03 junho 2021

Braga estica a corda por Esgaio; João Mário quase fechado mas...ganha dois novos pretendentes; João Moutinho pode estar de regresso ao FC Porto; Pedrinho sai em rotura com Jesus. Shakhtar não chega aos 18M€ pedidos pelo Benfica. "JJ quis agradar aos adeptos do Flamengo, que odeiam o Pedrinho”

A transferência de Pedrinho para o Shakhtar Donetsk está presa por dois milhões de euros. O empresário do atacante, Will Dantas, dá a mudança como “praticamente fechada”, mas a verdade é que os dois clubes continuam neste momento a discutir, procurando fechar um acordo quanto ao valor do negócio. Se o Shakhtar Donetsk, representado em Lisboa por José Boto, chefe dos olheiros e antigo quadro da Luz, oferece 16 milhões de euros, o Benfica, pela voz do presidente, Luís Filipe Vieira, pretende 18 milhões.
Com a primeira parcela de Pedrinho, contratado ao Corinthians, a pagamento para breve, o líder das águias aponta precisamente para o valor total do acordado com o Timão, desejando evitar qualquer prejuízo com o atacante em termos de transferência – ficando o gasto cingido aos ordenados. Contudo, o Shakhtar entende que o Benfica usufruiu do atleta em 2020/21 e, como tal, deve pagar por isso e assumir a primeira tranche. Como esta é cifrada em 3,4 M€, face aos 16 oferecidos pelo vice-campeão ucraniano, o Benfica terá um custo de dois milhões.
A torcer pelo entendimento está Pedrinho, convencido pela proposta e pelo projeto do Shakhtar Donetsk, e de saída em rotura com Jorge Jesus, depois de uma época em que pouco jogou (fez 1019 minutos), e na qual sentiu pouca confiança. Garantindo que “Pedrinho vai dar certo no futuro” e que aposta “a vida” nesse cenário, Will Dantas lembra que “por vezes há empecilhos pelo meio” e recusa que o camisola 38 tenha culpa no processo. “Sempre foi dedicado e profissional”, frisa ao jornal O Jogo, assegurando que este “vai mostrar o que sempre foi no Corinthians e na seleção se tiver, para onde for, um treinador que lhe dê confiança”, esclarecendo que Roberto de Zerbi, técnico italiano que sucedeu a Luís Castro, “gosta muito do Pedrinho”, algo “muito importante” no aval dado pelo atleta ao Shakhtar Donetsk.
“À espera do acordo entre os clubes” para que o jogador assine um contrato de cinco épocas, e acreditando que tal pode “acontecer até ao fim da semana”, Will Dantas prefere poupar-se nas explicações sobre a falta de afirmação do atacante – “Não adianta falar de cabeça quente, mas no fim vai-se descobrir o que aconteceu”, diz –, mas não esquece as palavras de Jorge Jesus sobre Pedrinho, ainda enquanto técnico do Flamengo, quando este, em março de 2020, disse haver “melhores” jogadores do que Pedrinho a atuar no Brasil, nomeando, por exemplo, Everton, que viria a trocar o Grémio pelo Benfica. Questionado se Pedrinho ficou marcado por essa declaração, Will Dantas atirou: “Já começou errado por aí. Um treinador não pode ter esse tipo de comentário, fez isso para agradar aos adeptos do Flamengo, que odeiam o Pedrinho.”
Ressalvando que “Pedrinho ainda é jogador do Benfica”, mas confiante na mudança, o agente, revelando que “há mais dois clubes a correr por fora”, frisa que o atleta “sai triste” da Luz. “O que ele mais queria era mostrar-se aos adeptos. Sai dececionado por não ter mostrado o que sabe.”

Braga estica a corda por Esgaio. António Salvador, presidente do Braga, está a esticar a corda ao máximo no sentido de assegurar os desejados dez milhões de euros pela transferência de Ricardo Esgaio para o Sporting. Segundo O Jogo, as duas partes prosseguem com as negociações, procuram diferentes formas de viabilizar o negócio, sobretudo do lado leonino, mas o líder bracarense mostra-se, até ver, intransigente na pretensão de querer apenas dinheiro, recusando o envolvimento de qualquer atleta, ao contrário do que aconteceu em janeiro quando Paulinho transferiu-se para Alvalade – então Sporar foi cedido por empréstimo até ao final da época, enquanto Borja transferiu-se a título definitivo.
O Sporting, que fez de Esgaio uma prioridade e tem à espera do lateral-direito um contrato válido por cinco temporadas com um salário na ordem dos 500 mil euros livres de impostos por temporada – o dobro do que aufere em Braga –, tem procurado a colocação de atletas no acordo, juntando-os a uma oferta, no máximo, na ordem dos seis milhões de euros. Os leões ainda contam com os 20% da futura transferência que reservaram quando enviaram o atleta de 27 anos para Braga no âmbito do negócio Rodrigo Battaglia, mas em Braga os valores não baixam, mesmo que se saiba entre os arsenalistas da vontade de Ricardo Esgaio. O jogador quer regressar ao clube que o formou, jogar na Liga dos Campeões, sabendo ele que, pese a presença de Pedro Porro no plantel, o técnico leonino não o coloca numa posição de inferioridade em relação ao internacional espanhol. O Braga admite que o ciclo de Ricardo Esgaio poderá ter chegado ao fim, mas não pretende facilitar nas verbas envolvidas. Ainda assim, os leões jogam da mesma forma como fizeram com Paulinho, utilizando a paciência e a pressão do jogador, e acreditam que as exigências vão baixar, que a questão é de... tempo.

João Mário quase fechado mas...ganha dois novos pretendentes. O Sporting está mais perto de garantir a contratação de João Mário a título definitivo. Segundo o Record apurou, o acordo entre os leões e o Inter Milão está iminente e já não constitui, nesta altura, um problema capaz de fazer cair o negócio.
O campeão italiano pretende uma verba a rondar os 8 milhões de euros para libertar o médio, que tem mais uma época de contrato, e aceita receber o valor em quatro prestações, o que dilui o esforço financeiro dos leões. O Sporting, de resto, já terá colocado em cima da mesa uma verba entre os 6 e os 7 milhões de euros, pelo que o entendimento entre os clubes está quase fechado. O facto de o agente de João Mário, Federico Pastorello , ser um elemento influente junto da administração do Inter tem contribuído para ultrapassar mais rapidamente as diferenças e acelerar o processo, visto ser essa a vontade inequívoca do médio.
De resto, o desfecho poderá ser conhecido já na próxima semana, quando João Mário regressar a Lisboa após um período de férias. O experiente jogador, de 28 anos, após ter ajudado os leões a reconquistar o título nacional, quer prosseguir a carreira em Portugal e resolver rapidamente o seu futuro, até pelo potencial impacto da decisão na estabilidade da vida familiar, na medida em que acaba de ser pai. O internacional português acredita que não será difícil chegar a um acordo relativamente ao seu salário.
Apesar de ter um ordenado acima do patamar praticado pelo Sporting (2,7 milhões de euros líquidos por época), João Mário dispõe de um benefício fiscal de 50% ao abrigo do ‘Programa Regressar’ ao longo dos próximos 4 anos, o que será um trunfo para encurtar distâncias. A SAD leonina também está disposta a fazer um esforço. A luz verde será, pois, questão de tempo. Pouco tempo agora.
Na verdade, embora o clube de Alvalade mantenha prioridade total nas negociações, o empresário do médio já recebeu diversas abordagens e até propostas concretas, também elas interessantes do ponto de vista desportivo e financeiro. Segundo o Record apurou, o Spartak Moscovo, de Rui Vitória, é um dos clubes que está posicionado para uma segunda oportunidade, se João Mário não ficar no Sporting. Na Turquia, o Besiktas também já marcou posição numa eventual corrida. Há, de resto, sondagens de clubes árabes e um pretendente forte em França.

João Moutinho pode estar de regresso. O FC Porto está em negociações com o internacional português João Moutinho para um possível regresso ao clube. A SICN avançou que a decisão está nas mãos de Sérgio Conceição, técnico dos “dragões”.
João Moutinho está há três épocas no Wolverhampton, clube com o qual termina o contrato em junho de 2022. O médio português tem, atualmente, um valor de mercado avaliado em 4 milhões de euros.
Sobre o tema o jornal A Bola diz que essa possibilidade, para já, não é garantida. João Moutinho aufere um vencimento muito alto em Inglaterra e teria de baixar muito a fasquia.
Moutinho foi um dos convocados de Fernando Santos para o Euro 2020, participando assim na sua 7.ª fase final de uma grande competição pela Seleção Nacional.

1 comentário:

  1. Pedrinho por 8 milhões...e já era caro!!!! Nem 5 vale! Jogadores como Pedrinho há por aí aos pontapés!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...