02 setembro 2021

FC Porto rejeitou propostas e segurou Vitinha no último dia; FC Porto e Sporting mantêm-se afastados. A explicação da troca de jogadores

A grande surpresa do fecho da janela de transferências estava guardada para a última atualização publicada pela Liga já de madrugada: Rodrigo Fernandes, que no próprio dia treinara em Alcochete às ordens de Rúben Amorim, surgia na lista de jogadores inscritos pelo... FC Porto. A explicação para o facto era, afinal, uma não menos inesperada troca de jogadores entre os dragões e o Sporting, já que em sentido inverso, e apesar de não constar dos registos na Liga, Marco Cruz rumava à Academia. Rodrigo, um médio de 20 anos, vai ser integrado na equipa B dos portistas, depois de ter chegado a estrear-se no Sporting (fez 4 jogos, com Silas); Marco, de 17 anos, um defesa/médio esquerdino, pode ser inscrito até 19 de setembro e vai terminar a formação de verde e branco, depois de ter feito todo o trajeto no FC Porto, tendo inclusive assinado um contrato com transição para profissional em junho de 2020.
Embora o negócio consista objetivamente de uma troca entre Sporting e FC Porto, na prática, escreve o Record, os clubes mantêm relações tensas e não chegaram a conversar diretamente, limitando-se a enviar a documentação necessária para concluir a operação, uma vez que foi o empresário Jorge Mendes a conduzir todo o processo e a colocar a possibilidade sobre a mesa. Tanto os leões como os dragões aceitaram as condições de Mendes, ainda que, naturalmente, também existisse interesse de parte a parte nos jogadores. Marco Cruz estava bem referenciado em Alvalade e a amizade com Gonçalo Esteves precipitou o desejo de rumar a Sul - o jornal O Jogo escreve mesmo que o jogador não quis renovar com os dragões; Rodrigo Fernandes foi um nome que agradou no Olival. 

FC Porto rejeitou propostas e segurou Vitinha no último dia. Depois de ter ganho estreia oficial na nova época na vitória recente sobre o Arouca, atuando na última meia hora e arrancando elogios de Sérgio Conceição por se encontrar em melhor condição que Sérgio Oliveira, Vitinha foi agarrado convictamente pelo FC Porto nas últimas horas de mercado, após terem surgido algumas propostas de Jorge Mendes, que tinha onde colocar o médio tanto na liga espanhola como francesa, realidades em que seduzia alguns emblemas. O jovem centro-campista, de 21 anos, segundo A Bola, foi mesmo o jogador que esteve mais próximo de sair e render alguma verba ao clube no último dia de mercado mas os responsáveis azuis e brancos declinaram todos os planos do super agente, numa fase em que a maioria das transferências se escreveu em moldes de empréstimos com opção de compra, cenário que já contemplou Vitinha na época transata, não avançando depois a concretização da operação pelo Wolverhampton. Desenlace que apanhou de surpresa o atleta, que apesar de não ter sido uma opção constante de Nuno Espírito Santo recebera indicações de que seria aposta forte para o futuro.
Os adeptos do FC Porto rejubilaram com o seu regresso e o clube olha para o internacional sub-21, com grandes desempenhos no último Europeu da categoria, como ativo que pode rentabilizar muito mais em razão às ofertas atuais. Sérgio Conceição também não abriu a porta à saída de Vitinha, depois de ter consentido a partida de Romário Baró para o Estoril, ficando a nação portista na expectativa de ver como o jovem médio, um puro criativo e um fabricador de oportunidades, irá responder numa luta intensa por um lugar no onze numa amplamente povoada linha média. A prestação com o Arouca foi animadora e possivelmente geradora de mais oportunidades no imediato, numa fase em que Sérgio Oliveira ainda segue distante da melhor forma e Grujic recupera de lesão. Vitinha também chegou a olhar para o mercado como solução adequada para ter mais certezas de utilização, tendo Jorge Mendes procurado responder a esse objetivo mas as condições apresentadas para a sua saída ficaram longe de impressionar o jogador e o FC Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...