. E depois votarmos se aprovamos ou não, decisão essa que tem que ser vinculativa.
    Caso Rui Costa e a sua direcção não cumpram estes passos, estarão a assaltar o SL Benfica para beneficiar o FC Porto, a SportTV e todos os seus dependentes.
    A BOLA ESTÁ DO LADO DE RUI COSTA.
    VAI DEFENDER O SL BENFICA?
    COMENTÁRIO:
    CONCORDO EM ABSOLUTO COM TODO O TEXTO
    E SOBRETUDO COM ESTA PASSAGEM:
    """Lembro que Direitos Televisivos
    não envolvem classificações
    ou outros processos artificiais
    para dar dinheiro a quem não o merece.
    Direitos Televisivos envolvem… AUDIÊNCIAS!"""

    ELES VÃO TENTAR COM AS CLASSIFICAÇÕES
    POIS COM O FONTELAS E OS APINTADORES TODOS NA MÃO
    NUNCA MAIS O SLB GANHAVA NADA

    A DISTRIBUIÇÃO SÓ PODE SER POR AUDIÊNCIAS
    A DISTRIBUIÇÃO SÓ PODE SER POR AUDIÊNCIAS
    A DISTRIBUIÇÃO SÓ PODE SER POR AUDIÊNCIAS
    A DISTRIBUIÇÃO SÓ PODE SER POR AUDIÊNCIAS

    SE O RUI COSTA VACILAR NESTA MATÉRIA
    FICARÁ NA HISTÓRIA COMO COVEIRO DO BENFICA

    E EU PESSOALMENTE ENTREGO O CARTÃO DE SÓCIO DO SLB
    E DEIXAREI DE VER JOGOS NA TV

    ResponderEliminar
  3. Rui Costa lixo… amigo do Vieira…. Rua!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Nunca vais ter paz corrupto… amigo do Vieira corrupto é corrupto também. Rua escumalha!!!!

    ResponderEliminar
  5. O que eu me vou partir a rir com o melão destes alfs e companhia quando mais uma vez a montanha partir um rato!!! Vai ser lindo!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...