19 agosto 2021

Sporting ganha força com processo ganho pelo Osasuna e vai a tribunal por João Mário; Adán recusa abordagens para sair de Alvalade; Negócio bem encaminhado no Dragão

FC Porto, Bayer Leverkusen e Wendell estão mais próximos de selar um acordo. Em linha com a urgência dos dragões em reforçar a lateral esquerda, as negociações avançaram e há razões para acreditar num desfecho positivo. O brasileiro de 28 anos continua a trabalhar às ordens do treinador Gerardo Seoane, mas sabe que a qualquer momento pode receber a indicação para fazer as malas e rumar à Invicta, onde lhe espera um contrato de duração razoável, provavelmente por quatro épocas.
Tal como se tem escrito, este é um processo no qual as três partes têm intenções convergentes. Os dragões procuram um lateral-esquerdo com capacidade para assumir a titularidade no imediato, os germânicos aceitam vender o passe do jogador, no último ano de contrato, por valores à volta dos quatro milhões de euros, e Wendell, tal como revelou anteontem ao jornal O Jogo, vê a mudança para Portugal com bons olhos, decidido a deixar a Alemanha. Para isso, terá, inevitavelmente, de baixar o salário, um dos pontos ainda em discussão, mas está disposto a isso face à possibilidade de jogar com regularidade numa equipa de Liga dos Campeões. Este último ponto joga muito a favor do FC Porto, por oposição a clubes estrangeiros atentos à situação – Fenerbahçe e Udinese eram apontado nesse sentido.
Por outro lado, o facto de este processo estar bem encaminhado não invalida outra necessidade já por várias vezes referida: é imperativo vender e fazer um encaixe relevante. Corona, Sérgio Oliveira e Mbemba, por exemplo, têm mercado e uma saída iria sempre acelerar o processo Wendell.

Adán recusa abordagens para sair de Alvalade. Adán foi e continua a ser protagonista no Sporting de Rúben Amorim: titular absoluto há um ano, o guarda-redes, com 34 primaveras completas em maio último, sente-se no... paraíso, contexto que conjuga o sucesso desportivo de leão ao peito com a vida pessoal, estabilizada e com novidades desde abril, após o nascimento do filho – também Antonio, como o protagonista desta peça. Por tudo isto, mas também pelo futuro a curto prazo, que lhe vai permitir jogar a Champions, apurou o jornal Record que recentemente o futebolista recusou algumas abordagens para regressar a Espanha, onde passou praticamente toda a carreira e de onde decidiu sair para abraçar o projeto verde e branco, isto depois de terminar o contrato que o ligava ao Atlético de Madrid. Foram várias as equipas do principal escalão do futebol do país vizinho a contactarem, durante este defeso, os representantes de Adán para perceber em que condições poderia o veterano mudar de ares; a resposta foi dada quase de forma automática, uma vez que o próprio guardião já tinha comunicado aos seus agentes não estar disponível para ouvir ofertas, precisamente por estar preenchido no Sporting.
O contexto é tão favorável que vai, durante 2021/22, proporcionar a assinatura de um novo contrato entre o jogador e o Sporting, uma vez que o vigente acaba em junho próximo. Ainda assim, a SAD garantiu, no início da última temporada, a opção de prolongar a ligação por mais um ano, até 2023, processo que será uma realidade, mas que não está, para já, com data marcada. Dando prioridade a outros processos, a cúpula para o futebol dos leões sentar-se-á à mesa com Adán quando for o momento oportuno, sabendo que ambas as partes partilham os mesmos sentimentos. Renovando até 2023, Adán será leão pelo menos até aos 36 anos, idade em que muitos já começam a pensar no fim da carreira – até ver, não é o caso.

O Sporting está a ultimar um recurso por João Mário para a FIFA e para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), onde vai exigir uma indemnização de 30 milhões de euros ao Inter Milão. A decisão de avançar com o processo estava tomada desde a polémica transferência do médio para o Benfica. O clube italiano recusou uma proposta dos leões que totalizava 5 milhões de euros (3 M€ fixos mais 2 M€ por objetivos) e acabou por viabilizar a saída de João Mário para os encarnados a custo zero, ao concordar com a rescisão de contrato. O Sporting desconfia que o referido modelo de negócio tenha sido uma forma de contornar o direito de preferência que mantinha sobre o internacional português e agora prepara-se para ir até às últimas consequências.
Uma decisão recente da FIFA relativa a uma cláusula antirrival está a ser encarada como importante aliado nesta provável guerra jurídica. O organismo que superintende o futebol mundial deu razão ao Osasuna num litígio com o Torino, que se seguiu à transferência de Álex Berenguer para o Athletic Bilbao, há um ano. A FIFA condenou os italiano a pagarem 1,5 milhões de euros mais juros no prazo de 45 dias. O Osasuna vendera Benrenguer ao Torino em 2017 por 5,5 milhões de euros e incluíra no acordo uma cláusula que previa a indemnização referida se o jogador fosse transferido para o Athletic. Como o Torino não pagou o valor, o Osasuna recorreu à FIFA e venceu o diferendo. O conjunto ‘granata’ poderá recorrer para o TAS. O Sporting vai avançar nas duas frentes contra o Inter e acredita que este caso é um precedente a favor.

3 comentários:

  1. Aquela galinha cartilheira que hoje é o saco de boxe do papagaio fanfarrão e todos os jornalixos pagos pela Galinha Janela devem estar com um grande melão com esta decisão da FIFA e do TAS. Afinal são válidas as clausulas anti-rivais. Agora vamos para a frente e desmarcar os espertos que fizeram aquela trafulhice como sempre no caso JM.
    Essas aves têm essas mesmas clausulas em vários ex-jogadores e começar no Zivkovic.

    Cambada de batoteiros e aldrabões

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carrega Alcalotes! Lololol.. Viscondes sempre patéticos!

      Eliminar
    2. Os patéticos ou melhor os chico-espertos mais cedo ou mais tarde vão parar à Carregueira!!!

      Já lá andou um tal de Vale e Azevedo, conheces? E a pré-epoca está a começar para um orelhudo ladrão de camiões, conheces? GALINHA OTÁRIA

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...