02 setembro 2021

Sporting adia contratação para janeiro; Sarabia (foi sondado por Sevilha e Real Sociedad) convencido por Porro; FC Porto com quatro problemas para resolver com urgência; JJ obrigado a fazer corte na lista da UEFA

Grande foi o corte de jogadores excedentários que os responsáveis encarnados conseguiram concretizar nas últimas horas da janela de mercado que anteontem se encerrou, mas agora coloca-se o mesmo problema a Jorge Jesus, dado que tem um plantel de 29 jogadores e não cabem todos na lista de 25 que a UEFA permite registar para a fase de grupos da Champions. As contas estão ainda a ser feitas e a lista só hoje será enviada.
Da lista de inscritos para o play-off com o PSV Eindhoven vão ser retirados três jogadores que deixaram o plantel, casos de Florentino, Carlos Vinícius e Waldschmidt. Para inscrever estão quatro elementos, sendo dois reforços entretanto adquiridos, Radonjic e Lázaro, mas há mais dois que não estavam inscritos por lesão, Darwin e Seferovic, que recuperaram e entram nas contas.
Nesse sentido, os responsáveis encarnados, juntamente com o treinador, estão a analisar as consequências do mercado ao nível das regras de inscrição na UEFA para decidir quem ficará de fora. A principal dúvida residirá no lote de jogadores formados localmente (oito), dado que pode ter de ser incluído algum jovem na lista e cortar nos 17 “estrangeiros”. Esta análise apontará para a necessidade de riscar apenas um ou se terão de ser dois os elementos do plantel a ficar de fora. Pelo leque de opções, poderá ter de ser um avançado e/ou um lateral-direito os preteridos de um plantel que oficialmente tem agora 29 atletas, contando com o médio Paulo Bernardo (que trabalhará com a equipa) e retirando o central Tomás Araújo (de regresso aos bês).

FC Porto com quatro problemas para resolver com urgência. As preocupações com o mercado podem ter terminado a 31 de agosto, com o fecho da janela de transferências nas principais ligas da Europa, mas as relacionadas com as renovações mantém-se bem vivas. O FC Porto tem quatro jogadores já dentro do último ano de contrato, pelo que a SAD vai agora concentrar esforços na tentativa de os persuadir a esticar a ligação ao clube, evitando que possam tornar-se jogadores livres no final da época. Os processos de Diogo Costa e Fábio Vieira devem ser de simples resolução e tudo aponta para que possam ser concluídos nas próximas semanas. Contudo, os dossiês de Corona e Mbemba poderão arrastar-se no tempo e tornarem-se verdadeiros bicos de obra, muito por culpa das expectativas desportivas e financeiras de cada um. Mas vamos por partes.
O caso de Diogo Costa adquiriu maior urgência a partir do momento em que o guarda-redes ganhou a titularidade na baliza portista a Marchesín. Segundo O Jogo, Diogo assumiu com a SAD o compromisso de renovar quando partiu para a fase final do Europeu de Sub-21 e o facto de estar agora na posição que sempre ambicionou só dá força a esse desejo. No entanto, o novo estatuto também faz disparar o seu poder negocial, do qual Fábio Vieira ainda não goza. O médio saiu muito valorizado do torneio, por ter sido eleito o melhor jogador, e tem gozado de algumas oportunidades a partir do banco neste começo de época. No passado chegaram a existir algumas abordagens no sentido de materializar a renovação, mas entretanto o jogador de 21 anos entrou num processo de transição de empresário a ligação à MC Stricker está prestes a expirar -, pelo que só depois de este ficar concluído é que o tema voltará a ganhar força.
Corona e Mbemba estão praticamente na mesma situação. A SAD mostrou abertura para negociar os dois durante o mercado, pelo facto de estarem no último ano de contrato, mas as hipóteses que surgiram nunca agradaram a todas as partes ao mesmo tempo. O mexicano esteve nos planos de Sevilha e Milan, o congolês nos de Galatasaray, Lyon e equipas árabes. O fecho da janela trouxe a certeza da continuidade e poderá obrigar a SAD a um esforço financeiro para os reter. Tecatito aponta a um contrato ao nível do de Otávio, que aufere acima do teto salarial, fixado nos 1,5 milhões de euros limpos, e Mbemba também quer ver a sua situação melhorada.

Sporting adia contratação para janeiro. O Sporting fechou em grande a janela de mercado de verão, mas para o equilíbrio do plantel ficou a faltar a contratação de mais um defesa-central, uma lacuna que estava identificada por Amorim e pela estrutura leonina. Assim, os próximos meses vão ser um teste à defesa do leão e determinarão se o investimento é necessário na reabertura do mercado em janeiro.
O Sporting joga com três centrais, mas Amorim conta apenas com quatro de raiz (Coates, Feddal, Inácio e Neto) e um adaptado (Matheus Reis). Numa época longa e com o leão em todas as frentes pelo menos nestes primeiros meses de 2020/21, castigos ou lesões nos elementos do eixo defensivo podem ser dramáticos. A saída de Eduardo Quaresma, emprestado ao Tondela, deixou o setor ainda com menos gente, e não teve reposição. Rodrigo Fernandes jogou a central na pré-época e também saiu (FC Porto B). Os laterais podem ser alternativa em caso de necessidade, tal como os médios mais defensivos. Por outro lado, a escassez de centrais abre a porta à promoção de mais jovens da formação do clube e Amorim já provou que não tem medo de arriscar.

Porro, assim que Sporting e PSG anunciaram a mudança de Sarabia para Lisboa, publicou no Twitter uma mensagem onde se identificou como o “agente” que tornou o negócio possível, uma frase que procurou desvalorizar em seguida dizendo que tudo não passava de “uma brincadeira”. É certo que o ala não participou nas negociações, mas acabou por ter um papel decisivo quando falou com o seu compatriota e lhe transmitiu as melhores informações possíveis sobre o clube leonino. Horas depois, o internacional espanhol assinava pelos leões apesar de ter ofertas para regressar ao seu país.
O ingresso de novo camisola 17 está ligado à transferência de Nuno Mendes para o PSG. O atacante estava consciente que a chegada de Messi a Paris iria roubar-lhe espaço de manobra e, antes do Mundial, não queria correr o risco de ficar um ano praticamente parado. O jogador, de 29 anos, manifestou o interesse em sair à direção e, no início da semana, foi-lhe colocada a hipótese de rumar ao Sporting que já o tinha devidamente referenciado. Esta solução também agradava ao emblema francês que, com o seu empréstimo poderá contornar o problema do fair play financeiro da UEFA.
Com os dois clubes de acordo, o problema passava por convencer o próprio futebolista, e foi nesta fase que Porro entrou em ação.
A participação do Sporting na Liga dos Campeões foi um dos fatores que levou Sarabia a ponderar a mudança para Alvalade, mas ainda subsistiam algumas dúvidas em relação às condições de trabalho que iria encontrar na Academia. Para resolver estas dúvidas, o atacante acabou por encontrar em contacto com Porro com quem, curiosamente~, nunca chegou coincidir na seleção espanhola.
O lateral leonino não hesitou em ajudar o avançado, e não só lhe passou as melhores informações sobre as condições de trabalho que irá encontrar em Lisboa, como ainda lhe assegurou que iria integrar um grupo de trabalho forte e ambicioso. As indicações que passou sobre a equipa técnica também foram muito positivas e, mediante estas garantias, o atacante do PSG acabou por tomar a sua decisão. Em Espanha foi colocado na rota de Atlético Madrid, Sevilha e Real Sociedad mas, segundo o jornal Record apurou, só chegou mesmo a ser sondado pelos andaluzes e pelos bascos. Dissipadas as últimas reservas, o avançado deu o ‘sim’ ao Sporting, e as negociações acabaram por ficar fechadas já muito perto do horário de fecho da janela de transferências. Todo o processo foi complexo, mas acabou por terminar em sucesso fruto da vontade mutua das partes. O Sporting não quis perder a oportunidade de contar com um jogador de craveira mundial que, por seu lado, pretendia um ambiente saudável para mostrar o seu valor. 

1 comentário:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...