30 julho 2021

"Uma proposta de FC Porto, Benfica ou Sporting faz sempre mexer a cabeça"; Benfica rejeita duas propostas; São 12 os crimes imputados a Vieira. Soares de Oliveira mantêm-se arguido

Luís Filipe Vieira, que ainda se mantém em prisão domiciliária após a rejeição por parte do juiz Carlos Alexandre da caução que apresentou, está indiciado por um total de doze crimes. Trata-se, para já, de crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento de capitais, mas em algumas destas suspeitas há mais que um crime imputado ao ex-presidente do Benfica. Pelo menos três deles são de fraude fiscal e outros três de branqueamento de capitais, pelos negócios relativos aos três jogadores que foram negociados por Bruno Macedo.
Além do processo judicial, Vieira vê-se agora a braços com outro problema. O Conselho de Administração e o Conselho Fiscal da SAD do Benfica deram conta à CMVM que vão abrir brevemente um processo de averiguação interna, destinado a “analisar com todo o rigor as condutas” de Luís Filipe Vieira, no âmbito do processo ‘Cartão Vermelho’.
No comunicado enviado à polícia do mercado, em forma de adenda perante as questões levantadas após a detenção de Vieira, o Benfica explicou ainda que vai “analisar as condutas relevantes para aferir a existência de conflitos entre os interesses privados ou obrigações de Luís Filipe Ferreira Vieira e as suas obrigações para com a Benfica SAD enquanto membro do Conselho de Administração”.
O Benfica explica depois que devido “ao segredo de justiça aplicado ao processo (...) não pode, com base nos mesmos, formular juízos a este respeito”. Diz que só sabe o que veio na imprensa e no comunicado emitido na altura pela PGR, esquecendo-se de referir que foi notificado do mandado de busca, enquanto entidade visada, sendo nesse documento descritas todas as suspeitas e as eventuais lesões ao clube por parte do ex-dirigente.
O Benfica deu também a conhecer à CMVM que outro administrador se mantém arguido. Trata-se de Domingos Soares de Oliveira que ganhou aquela qualidade jurídica a 14 de julho de 2020, pela alegada prática de um crime de fraude fiscal qualificada. Está em causa uma investigação a um alegado saco azul, com a contratação de serviços fictícios e uma empresa que nem existia, de forma a fazer sair legalmente dinheiro dos cofres do clube.

O Nice e o Eintracht Frankfurt já apresentaram propostas junto do clube da Luz com o intuito de garantir Carlos Vinícius, mas ambas foram recusadas. Tanto o emblema francês como o alemão tentaram persuadir as águias a libertar o avançado num empréstimo com opção de compra, mas as águias pretendem garantir já um encaixe financeiro. E, nesse sentido, só aceitam a cedência com opção de compra obrigatória ou a saída em definitivo. Algo que ainda poderá vir a acontecer, pois tanto o Nice como o Eintracht ainda acreditam num acordo.
Os encarnados pretendem realizar dinheiro com o avançado brasileiro, de 26 anos, que na última época esteve cedido ao Tottenham com uma opção de compra de 40 milhões de euros, que os ingleses não quiseram acionar. Razão, pela qual, Vinícius voltou agora à Luz.
No Brasil, o jogador que tem contrato com o Benfica até 2024 e está blindado por uma cláusula de 100 milhões de euros foi apontado ao São Paulo. A possibilidade não é tida em consideração por Vinícius, já que o objetivo de carreira sempre foi, primeiramente, brilhar nos principais campeonatos europeus, sonho que saiu reforçado depois da estreia na Premier League.

"Uma proposta de FC Porto, Benfica ou Sporting faz sempre mexer a cabeça". O Sporting de Braga "já merece" conquistar pela primeira vez a Supertaça Cândido de Oliveira, após ter deslizado nas edições de 1982, 1998 e 2016 frente aos três 'grandes', vincou à agência Lusa o futebolista Pedro Santos.
"O Braga tem todas as condições para continuar a lutar por esses títulos no futuro. Vem agora mais uma oportunidade e acredito que possa ganhar. É sempre importante conquistar títulos, ainda mais quando são títulos relevantes no país, como é o caso da Supertaça", observou o avançado do campeão norte-americano Columbus Crew, que foi titular pelos 'arsenalistas' no embate perdido há cinco anos diante do Benfica (0-3).
Sporting, vencedor da edição 2020/21 da I Liga, e Sporting de Braga, atual detentor da Taça de Portugal, defrontam-se no sábado, às 20:45, no Estádio Municipal de Aveiro, abrindo a temporada 2021/22 com a 43.ª edição da Supertaça Cândido de Oliveira.
"A expectativa é de que certamente vai ser um bom jogo. São duas grandes equipas e mostraram isso na época passada. Não houve grandes alterações nos dois clubes nem acho que um seja mais favorito do que o outro. É o primeiro jogo oficial da temporada e acredito que a equipa que vier mais bem preparada da pré-época seja a mais forte candidata a vencer. Isso só vamos saber quando a bola começar a rolar", analisou.
Acautelando que os "jogos grandes normalmente são decididos por detalhes", Pedro Santos admite que o embate entre lisboetas e minhotos "não vá ser exceção", até pelas poucas mexidas notadas no defeso entre dois conjuntos que se "conhecem muito bem".
"Quando o trabalho bem feito da última temporada pode seguir para a época seguinte, acho que é o melhor que pode acontecer a um clube. Os jogadores já conhecem aquilo que treinador quer, o treinador também sabe que os jogadores podem fazer um bom trabalho e os atletas conhecem-se melhor entre si. Podem fazer a transição para esta temporada da mesma maneira com que terminaram a época passada", reconheceu.
O Sporting de Braga negociou o regresso do ala direito Ricardo Esgaio ao Sporting, colmatando essa 'baixa' com a aposta no irmão Tiago Esgaio, mas conseguiu recrutar o defesa central internacional português Paulo Oliveira e o avançado espanhol Mario González, quarto 'artilheiro' da edição 2020/21 da I Liga, com 15 golos pelo Tondela.
"Uma proposta de FC Porto, Benfica ou Sporting faz sempre mexer a cabeça do atleta e isso não é fácil de gerir para um clube como o Braga, que tem tido a necessidade de vender, mas reforça-se muito bem e vai buscar jogadores de qualidade. É por isso que nos últimos anos tem feito grandes campeonatos e conquistado títulos. Acredito que, se conseguir manter os melhores nomes, possa formar um plantel ainda forte", apontou.
Pedro Santos, de 33 anos, antecipa uma "nova grande temporada" do conjunto de Carlos Carvalhal, capaz de usufruir de um plantel "recheado de qualidade individual e coletiva" para "fazer muita rotação" nas partidas e até manter a invencibilidade durante o defeso.
"Apesar de serem jogos que não valem pontos, trazem confiança. Se as equipas fizerem uma boa pré-temporada, jogarem bem e conseguirem vitórias, demonstrando o seu trabalho contra adversários fortes, claro que irão estar mais bem preparadas e motivadas do que se tiverem uma má pré-época. Os primeiros encontros oficiais são sempre muito importantes e quem ganhar a Supertaça começará a I Liga mais motivado", sustentou.
Entre 2014 e 2017, o ex-dianteiro de Rio Ave, Vitória de Setúbal, Leixões e Casa Pia celebrou a segunda de três Taças de Portugal do palmarés do Sporting de Braga, em 2015/16, e perdeu as finais da prova 'rainha' (2014/15) e da Taça da Liga (2016/17).
"Não está a faltar assim grandes coisas. Como é óbvio, FC Porto, Benfica e Sporting são equipas muito fortes, têm títulos e muita experiência. É difícil, mas o Braga está a aproximar-se cada vez mais e tem conseguido vencer mais vezes frente aos 'grandes'. Penso que, com mais estabilidade e se não facilitar nem perder pontos nos momentos importantes da época, consiga chegar à parte final a lutar por algo mais", afiançou.
Os minhotos são o clube com mais participações na Supertaça Cândido de Oliveira sem qualquer título, já que perderam com Sporting (2-1 e 1-6 nas duas mãos, em 1982), FC Porto (0-1 e 1-1 no agregado, em 1998) e Benfica (0-3 em encontro único, em 2016).
"Mexe sempre, porque é um troféu que está em disputa e não um jogo normal, em que dá para recuperar os três pontos mais tarde. Todos querem ganhar e perder é frustrante. Assim que o árbitro apita, não há mais nada que se possa fazer, mas os atletas sabem que têm um campeonato longo pela frente e mais taças para ganhar. É uma grande desilusão, mas há que levantar a cabeça e pensar no futuro", finalizou Pedro Santos.

2 comentários:

  1. Então os LAMPIURSOS não comentam nada sobre a acusação de 12 crimes ao Orelhas?!

    E eles que antes estavam sempre muito rápidos a comentar sobre o que se passava nos outros clubes!!!!


    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    Aguentam LAMPIURSOS, porque o melhor (pior...) ainda está para vir!

    ResponderEliminar
  2. Então não é que o presidente substituto, tem a lata de afirmar que vão proceder a uma averiguação interna e que a sua maior preocupação é devolver transparência e fazer com que o clube não seja falado e referenciado por aspectos negativos!!!!! Então porquê??? No passado recente reconhece que havia deficite disso tudo??? Então o homem não anda por lá há 13 anos??? E nunca se apercebeu ou suspeitou de nada??? Não há pachorra!! É mesmo à sport lisboa e batota. Estão todos bem uns para os outros.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...