Filipe Soares tem tudo alinhavado para ser reforço do FC Porto e voltar à esfera de um grande, depois de uma prolongada formação feita no Benfica. O médio do Moreirense, de 22 anos, prepara-se para ser premiado por duas grandes épocas ao serviço dos cónegos, onde fez um total de 67 jogos e marcou seis golos, cotando-se como indiscutível em duas campanhas profundamente meritórias dos minhotos.
Do passado no Benfica para o reino azul-e-branco, Filipe Soares está futebolisticamente consolidado para se afirmar num patamar de eleição, depois das dúvidas encarnadas que o levaram a testar-se no Estoril e no Moreirense, marcando pontos no seu crescimento nos últimos três anos. Quem não esquece o potencial de Filipe Soares é Renato Paiva, o atual técnico do Independiente del Valle, do Equador, que dirigiu o criativo dos cónegos durante duas temporadas nos juvenis do Benfica. Com 17 anos, em 2015/16, o médio transcende-se até na veia goleadora. Marca 21 golos.
«Ele revela-se uma das peças fundamentais do campeonato que ganhámos, faz um número de golos muito significativo. Andei sempre nessa luta com ele, dizia-lhe que para chegar ao topo tinha de fazer golos. O resto ele tinha, uma disponibilidade brutal para o jogo, defendia muito bem, tinha um raio de ação larguíssimo, era o puro box-to-box. Subitamente faz esse número incrível de golos», elogia o conceituado técnico da formação encarnada, bem documentado sobre o jovem que dirigiu, apontado aos dragões por 7,5 milhões.
«Não me surpreende o que tem feito. No Estoril já tinha feito uma época interessante, percebia-se que a Liga 2 era muito curta para ele. Deixou de jogar na equipa B, diria surpreendentemente. Sempre me procurou e me pediu conselhos. Só lhe sugeri paciência e tudo o resto seria continuar a fazer o que fazia», revela Renato Paiva, perentório sobre os horizontes que se colocam ao internacional sub-21 por Portugal.
«Tem escola de equipa grande, questões de pressão, de jogar sempre para ganhar, de assumir o jogo e ser protagonista nunca vão existir. Ter essa formação tem influência, marca-lhe o ADN. Tem resiliência e muitas capacidades acopladas na qualidade do trabalho. Não querendo fazer futurologia, analisando o FC Porto, a sua tremenda dimensão, o facto de ser um clube ganhador com uma pressão incrível, e olhando à pessoa e às características do jogador é um casamento que tem tudo para dar certo. O Filipe tem tudo para se adaptar a um clube com condições muito específicas. Será um grande desafio para ele e se for o Sérgio o treinador é alguém que já provou que consegue desenvolver o jogador dentro do coletivo. Faz dos jogadores melhores do que são», garante.
O médio que espera a aprovação de Sérgio Conceição para o FC Porto avançar. Bruno Praxedes, médio de 19 anos do Internacional de Porto Alegre, agrada à estrutura do futebol portista, está inclusivamente referenciado, por lhe ser reconhecida uma grande margem de progressão, mas ainda não há qualquer contacto concreto para a sua contratação. Ainda de acordo com o que o jornal Record apurou, um eventual avanço pelo jogador terá, primeiro, que passar pela aprovação de Sérgio Conceição.
No mesmo clube brasileiro está o médio mais ofensivo, embora igualmente de 19 anos, João Peglow, mas esse está a ser negociado tendo em vista a integração, numa primeira fase, na equipa B, assim o Inter aceite cedê-lo por uma temporada, com opção de compra de cinco milhões de euros. Voltando a Praxedes, segundo os relatos oriundos do Brasil, o Internacional pretende encaixar oito milhões de euros com a sua venda. De acordo com as informações que o jornal recolheu, Praxedes soube do interesse do FC Porto pelas informações que têm surgido na imprensa. De qualquer forma, tem o sonho de jogar no futebol europeu e, claro, participar na Liga dos Campeões. No plantel do Internacional o FC Porto é amiúde tema de conversa, pois joga lá, por empréstimo dos dragões, o lateral argentino Renzo Saravia. Praxedes é ainda amigo de Evanilson.
"Creio que vamos chegar a um acordo com o Benfica, mas há que continuar a negociar". O interesse do Celta de Vigo não é uma novidade, mas este mercado o rumor voltou a ganhar forma, e o extremo do Benfica pode mesmo estar a caminho do emblema galego.
O presidente do Celta de Vigo, Carlos Mouriño, voltou a falar do tema, e garantiu que Cervi está a fazer de tudo para rumar ao clube do campeonato espanhol.
"Temos uma coisa muito boa, que é a decisão do jogador em vir para aqui. O Cervi tem uma confiança cega no Chaco [Eduardo Coudet] e quer jogar no Celta. Esse é um apoio muito grande", afirmou Mouriño, em declarações ao podcast 'Ao Contraataque', de uma rádio espanhola.
"Foi requisitado pelo seu treinador por causa das baixas do Covid-19. Parece-me justo e lógico. O que já não é lógico é o jogador ter antes um valor e agora ter outro. Respeitamos o que foi acordado", prosseguiu o dirigente.
"Creio que vamos chegar a um acordo, mas há que continuar a negociar", explicou ainda Mouriño, que destacou a polivalência do extremo encarnado, que pode jogar nas três posições do ataque e "uma quarta, como lateral-esquerdo."
Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...